Bom, pra somar, aqui vai mais uma receita, utilizada mais de duas centenas de vezes por um ex-plastimodelista experimentado (no caso, eu...). Solução de água e soda cáustica.
Para as miniaturas de jogos, que são pequenas, comece adicionando duas colheres de sopa de soda cáustica em meio litro de água. A soda é daquelas que vendem em lascas, num povinho de plástico. Depois que dissolver bem, basta mergulhar as peças nessa solução. Em pouco tempo, você nota que a tinta começa a soltar, sai como se fosse uma pele, e o plástico fica intacto. Só tenha cuidado com as mãos! A soda também tira a pele dela! Uma vez, na press de terminar o serviço, tasquei a mão dentro da bacia e fui esfregando o carrinho com escova de dente. Saiu toda a tinta, e toda a pele da minha mão... Use luvas de borracha. Pode acreditar, a técnica é a melhor.
Agora, se quiser gastar uma grainha a mais, existe hoje em dia no mercado um gel, que se chama striptize (é assim mesmo que escreve) gel, fabricado pela montana química, que é próprio para tirar tinta das coisas. Tira mesmo, você aplica o gel, espera 10 minutos e vê a tinta começando a enrugar. Custa meio caro, só vende lata grande (acho que a menor é de meio litro), mas resolve muito. Também tem que usar luvas, porque esse aqui, apesar de não tirar a pele, queima muito.