Hoje vamos conversar um pouco sobre esse excelente e desafiador jogo - Friday.
O jogo foi lançado em 2011 por Friedemann Friese ( autor de outros jogos bem conhecidos como Famiglia, Fauna e Power Grid ).
Friday é um jogo solo, ou seja, para se jogar sozinho. Muitas vezes estamos sem os nossos grupos/companheiros de jogatina e surge aquela vontade de dar uma jogadinha. Nada melhor do que um bom jogo solo para essa situação.
Existem vários jogos que se enquadram nessa categoria, sejam adaptações solo de jogos para vários jogadores, ou jogos já planejados para serem solo. É nesse último quesito que se enquadra o Friday.
O jogo tem como temática o famoso Sexta-feira (Freitag) amigo do Robinson Crusoé. Jogamos como Sexta-feira e temos que ajudar o Robinson a sobreviver na ilha. Nessa jornada devemos vencer inúmeros desafios que as cartas nos oferecem, até chegarmos a etapa final do jogo, que são duas batalhas contra Piratas.
A mecânica do jogo é simples de aprender ( mas difícicil pra caramba de vencer ). Iniciamos com um deck fraco e a medida que enfrentamos os desafios vamos ganhando cartas mais fortes para nosso deck. O jogo é muito tático, sendo que inúmeras vezes necessitamos decidir entre vencer um desafio ou usar a nossa própria vida para eliminar cartas que são fracas do nosso deck.
E para finalizar, ao vencermos os desafios pela terceira vez, enfrentaremos os piratas ( 2 ).
O jogo tem um replay altíssimo, pois cada jogada vai te oferecer desafios aleatórios, além de piratas aleatórios ( alguns mais fáceis, outros muito difíceis ).
A duração média de uma partida é de 20-30 minutos.
Seu preço é bastante convidativo ( nos USA 15-19 dólares ). Infelizmente não temos uma versão BR ainda, porém a dependência do idioma é muito baixa.
Friday figura em 263 geral na BGG, e fica nas primeiras posições de várias listas de jogos solo.
Sem mais, vamos a dois vídeos: um com unboxing e comentários e o segundo com a mecânica/gameplay.