Confesso que levei um bom tempo para chegar nesse post, pois queria ter algumas partidas de Dominant Species: Marine (DSM) completas antes de começar a dar opnião sobre o jogo.
É claro que não tenho como escapar da comparação com o jogo original Dominant Species (DS). Sendo verdadeiramente honesto, provavelmente conhecer o jogo original é quase um pré-requisito, pois muito do que vou apresentar aqui é num contexto de um jogador experiente de DS.
Sem Mais enrolação:
DSM X DS - Qual versão vai dominar?
A primeira grande diferença é na estetica do jogo. Especialmente para alguém que, como eu, tem a primeira ediçao do jogo. O DSM e bem colorido, e com tons para o azul, enquanto o DSM original tem uns tons terra, ou nas edições mnais recentes um tom de gelo.
Do ponto de vista de layout, o jogo realmente não mudo muito. Voce têm um grid hexadecimal onde o mundo vai sendo criado. Além disso tem uma área com as ações onde voce coloca seus peôes. As cartas de evento também continuam no mapa, apesar de terem mudado de lado. Só que a ordem da iniciativa e o desempate foi unificada em uma única área em que tem a food chain order, e a ordem de turno que nunca muda na versão nova. A outra diferença e no setup inicial do Marine, que apresenta um mundo consideravelmente maior que o jogo original, e espécies (os seus cubinhos) apenas no hex central do jogo.
Honestamente, eu achei isso uma boa escolha da GMT, pois já indica que o jogo não se distanciou muito do irmão original. Mas claro que existem diferenças de como as mecânicas funcionam. Algumas mudanças interessantes, algumas mudanças meio decepcionantes, e algumas que foram necessárias para as novas mecânicas funcionarem.
A primeira grande mudança foi a redução de 6 jogadores para 4 jogadores. O engraçado é que essa mudança me incomoda mais que deveria, pois um dos grande problemas do DS e que ele realmente so brilha com 6 jogadores (eu sei que pode ser jogado com 2 a 6, mas eu acho um tanto esquisito como fica o tabuleiro e as regras para as coisas funcionarem bem). Já o DSM foi feito para permitir ele funcionar bem com 2, 3 ou 4 jogadores. Racionalmente, eu sei que isso e bom, mas eu sinto falta das partidas gigantes eventos de 6 jogadores. Resultado: Empate
Ao mesmo tempo, você vai notar que os cones não existem mais, mas que temos pawns brancos com stickers de cada tipo de alimento. Por que agora o bonus de Domination funciona completamente diferente. Eu ainda prefiro os cones, mas o novo sistema e muito elegante. Contudo eu consigo entender porque outros vão preferir ele, por simplicar o esforço mental necessário em uma partida. Resultado: DS.
A segunda mudança, essa eu considero super positiva, as espécies agora tem poderes que são sorteados no começo do jogo, em vez de ser fixo por especie. Melhor ainda, você tem a opção de jogar com elementos sorteados aleatóriamente também, criando situações muito interessantes no inicio do jogo. Resultado: DSM.
Outra mudança de começo de jogo e o ajuste do tamanho do deck de acordo com o número de jogadores, além de permitir controlar o tempo de jogo. A grande ironia, e que nas últimas partidas de DS, nós temos tirado 5 eventos do deck para dar maior variabilidade, e cortar um round do jogo, que para meu grupo parecia se prolongar um pouco mais do que deveria. Além disso, existem outras pequenas mudanças nos eventos por conta de escolhas em outras mecânicas do DSM. Resultado: DSM - e portamos a regra para nossas partidas de DS.
Ao começarmos o jogo ja notamos duas grandes mudanças na forma como o jogo funciona. Agora não tem mais mudanças de ordem de turno, não tem mais um momento especifíco para o ressed ocorrer, e por fim, a mudança mais impactante, você executa a ação na hora que aloca seu Pawn, que deve sempre ser colocado a baixo ou a direita (se na mesma linha) de seu pawn mais para baixo nas ações. Essa mudança definitivamente e uma das grandes razões para redução no tempo do jogo, pois temos apenas um ponto de AP, e não 2 como no jogo original. Resultado: DS - essa foi difícil, pois eu gosto muito do stress da alocação do jogo original mas vejo a vantagem do modo do DSM.
Claro que com a mudança no sistema de alocação o modo que o reseed ocorre teve de mudar. Honestamente, a solução no DSM e genial. No DSM o momento passa a ser controlado pelos jogadores. Um reseed so ocorrerá quando todos os jogadores completar um retrieve dos pawns. Isso definitivamente ficou muito legal para controlar o fluxo do jogo. Resultado: DSM.
Ainda devido as mudanças na alocação dos pawns, os eventos tiveram de mudar, pois agora eles são responsáveis por gerar os triggers de survival e extinction, o que torna o jogo ainda mais cruel. Adicionalmente os eventos também tem efeitos ao entrarem no jogo, e efeitos permanente que fica ativo até eles serem executados. Resultado: DSM.
A outra grande mudança e na domination. Pois agora ela nao afeta quem executa o evento, mas essa ação dá um peão extra para você em cada comida que você domina. E esses peões podem quebrar a regra de posicionamento, além de terem versões mais poderosas das ações exclusivas para ele. Resultado: DS - só porque eu sinto falta dos cones.
Mas e qual o resultado? Quem fica na coleção?
No meu caso, ambos. Eles tem a mesma pegada, cobrem o mesmo nicho, mas me lembram bastante da situação do Through the Ages X Nations, em que por funcionarem muito bem para números diferentes de jogadores, eu mantive ambos na coleção. Afinal de contas, para 4 ou menos, eu realmente não acredito que voltarei a jogar o DS, será apenas DSM. Mas, a partidas de 6 do DS são tão épicas e queima-cuca, cheias de tretas, que eu quero continuar jogando elas, e o DSM nâo consegue entregar.
TLDR - DSM e DS são excelentes, que apesar de muitas diferenças remetem ao mesmo DNA do jogo, e que se voê não vai jogar em 6, pode ficar só com o DSM.