smsnick::APonce911::No meu grupo, assim q vi o anuncio do Clash printei e mandei no whatsapp 'Ninguém compra até jogarmos o jogo A e o B', sendo A e B outros dois jogos 4X que tínhamos no grupo, mas que nunca conseguimos jogar. Espero que pelo menos meu grupo ali reflita.
O que acontece é que pra muitas pessoas o hobby não é jogar, e sim colecionar. Então a galera vai pagando esses preços que são altíssimos mas sim tem diversas justificativas/causas (imposto, cambio, juros, choque de oferta, crise logística, aumento na demanda, inflação de fora, etc.). Difícil achar um vilão na história, pois vivemos uma tempestade perfeita.
Vende os outros e compra esse, simples assim! E no meu caso q meu grupo só joga.. mas infelizmente ninguém ajuda a comprar. Então, ou aceito essa situação ou jogo sozinho.. preferi a primeira opção e optei em nem fazer juízo de valor. O importante é a diversão.
Caro Smsnick
Eu me solidarizo com você, porque essa é exatamente a minha situação. Atualmente, as pessoas do meu círculo social acham board game uma coisa muito legal, mas não o suficiente para que elas gastem o dinheiro delas. Além disso, meu pessoal e eu temos uma série de outros gostos em comum, então board game é só mais um. Se eu, que sou o maior entusiasta resolver comprar o jogo sozinho, tudo bem, mas se eu deixar de comprar porque as pessoas não querem dividir o preço, para elas tudo bem também. Não estou entre os grandes colecionadores (mais de 100 jogos e menos de 1.000), então se dependesse do meu pessoal, não precisaria comprar nenhum outro board game novo, por melhor que ele fosse, porque os que eu já possuo estão mais do que suficientes.
Dessa forma, não dá nem para dizer que eu consegui trazer novas pessoas para o hobby, porque elas não são compradoras, mas sim jogadoras dos jogos dos amigos, e se depender delas o hobby nunca vai crescer, infelizmente
Um forte abraço e boas jogatinas
Iuri Buscácio
P.S. Estou hasteando a bandeira branca aqui, à lá "Natal de 1914", e para você não pensar que é alguma provocação, porque definitivamente não é esse o meu intento, eu quero deixar bem claro, sem nenhum sarcasmos ou ironia, que eu procurei ser o mais conciso possível, em respeito a você, porque sei que você não gosta de textos grandes.