moraesevo::Concordo com as cartas de artefatos ajudam muito, mas a trilha é curta e nem sempre vem o que tu quer (por exemplo, se eu quisesse rotacionar mais o deck em uma rodada, dependeria das cartas que fazem puxar mais cartas).
Não somente, existem outras formas de puxar mais cartas, como bônus do templo e nos slots dos ídolos. Mas concordo q não gira como num deck building "normal", e pra mim isso é ok, até gosto dessa imprevisibilidade das cartas q aparecem para comprar. Acho q a grande questão é q vc tinha a expectativa de um deck building mais "padrãozinho". É uma questão de gosto. Adoro Dominion, amo Clank (os únicos DB "comuns" q joguei), mas fiquei fascinado por esse deck building do Arnak.
moraesevo::Sobre os caminhos, nem tem como focar somente nos guardiões e vencer porque você só tem 2 trabalhadores e 5 rodadas. Você não consegue usar ambos os trabalhadores sempre para caçar guardião e ainda depende muito de cartas que te fazem ativar novos guardiões. Já a trilha de pesquisa te dá muito ponto. Chegar no topo dela é brigar pela vitória. Tanto que já vi pessoas ignorando os monstros e ganhando cartas de medo, mas ainda vencendo porque subiram tudo na trilha de pesquisa.
Não sei se é bem assim. Supondo q vc vá sempre com um dos seus trabalhadores pra matar um guardião, em cada uma das 5 rodadas. 5x5 = 25 pontos só de guardiões oq é mais do q os 23 pontos por chegar no final da trilha com a lupa.
Isso sem contar os ídolos q vc ganha (5x3=15) os recursos q vc ganha dos ídolos, o bônus extra de cada guardião e os 4 slots q vc pode vir a cobrir.
E considerando tb apenas 1 trabalhador por rodada, em alguma talvez dê pra tentar 2 guardiões, ou então ir nos espaços mais altos, q dão 2 ídolos e bônus melhores.
De fato estou só teorizando, sempre investi mais na trilha, mas não por me parecer tão mais vantajosa, e sim por me agradar mais, por achá-la mais divertida, mas ainda quero fazer essa estratégia de investir em guardião toda rodada. Tenho sim bastante confiança q ela pode ser tão eficiente quanto.
moraesevo::Enfim... Tô criticando, mas não acho um jogo ruim. Só acho que tem jogo melhor e jogo de deck building melhor nesse ano.
Como falei antes, Viscondes do Reino Ocidental é uma aula de design, para mim. O jogo te dá opção de jogar com um deck enxuto ou cheio, te abre vários caminhos estratégicos e até mistura-los. Esse sim, para mim, é um dos melhores do ano e o melhor deck building que já joguei.
Esse ainda não joguei, dessa série conheço apenas o Paladinos, mas oq vc falou me deixou interessado, vou até dar uma pesquisada.