Esse realmente é um post que eu nao esperava fazer tão cedo. Afinal, Twilight Impirium (TI) e meu Top 1 desde 2006 quando joguei pela primeira vez.
Como o TI é um jogo bem único, com características muito diversa com um fluxo de jogo muito elegante, mas como muito, mas muitas excessões (as regras do TI3 com as expansões mais o FAQ são mais de 100 páginas), eu não acreditava que acharia um jogo que fizesse o que ele faz em termos de experiência de jogo de uma forma mais elegante. E não falo isso sem ter tantado, afinal vários jogos foram lançados como o TI Killer - Galactic Emperor, Runewars, Starcraft. Eclipse. Ainda hoje é muito comum o lançamento de novos jogos que visam desbancar o TI - VoidFall e Fractal são os grandes exemplos ainda em fase de financiamento na publicação desse artigo.
Infelizmente, essas várias tentativas nunca conseguiram chegar aos pés do original por não gerarem aquelas partidas épicas que você lembra delas mesmo passados 10 anos. Embora esses jogos sejam todos muito bons, sempre acabam não me satisfazendo como uma partida de TI. De modo geral esses jogos sempre acabavam deixando a desejar em algum outro elemento além da falta da sensação de uma "partida épica" que será lembrada por anos. O Galacti Emperor pela trilha de tecnologia simploria, o Eclipse pela falta de diplomacia, tecnologias aleatórias e o fim pré-determinado. Já Runewars acaba sendo mais longo que TI e tem elementos mal integradas com o fluxo principal do jogos. Mesmo o Starcraft que chegou mais perto, é um jogo que precisa que as pessoas conheçam o jogo de computador para apreciar, e então investir o tempo p aprender as diferenças entre o videogame e o boardgame.
Aí, do nada, de repente, chega em 2021 um jogo que eu esperava que ia fazer eu vender o meu Root. E no fundo, eu não estava errado, pois desde que joguei a primeira partida desse jogo eu não joguei mais Root. Contudo, o que eu não esperava era que iria gostar tanto assim desse jogo a ponto de preferir jogar ele no lugar do meu tão "amado" TI.
Então qual e o jogo que conseguiui desbancar o TI como meu jogo favorito: TSUKUYUMI: FULL MOON DOWN.
Agora eu espero que você, esteja se perguntando, mas como Tsukuymi substitui o TI? Confesso, que após a segunda partida de Tsukuyumi é exatamente como eu estava me sentindo. E na verdade, a resposta é: não substitui, mas ele faz várias coisas que eu mais gosto no de uma maneira mais elegante e "streamlined".
Então vamos aos prós e contras do jogo em comparação com o que eu curto no TI:
Prós:
- Sistema de ação muito mais elegante e moderno
- Sistema de combate determinístico e rápido
- Decisões muito importantes desde o começo de jogo (eu perdi uma partida porque escolhi mal meu vizinho)
- Tem modo de 2 jogadores
- Poderes assimétricos muito mais impactantes que em TI
- Interação enorme entre os jogadores
- Miniaturas lindas (os Gundams e dragõpes sao maravilhosos)
- Partidas de menos de 2h (a de 2 jogadores entre 30 a 45 minutos)
Contras:
- Não tem Tech-tree
- A facção que você joga impacta muito no seu modo de jogar (não da para escapar da proposta estratégica dela)
- A exploração não e muito presente (mas o mesmo e verdade no TI3 e TI4)
- O publisher da Versão nacional cometeu muitos erros e lança as expansões bem atrasadas (já tem uma expansão nova para a versão sem minuaturas que ainda não está confirmada para a versão com miniaturas)
- Não tem um tema tão desenvolvido como o TI
No fundo, mesmo eu relutando admitir, tenho de confessar que hoje se me oferecerem uma mesa para os dois jogos na mesma hora, eu vou escolher o TSUKUYMI, e por isso ele virou meu TOP 1. Notem que mesmo assim não passo um jogo de TI com o set de mõdulos que fazem o jogo durar entre 2:30 a 3:00 horas, mas se tiver que jogar uma partida de 12:00 horas, eu vou pensar muito se aceito ou não.
TLDR: Achei que o Tsukuymi ia fazer eu vender meu root, mas acabou sendo muito mais que isso, e virou meu jogo favorito.