Inauguramos o Fabulinhas aqui em casa, esse jogo lindo que gira ao redor de... histórias!
⠀

A proposta dele é super interessante, porque ele vem com histórias pré-prontas, onde os personagens devem ser escolhidos pelos jogadores. A cada página, precisamos escolher secretamente um animal que corresponda ao que diz a história. Depois, os animais são abertos pra votação e o que tiver mais votos vira o personagem daquela história. Claro, quem colocou aquele animal na mesa ganha pontos de vitória!
⠀

Ganha o jogo quem conseguiu escolher os animais que mais se encaixavam nos personagens da história! Nesse caso, o Dante ganhou de mim e do Gael com folga! E o mais legal é que, no final da partida, você consegue ver um resuminho de todos os personagens que fizeram parte da história que você montou em conjunto.
⠀

Mas nem tudo são flores, né? Então fica aqui a minha avaliação mais técnica: o jogo é lindo, tanto os componentes e ilustrações são incríveis, a ideia do jogo é sensacional, mas as coisas parece que não "casam", sabe?
⠀
A impressão que dá é que não há uma conexão entre as histórias propostas, os animais ilustrados e a identidade visual do livro e caixa. Sem contar que as histórias em si usam de um vocabulário bastante rebuscado para um jogo com classificação indicativa de 5 anos. Para essa idade, eu usaria cartas de histórias mais simples e com palavras mais acessíveis, e foi o que eu precisei fazer ao longo da partida, para não perder a atenção dos meninos.
⠀
Tirando essas questões técnicas minhas, os meninos curtiram muito jogar, principalmente na parte de votar nos animais e tentar fazer todo mundo votar no seu próprio animal!
FICHA TÉCNICA
Autores: Marie Fort, Wilfried Fort
Editora: Galápagos
Jogadores: 2 a 6
Idade mínima: 5 (minha opinião: 7)
Tempo de partida: 20 a 30 minutos
Modalidade: competitivo