Por Erivelton
Pintar ou não pintar as minis de meus jogos? Creio que vários dos amigos que compartilham o hobby dos jogos de tabuleiros já pararam para se perguntar se vale a pena tanto trabalho, e quando não, ainda pior, descobrir que apesar de todo o esforço empregado, se dar conta que não ficou satisfeito com o resultado conseguido. Primeiramente não desanime, todos, sem exceção, fizeram obras que ou preferiam um dia esquecer, ou, pelo contrário, fazem questão de deixa-las por perto para lembrar que é sim possível evoluir. Pintar é um exercício, então, se você não praticar, não vai conseguir ir muito além do básico, mas com um pouco de perseverança, bom, você pode se surpreender com o que vai conseguir produzir.

Cave Troll – Lord of the Rings
A pretensão deste tutorial é ser um guia básico, para aqueles que pretendem se aventurar neste mundo de tintas, pincéis, pois posso dizer com certeza que é um imenso prazer tem um jogo customizado a sua maneira.

Tintas Importadas
A primeira coisa que perguntam, sempre, é que tintas usar. Isso já foi assunto para muita discussão em fóruns e listas que participo, mas o que posso dizer é, se você tem certeza que a pintura será um segundo hobby para você, investir de cara em tintas importadas, como Vallejo, Citadel , Tamiya ou Warpaints pode ser uma boa ideia. Como são tintas voltadas exatamente para pinturas em miniaturas e plastimodelos, normalmente não necessitam de diluição e tem uma cobertura melhor que tintas não específicas para isso. Temos só um problema: para ter uma boa paleta de cores, você terá um gasto considerável, já que via de regra um pote com cerca de 17ml não sai por menos de R$12,00 no mercado nacional. Uma boa opção é a aquisição de Start Kits, que vêem com 8 ou 9 cores, um pincel e uma miniatura, e com preço por pote de tinta menor.

Tintas Nacionais
Em contrapartida, se você ainda não tem certeza absoluta se pintura é sua praia, ou simplesmente não acha razoável pagar tão caro em um potinho de tinta, atualmente a linha Nature Colors, da Acrilex, consegue fornecer bons resultados, com preço minimamente 3 vezes menor, na casa dos R$4,00 em potes de 60ml. Outras tintas nacionais, como Hobby Cores e Gato Preto também são encontradas facilmente, e ai fica de acordo com o gosto de cada um. Fora a Hobby Cores, que é especializada em plastimodelismo, as outras tintas são de uso “geral”, mas a dica vale para todas as nacionais, o ideal é diluir a tinta, com álcool ou água, até chegar ao ponto adequado para aplicação com o pincel (a maioria das tintas importadas aqui citadas vem pré-diluídas, possuindo bico dosador, tipo conta-gota, em seus frascos). Descobrir esse ponto leva um certo tempo, a tinta não pode ficar tão líquida, ao ponto de ficar aguada, nem muito grossa, de maneira que ela gera uma “capa” ao se mergulhar o pincel. Cores mais claras por vezes precisam de um cuidado especial, necessitando mais demãos para uma boa cobertura, mas mesmo as importadas nem sempre conseguem dar acabamento na primeira demão, e o melhor sempre a trabalhar com camadas finas e mais de uma demão do que tentar resolver essa deficiência da cor com uma camada grossa de tinta.

Pré Primer
O tipo de tinta escolhida pode lhe ajudar a otimizar o seu trabalho, mas não necessariamente vai transforma-lo em um pintor profissional de uma hora para outra. A técnica, essa sim, vai fazer diferença. Um bom pintor vai conseguir bons resultados, seja com materiais nacionais ou importados, o que pode diferir aqui é o tempo para se chegar ao resultado desejado. Alguns outros cuidados também vão auxiliar para se conseguir um bom resultado, como utilizar sempre tintas foscas (flat), e sempre, mas sempre mesmo, utilizar primer sobre a miniatura.

Pós Primer
O primer é uma tinta que vai servir de fundo para a sua pintura. Ele vai ter duas função fundamentais: facilitar a aderência da tinta acrílica sobre a peça, pois vai criar uma camada adequada a recepção da tinta acrílica na superfície da mini, e outra que é uniformizar a cor sob qual vai ser feita a pintura. Tentar realizar pintura em plástico sem a utilização de primer é pedir para ter surtos de ódio e rancor, pois a pintura dificilmente vai ficar boa, dado a pouca receptividade que o plástico tem pela tinta acrílica, não importa a tinta usada aqui. É possível, dependendo do tipo de material com que a mini foi produzida, que se consiga aplicar a tinta diretamente sobre a mesma, mas isso invariavelmente significa utilizar camadas mais grossas de tinta, o que ira ocasionar o ocultamento de detalhes em peças que quase sempre não ultrapassam 3cm de altura, em outras palavras, você está fazendo isso errado.

Comparação
A cor do primer normalmente fica entre o cinza e o preto: quando se está aprendendo, utilizar primer cinza (ou mesmo branco) facilita bastante o trabalho, por ser mais fácil para identificar os detalhes da escultura, contudo alguns pintores mais experientes preferem utilizar primer preto, por considerar mais fácil gerar as sombras de profundidade com o mesmo aplicado. Eu utilizo primer do tipo esmalte sintético; a Colorgin possui o Decor Primer Cinza que fornece uma ótima base, e também já obtive bons resultados utilizando esmalte Preto Fosco para plásticos da Colorgin.

Lee Customizado – Zombicide
A escolha por uma tinta do tipo sintética se dá pela ótima pegada sobre quase todo tipo de superfície e pela secagem rápida do mesmo. Quando for realizar a aplicação, usar uma “caixa” de pintura é bem vindo. Você evita jogar tinta por todo o ambiente (se você morar em apartamento é algo obrigatório) e concentra o vapor em um único ponto. Esta caixa pode ser uma caixa de papelão qualquer, com folga suficiente para sua figura ficar dentro da mesma. Durante a aplicação do primer, lembre-se sempre de manter a lata de spray a uma distância entre 20 e 30cm da figura, para não correr o risco de se aplicar muita tinta sobre a mesma de uma única vez, e aplique no máxima 2 demãos sobre toda ela (intervalo de 10min entre uma aplicação e outra), é mais do que suficiente. Você vai ter certeza que todas as partes da mini receberam o primer e não vai perder nada dos detalhes da miniatura. Após o serviço finalizado, as instruções que acompanham o primer solicitam pelo menos 24h antes de se começar o trabalho de pintura, contudo já realizei pinturas depois de cerca 12 horas de aplicação (aplicava o primer no finalzinho do dia e pintava no outro dia de manhã), mas isso é só se você estiver desesperado para começar, não precisamos de tanto.

Esqueletos Dwarf Kings
A peça que vamos utilizar para o tutorial será uma Abominação do jogo Zombicide. As cores apresentadas de maneira geral servem para pintar qualquer tipo de zumbi, mas o principal, que é a técnica utilizada, serve para qualquer miniatura que você possua. Pela imagem podem ver que antes da aplicação do primer o brilho da peça causado pela luz ambiente é bem aparente. Já na imagem posterior, com o primer aplicado, o brilho desaparece, mas o principal, que são os detalhes da miniatura em si continuam lá. A última imagem mostra um comparativo entre uma mini com o primer e outra sem.
Snake Customizado – Zombicide
Erivelton