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  3. Comic Hunters
  4. E então eu joguei Marvel Comic Hunters.

E então eu joguei Marvel Comic Hunters.

Comic Hunters
  • avatar
    Vinicios27/10/21 12:00
    avatar
    Vinicios
    27/10/21 12:00
    662 mensagens MD

    https://ludopedia-postagem.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/673ce_gx9gte.jpg


    Em Marvel Comic Hunters somos colecionadores de quadrinhos e visitamos convenções, leilões ou sebos, em busca daquele quadrinho que vá completar a coleção de nossos heróis favoritos.

    Nessa pequena introdução já fora revelado toda a premissa do jogo, é basicamente isso, visitar diferentes locais em busca dos quadrinhos mais valiosos para completar sua coleção.

    O modo como estes são adquiridos muda para cada local, dividindo o jogo em pequenos mini jogos, há mecânicas de draft, push your lucky, leilão, uma espécie de trilha, cada um com seu gameplay distinto, isso por si só já seria motivo de sobra para olhar com mais atenção para o jogo, não bastasse, Marvel Comic Hunters possui uma arte belíssima, com um tabuleiro bonito e funcional, emulando uma mesa com anotações a cerca das coleções. 

    Pecando, ao meu ver, nos tokens que marcam os pontos dos jogadores, são pequenos demais e em cores não usadas normalmente, várias vezes confundimos quem era quem, poderia ter algum playmat individual para mostrar a cor de cada um.



    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/6a2c8_gx9gte.jpg



    O que realmente chama a atenção para os fanáticos por quadrinhos, são as capas licenciadas dos heróis da Marvel, há uma grande seleção de capas clássicas o que deixa o fator colecionável aflorar nos jogadores.



    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/0d66c_gx9gte.jpg



    Antes de começar a partida, são escolhidos aleatoriamente as raridades dos quadrinhos, numa partida o Homem aranha pode ser o mais procurado, enquanto o Dr. Estranho não vale muito. Também são delimitados um valor aleatório de destaque no enredo do quadrinho, seja o volume 1, primeira aparição de um personagem ou confronto com outro, etc.

    A partida é dividida em 3 partes, cada uma contendo as fases de coleta e no fim de cada parte, pagamos pelos quadrinhos, ao final da última parte, quem tiver a coleção mais valiosa é o vencedor.

    As cartas são divididas em 3 valores, sendo também moeda de troca, um quadrinho 3 pode ser trocado por outro 3, mas não por 3 quadrinhos 1, já o oposto é permitido.

    Na primeira partida que joguei, fui pegando todos os quadrinhos raros e no fim não tinha como pagá-los, então, é importante também pegar aqueles que valem menos para servirem de moeda no fim das negociações.

    É uma pena não ser permitido negociar livremente os quadrinhos, trocando aquela edição especial do homem Aranha por um Thor que falta pra coleção do amigo, combinaria tematicamente com o jogo e seria mais um leque estratégico.

    Um ponto negativo, por incrível que possa parecer, é a falta de variedade dos heróis, são várias capas, várias cartas, mas de um pequeno grupo de heróis, claramente vindos dos sucessos do cinema, eles são: Homem Aranha, Pantera Negra, Thor, Homem de Ferro, Capitão América, Dr. Estranho, Hulk e Viúva Negra.

    Senti falta dos X-men, Wolverine, Quarteto Fantástico.

    Sei que provavelmente são questões de contrato, mas quem sabe não venha ai uma expansão com novos heróis.

    Eu com certeza sou o público alvo do jogo e adorei toda a experiência, os minigames são divertidos e o gerenciamento de cartas é desafiador, fica a recomendação, para nerds que amam quadrinhos e boardgames.



    Jogadores: @Vinicios, @LordHebert , @roxasano01 e Heldinho.

    Vencedor: @roxasano01

    Duração: 2 horas.



    Use a sessão de comentários e conte as suas experiências, faça críticas, tire dúvidas ou faça sugestões.



    Grande abraço e até a próxima Quarta-feira ao meio-dia.

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    Comentários:

  • Jefferson2020
    149 mensagens MD
    avatar
    Jefferson202027/10/21 16:33
    Jefferson2020 » 27/10/21 16:33

    Jogo excelente, tabuleiro bonito, mas superdesnecessario. Não é possível que o brilhante autor não pensou em uma forma de contornar todo esse tamanho para tornar viável a contagem de pontos, em um jogo que sempre foi pensado para ser apenas de cartas (palavras do próprio). Encareceu demais. Porém, ele acertou em cheio no Shakespeare.

    2
  • Vinicios
    662 mensagens MD
    avatar
    Vinicios28/10/21 04:47
    Vinicios » 28/10/21 04:47

    Jefferson2020::Jogo excelente, tabuleiro bonito, mas superdesnecessario. Não é possível que o brilhante autor não pensou em uma forma de contornar todo esse tamanho para tornar viável a contagem de pontos, em um jogo que sempre foi pensado para ser apenas de cartas (palavras do próprio). Encareceu demais. Porém, ele acertou em cheio no Shakespeare.

    Realmente. se fosse só com cartas, dava pra fazer marcações em algumas cartas.

    1
  • Robert Coelho
    73 mensagens MD
    avatar
    Robert Coelho01/11/21 10:33
    Robert Coelho » 01/11/21 10:33

    Salve, Vinicios! 
    Fico feliz que tenha curtido o jogo! :D

    Durante o desenvolvimento cheguei a testar um local com mecânica de troca de cartas entre os jogadores, mas não consegui chegar numa dinâmica que me satisfizesse na ocasião. Talvez num expansão eu consiga implementar.

    Sobre a quantidade de heróis: o jogo chegou a ter mais de 15 heróis durante o desenvolvimento, mas vários personagens diferentes tornavam a disputa pelos quadrinhos muito frouxa, por isso acabei fechando com apenas 8.

    Sobre o tabuleiro: Nunca disse que sempre foi pensado pra ser só cartas. Em sua primeira versão, antes de entrar a licença da Marvel, o jogo era bem mais simples, o que tornava possível ter apenas cartas como componentes. O desenvolvimento incorporou novos mecanismos que demandavam soluções, pois somente cartas não era possível marcar todos os valores necessários. Tentei resolver dessa maneira, mas era inviável, acreditem. Um monte de carta na mesa com marcador em cima deixava tudo mais confuso, espremido e com set up mais demorado. A gestão dos pontos nas trilhas de destaques, o leilão e a tabela pro sorteio do tamanho das coleções são muito mais práticos com o tabuleiro.

    8
  • Bucaneiros
    171 mensagens MD
    avatar
    Bucaneiros01/11/21 21:12
    Bucaneiros » 01/11/21 21:12

    Olá pessoal!

    Sobre o desenvolvimento, o Robert já explicou legal.

    Porém, ainda temos outra questão que gostaria de explicar mais: 

    Tirar o tabuleiro e piorar a experiência em prol de abaixar o custo e ter mais vendas.
    ...ou...
    Manter o tabuleiro, focar em experiência de jogo bem agradável e arriscar vender menos.

    Optamos pela qualidade e experiência de jogo, fator que normalmente nosso hobby exige bastante, como sempre vimos nesses 7 anos de Bucaneiros (como revendedores, luderia, fábrica e também editora).

    O resultado (retorno dos jogadores) foi bem positivo na nossa opinião. Mas claro, eu entendo 1000% a visão sobre deixar o jogo mais barato tirando o tabuleiro, porém será que ficaria tão barato quanto gostariam apenas tirando o tabuleiro?
    O custo da marca Disney/Marvel foi bem pesado para esse projeto. É o fator mais relevante que compõem o preço do jogo.

    Espero ter ajudado a esclarecer um pouco mais :)

    Grande abraço a todos!
    Thiago Castro

    8
  • Vinicios
    662 mensagens MD
    avatar
    Vinicios29/11/21 22:49
    Vinicios » 29/11/21 22:49

    Robert Coelho::Salve, Vinicios! 
    Fico feliz que tenha curtido o jogo! :D

    Durante o desenvolvimento cheguei a testar um local com mecânica de troca de cartas entre os jogadores, mas não consegui chegar numa dinâmica que me satisfizesse na ocasião. Talvez num expansão eu consiga implementar.

    Sobre a quantidade de heróis: o jogo chegou a ter mais de 15 heróis durante o desenvolvimento, mas vários personagens diferentes tornavam a disputa pelos quadrinhos muito frouxa, por isso acabei fechando com apenas 8.

    Sobre o tabuleiro: Nunca disse que sempre foi pensado pra ser só cartas. Em sua primeira versão, antes de entrar a licença da Marvel, o jogo era bem mais simples, o que tornava possível ter apenas cartas como componentes. O desenvolvimento incorporou novos mecanismos que demandavam soluções, pois somente cartas não era possível marcar todos os valores necessários. Tentei resolver dessa maneira, mas era inviável, acreditem. Um monte de carta na mesa com marcador em cima deixava tudo mais confuso, espremido e com set up mais demorado. A gestão dos pontos nas trilhas de destaques, o leilão e a tabela pro sorteio do tamanho das coleções são muito mais práticos com o tabuleiro.


    Realmente, talvez com mais heróis fosse ficar menos apertado mesmo o jogo.
    Acho o tabuleiro lindo, só mesmo as fichas de marcação ficam meio confusas por serem meio pequenas, além de não ter algo que marque a cor de cada jogador, isso confundiu o grupo em alguns momentos.

    0
  • Vinicios
    662 mensagens MD
    avatar
    Vinicios29/11/21 22:54
    Vinicios » 29/11/21 22:54

    Bucaneiros::Olá pessoal!

    Sobre o desenvolvimento, o Robert já explicou legal.

    Porém, ainda temos outra questão que gostaria de explicar mais: 

    Tirar o tabuleiro e piorar a experiência em prol de abaixar o custo e ter mais vendas.
    ...ou...
    Manter o tabuleiro, focar em experiência de jogo bem agradável e arriscar vender menos.

    Optamos pela qualidade e experiência de jogo, fator que normalmente nosso hobby exige bastante, como sempre vimos nesses 7 anos de Bucaneiros (como revendedores, luderia, fábrica e também editora).

    O resultado (retorno dos jogadores) foi bem positivo na nossa opinião. Mas claro, eu entendo 1000% a visão sobre deixar o jogo mais barato tirando o tabuleiro, porém será que ficaria tão barato quanto gostariam apenas tirando o tabuleiro?
    O custo da marca Disney/Marvel foi bem pesado para esse projeto. É o fator mais relevante que compõem o preço do jogo.

    Espero ter ajudado a esclarecer um pouco mais :)

    Grande abraço a todos!
    Thiago Castro

    O tabuleiro é lindo e agrega, talvez o incomodo seja por ter áreas que poderiam ser mais bem aproveitadas, sei lá.
    De qualquer modo, aqui pessoal adorou e foi um acerto nos jogos BR.

    0
  • Jefferson2020
    149 mensagens MD
    avatar
    Jefferson202030/11/21 00:27
    Jefferson2020 » 30/11/21 00:27

    Robert Coelho::Salve, Vinicios! 
    Fico feliz que tenha curtido o jogo! :D

    Durante o desenvolvimento cheguei a testar um local com mecânica de troca de cartas entre os jogadores, mas não consegui chegar numa dinâmica que me satisfizesse na ocasião. Talvez num expansão eu consiga implementar.

    Sobre a quantidade de heróis: o jogo chegou a ter mais de 15 heróis durante o desenvolvimento, mas vários personagens diferentes tornavam a disputa pelos quadrinhos muito frouxa, por isso acabei fechando com apenas 8.

    Sobre o tabuleiro: Nunca disse que sempre foi pensado pra ser só cartas. Em sua primeira versão, antes de entrar a licença da Marvel, o jogo era bem mais simples, o que tornava possível ter apenas cartas como componentes. O desenvolvimento incorporou novos mecanismos que demandavam soluções, pois somente cartas não era possível marcar todos os valores necessários. Tentei resolver dessa maneira, mas era inviável, acreditem. Um monte de carta na mesa com marcador em cima deixava tudo mais confuso, espremido e com set up mais demorado. A gestão dos pontos nas trilhas de destaques, o leilão e a tabela pro sorteio do tamanho das coleções são muito mais práticos com o tabuleiro.


    Legal poder falar com o próprio. Eu estava na live do Covil e eu mesmo perguntei a você no chat sobre o tabuleiro. E você respondeu sim que o jogo inicialmente foi pensado para ser só de cartas, mas que se convenceu ao longo do processo de criação que um tabuleiro era indispensável. Não revi o video, mas lembro-me bem disso.
    Insisto que o jogo é bem legal. Mas, o tabuleiro, apesar da bela arte, não convence como opção para agregar uma " experiência agradável" de jogo. Ele é absolutamente irrelevante para as mecânicas do jogo. Serve apenas para mostrar as etapas e para contar pontos em suas várias trilhas. O destaque para as regras é muito desproporcional, quando uma cartinha resolveria facilmente. E convenhamos... chegou-se a um tamanho bem esquisito. Tem também a questão de como fica na mesa (isso incomoda muita gente, não a mim). A contagem de pontos na caixa de Shakespeare, este sim foi o toque do mestre. Não cogitou essa solução com o Comic?
    A minha crítica àquele tabuleiro - talvez um pouco ácida - encontra alguma ressonância no meio. Mas, opinar é uma marca muito característica do hobby.
    Fato é que Comic tornou-se um jogo de cartas absurdamente caro - R$ 152,00, hoje, na loja mais barata e é facilmente encontrado por bem mais que isso. Não convence na relação preço/oferta de componentes, se compararmos com uma quantidade enorme de outros jogos de cartas consagrados, com preços bem menores (não vou citá-los). A desculpa do peso da marca parece-me o único argumento razoável para sustentar aquele tabuleiro e o preço do jogo.
    Mas, não podemos ser ingênuos, pois nunca saberemos o que de fato prevaleceu, porque há sempre o segredo corporativo por trás de uma propriedade intelectual. Não temos acesso a documentos, e-mails trocados com as partes durante as negociações, contratos, cláusulas, valores, custos, etc., ou seja, a todos os meandros de um processo de criação, produção e lançamento de um jogo, que pode ser bem longo e desgastante. A verdade que é revelada pelos designers é apenas suficiente para entreter lives e alimentar o hype.
    No mais, o que vejo é muito favoritismo ufanista da parte de geradores de conteúdo, que são jogadores muito experientes, mas que, muitas vezes, se recusam a ver o óbvio, porque ainda não se sentem a vontade para criticar tecnicamente o trabalho de designers brasileiros. Acredito que qualquer um que tenha experimentado várias mecânicas e jogado 50, 100, 200, 300 ou mais jogos modernos diferentes está plenamente apto a criticar tecnicamente um jogo. Não podemos ser subestimados.
    Mas, enfim, o jogo é muito divertido - o que mais importa. Grato por me proporcionar a experiência.

    0
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