Esse ciclo do loop-de-reclamações-de-lançamentos está muito bom galera, espero um avanço ainda maior no próximo lançamento bombado de preço e hype, com todos os termos técnicos e insights de como uma empresa deve gerir e gere seus negócios e produtos.
Agora serin mesmo rapaziada, vocês não acham quê discutir aqui o preço e abusos é meio inútil? Calma deixa eu explicar, estou nesse fórum faz muuuuuuito tempo, e da pra criar uma timeline bem bacana sobre a evolução das reclamações dos usuários daqui sobre qualquer um dos quesitos apresentados aqui pra justificar o preço ou o abuso no preço. Eu acho que só masturbamos nossa revolta e ego nesses "2 minutos de ódio" por aqui, apesar da crescente onda de revolta contra preços e políticas das editoras, nunca vimos tantos lançamentos e tantos jogos saindo da bolha, fora as notícias que vira e mexe saem de crescimentos absurdos da lagartixa e outras editoras de "Casa Menor" então como fazer isso melhorar? Um exemplo que eu vi que funcionou foi o Nemesis e acredito firmemente que só teve o anúncio de reposição total dos componentes porquê um grupo de pessoas daqui entrou em contato com a Awaken Realms para falar, ou foi a chuva de notas baixas no jogo no bgg vindas daqui, igual foi com os usuários revoltados da Coréia do Sul e o fracasso editorial do Tainted Grail.
Nessas polêmicas de tradução/revisão ruim, o quê deve ter sido acontecido nos bastidores da lagartixa ao ver que alguém não revisou a caixa do Twilight Empirium Enpansão, deve ter sido incrível estar lá dentro nessa semana. E em poucos dias (ou semanas) houve um anúncio de suposto grande investimento na área de tradução e revisão deles, um ano depois alguns jogos vieram come beeem menos erros e particularmente falando, quando eu via que o revisor era o Perdomo eu ficava mais tranquilo, porém é roleta né enfim.
Eu só estou falando isso tudo porquê eu realmente queria esse hobby mais inclusivo, e começaria ao meu ver pelo preço. Toda a energia e argumentação que criamos aqui não parece levar a nada por todos esses anos quando o assunto é no valor do produto jogo de tabuleiro, então qual seria realmente uma iniciativa válida? Boicote de compra? Pode ser, mas vocês realmente acham que esse fórum está com a maior parcela de compradores de jogos do mercado brasileiro para fazer algo a respeito disso em união? E se tivesse, eles lêem e participam da comunidade como nós participamos deste fórum? O número de visualizações de cada tópico realmente reflete o número de pessoas? E se reflete, elas vão realmente ler tudo que é construído argumentativamente por aqui? E se fazem tudo isso, a maioria concordaria em adentrar ativamente em algum tipo de movimento desses? Eu trabalho em lojas de jogos por quase toda minha vida adulta e vi que a maioria dos compradores nas lojas físicas que trabalhei não são geeks a este ponto, inclusive passam longe dos esteriótipos do hobbysta boardgamer, não fazem comparativos de preços, e muito menos ligam pra saúde deste setorzinho econômico.
Então, de verdade amiguinhos, qual é o propósito real? Fomentar aos poucos mais revoltados ou a gente só ta aqui realmente nos dois minutinhos de ódio pra voltar a vida real mais leve?