Esse post foi publicado originalmente no blog da Galápagos Jogos, quando era um colaborador regular. Como atualmente o conteúdo do blog não está mais disponível, estou repostando o conteúdo aqui no nosso canal dos 3DU's. Não sei qual a data original do post, mas leve em consideração que o texto não é recente. Aproveitem!
------------
Esse é o terceiro e último post dessa série dizendo como combinar todas as suas expansões. Nos dois posts anteriores, eu abordei a elaboração do deck de zumbis e do deck de equipamentos. Esse último é diferente dos outros dois e, ao invés de falar sobre estratégia, tenta dar umas dicas sobre como armazenar isso tudo, principalmente se você planeja levar o seu jogo para uma seção fora de sua casa sem precisar usar uma empilhadeira.
Antes de qualquer coisa, gostaria de falar que acho importante que a estratégia de armazenamento de qualquer jogo deve facilitar, não só o transporte, mas também o acesso as peças que são necessárias para montar o tabuleiro e durante a partida. Imagine se para cada carta de entrada de zumbis você precisar pegar miniaturas em uma caixa diferente? Ou se você precisar procurar igual um desesperado, no meio de um monte de miniaturas, aquela que está faltando para não rolar uma ativação extra?
Apesar de mostrar algumas fotos de como eu faço para armazenar o jogo, não significa que precise fazer igual ou que essa é a única forma. Minha ideia é dar algumas dicas e mostrar algumas fotos como exemplo. Tire idéias e use sua criatividade para armazenar sua coleção!
Vou começar com as cartas! Como mostrei nos posts anteriores, cada deck que possuo tem mais de cem cartas. Além disso, eu sou um sleeve addicted e coloco plástico em todas as cartas de todos os jogos que eu tenho. Dessa forma, o deck de cartas acabou ficando o alto e com grande tendência de escorregar para o lado durante a partida. Imediatamente comecei a procurar algum suporte para os decks, também conhecidos como deck holders, mas não encontrei nada para o tamanho das cartas do Zombicide... Inicialmente improvisei com uma caixa de papelão, e admito que funcionou bem. Mas depois acabei encomendando um de madeira para cada deck. Já vi em alguns fóruns pessoas que fizeram também com outros materiais.

Exemplo de deck holder de madeira para as cartas de Zombicide
Para as peças cartonadas pequenas, eu utilizo uma caixa pequena com divisórias. Dessa forma, eu consigo ter acesso fácil a elas quando estou montando o tabuleiro. O grande charme da mesa são duas embalagens de bala no formato de uma cara de zumbi que encontrei em uma viagem que eu fiz. Nelas eu armazeno as peças de barulho e para marcar as habilidades devido a serem peças que precisam ficar mais acessíveis durante o jogo. Por fim, as peças de tamanho médio, como os carros, os entulhos pequenos (de Toxic City Mall) e as torres (de Prison Outbreak), eu guardo em uma espécie de estojo.
Peças cartonadas: estojo para grandes e caixa com divisórias para as pequenas.
Aproveitando a deixa, vamos falar de uma parte bem complicada: as miniaturas. Nesse caso, a solução também vai depender da quantidade de expansões que você possui. No meu caso, eu precisei de uma maleta grande somente para as miniaturas de zumbis e uma caixa com divisórias menores para os sobreviventes. Procurei dividir os zumbis por tipo, de forma a ser fácil acessar o zumbi que eu quero durante o jogo. Em relação aos sobreviventes, acabei optando por dividi-los por temporada e expansão, de forma a ser fácil localizar uma miniatura específica.
Miniaturas em caixas com divisórias
Para guardar a ficha dos sobreviventes, que somente somando as caixas maiores são 32, a pedida perfeita é a caixa do próprio jog que a Galápagos disponibiliza para venda. Além de ter um espaço perfeito para guardar as fichas, ainda possui um espaço que eu utilizo para guardar marcadores de experiência, o marcador de primeiro jogador do Toxic City Mall (eu adoro aquela caveira!), além de algumas cartas! Está disponível para venda nas cores azul, vermelha e amarela.
Caixa para armazenar fichas dos sobreviventes
Para fechar falta um local para colocar os tabuleiros e todo resto dentro. Uma opção é utilizar as próprias caixas do jogo, mas seguramente seriam necessárias duas ou três, e devido ao peso acabariam sendo danificadas com facilidade. Digo por experiência (triste) própria...
Uma alternativa são caixas ou maletas de plástico destinadas a organização. A dimensão dos tabuleiros é 25 cm x 25 cm e já adianto que não é fácil encontrar uma caixa que os acomode bem... Para saber a altura, considere que cada um possui espessura de 3 mm (arredondando para cima). Sugiro evitar caixas muito arredondadas ou que vão afunilando na direção do funto, pois acabam desperdiçando espaço. Veja abaixo dois exemplos de caixas que já utilizei.
Exemplos de caixas de armazenamento: uma mais rasa e outra mais funda.
Com tantas expansões, opção para diversão é o que não falta! Agora que você aprendeu como combinar as cartas mantendo o equilíbrio do jogo, você vai conseguir aproveitar todas as suas expansões nas missões de qualquer temporada. Espero que com as dicas desse post, vocês consigam levar toda essa diversão para onde estão os seus amigos.
E você? Como guarda o seu jogo? Tem alguma dica para compartilhar? Fez alguma coisa diferente que deu certo (ou errado)? Mande suas ideias e experiências nos comentários!