moraesevo::Achei bem legal o jogo, mas algumas coisas me incomodaram um pouco. O fato do deck building ser bem mais restrito e não ter rotação das cartas durante uma rodada e a quebra de expectativa ao perceber que não dá para focar em uma coisa e ser obrigatório ter que fazer de tudo um pouco (além de não poder negligenciar a trilha de pesquisa) me fizeram gostar menos do jogo.
Achei q comprar cartas e já poder usar seu benefício imediatamente (no caso das cartas azuis de artefato) dá um frescor muito bom ao jogo, fica aquela sensação "feels good" de ganhar o bônus agora, qdo vc já tava de olho nele, e não só muuuuuuuito tempo depois, numa futura rotação, como acontece no deck building comum, qdo vc já nem lembrava de ter comprado aquilo. E as cartas de item tb, apesar de não usar no momento da compra, ela entra no seu baralho quase q com uma "garantia" q será usada na rodada seguinte, o que me deu uma sensação de estratégia bem interessante.
Então, achei q a forma como o deck building dele funciona de forma geral foi uma grande e muito bem vinda evolução em uma mecânica q, apesar de recente, já andava meio saturada. Assim como o Mombasa, q conseguiu transformar o deck building num "descarte building" muito louco, absurdamente estratégico e genial, achei q Arnak tb inovou muito na mecânica, deixando-a mais divertida.
Em relação à "falta de rotação", achei q existem várias cartas disponíveis (e outros bônus no jogo) q "burlam" isso, permitindo q vc compre mais cartas do seu deck, basta focar mais nelas q seu baralho gira bem mais facilmente. Acho q o grande lance do jogo é não pensá-lo apenas como um deck building, e sim como um jogo de gerenciamento de recursos com uma "pitada" muito forte de deck building, mas não no sentido tradicional q estamos acostumados à vê-lo, oq pra mim foi muito bem sacado.
Com relação à "ter q fazer de tudo um pouco", não vejo o jogo com múltiplos caminhos para a vitória, basicamente vejo apenas 2 estratégias principais, q dão a maioria dos pontos do jogo: pegar ídolos matando guardiões ou subir na trilha de pesquisa. Não há muito além disso, e pode até ser visto como uma falha de design para alguns, mas pra mim o "core" do jogo é saber combinar essas 2 estratégias da melhor forma, otimizando seu deck, recursos e demais bônus para conseguir o melhor das duas.
Mas já vi estratégias vitoriosas tanto focando mais na trilha quanto nos ídolos/guardiões, bem como mixes dos dois.
g2fromez::Achei o jogo bem b****! Mais um daqueles da nova coleção "compre um joguei cheio de componentes bonitinhos e raso no divertimento". Algo que muito me incomoda nos jogos atuais é que há uma relação inversamente proporcional entre qualidade do componentes x diversão. Arnak está entre os jogos que vc vai jogar uma, duas, no máximo 3 partidas e depois botar pra vender (ainda bem que só precisei de uma partida e o jogo nem era meu!! UFA!!). Mesmo que esse jogo vire um mico, não vale sequer 100 reais! Quem gosta da mecânica de deck building tem INÚMERAS OPÇÕES MUITO MELHORES do que essa coisa aí. Óbvio que tem gente que levanta o hype do jogo e com isso ganhar uma graninha (nada contra), mas que o jogo é um MICO, ah, isso é...
Enfim, com o dinheiro que se gasta nessa tranqueira, é melhor pesquisar no mercado de usados e adquirir um JOGO DE VERDADE.
Bem... Falou, falou, falou, mas o único "argumento" mais ou menos q consegui ler aí foi "é um jogo de componentes bonitos mas raso no divertimento". Oq pra mim não é um argumento válido, afinal um não exclui o outro, qualquer jogo pode ser divertido com componentes bonitos e vice-versa.
Tb vi uma pequena, minúscula, menção à falta de rejogabilidade (oq é uma preocupação até genuína, tb me preocupou nas primeiras partidas) mas foi algo q ficou bem escondido no meio de tanto "hate" descabido.
Mas tirando isso, não consegui ler mais nada minimamente argumentativo. Por que o jogo não é divertido? Por que outras opções são melhores? Por que o jogo não vale 100 reais? Veja bem, posso não concordar, por exemplo, com o usuário @
moraesevo, com quem acabei de contra-argumentar acima, mas ele ao menos deu argumentos válidos e pautados.
Gostaria genuinamente de ler argumentos com algum sentido, mas não, como foi dito pelo @
EdsonRenan, fica parecendo apenas um hater pelo hater e nada mais...