Boa noite pessoal, tudo bem?
Hoje estou aqui para apresentar algo que venho observado com relação ao Ticket ao longo de mais de 80 partidas (84 para ser exato kkkkk e sim, eu conto
kkkkkkk).
Quando se joga muito, principalmente para introduzir novos jogadores, você tah pouco se importando em ganhar, e fica inventando moda a cada partida, fazendo várias modificações de estratégias para ir testando...
MOTIVAÇÃO
Uma coisa que comecei a observar muito ao longo das partidas é que geralmente, os jogadores que fazem as rotas do sul ou do norte, que possuem muitas longas de 5 ou 6 vagões, são normalmente os jogadores que disparam no marcador de pontos. Não necessariamente vencem, mas são os que mais pontuam durante o jogo.
Diante disso, cheguei a pensar, e se eu extrapolar isso, e começar a fazer só as rotas de 6 vagões, independente de onde estão, e independente dos meus objetivos?
PARTIDAS
Cheguei a jogar 3x dessa forma, todas se comportaram exatamente iguais.
Na hora de escolher os objetivos iniciais sempre pego o mínimo necessário com as menores pontuações, sabendo que não vou completá-los e vou andá-los para trás ao termino do jogo. Também não pego mais nenhum objetivo ao longo do jogo.
Começo então juntando cartinhas de vagões até atingir 6 para então fazer uma rota. Algo importante é seguir uma ordem de preferencia de cartas, e saber esperar a renovação do monte de cartas, para buscar outras cores, foque em 3/4 cores no primeiro baralho, e depois após a primeira embaralhada, vá pegando outras cores, e sempre aquelas que não estão tendo muito procura, até vc já ter feito várias, e a busca vai ficar nas que ainda faltam fazer de 6 vagões.
O meio do jogo flui muito bem, é muito comum você bloquear os adversários em várias dessas rotas longas, e é inclusive importante que não deixe nenhum adversário fazer nenhuma das grandes, é difícil, mas se alguém fizer você perde o seu diferencial. São 9 rotas de 6 (sendo 8 coloridas, e 1 cinza), se você conseguir fazer 7 delas, gastará 42 trenzinhos, totalizando 105 pontos o que é uma pontuação considerável (obvio que existem partidas com pontuações muito maiores, mas tem um detalhes que vou falar agora).
Quando se utiliza essa estratégia, você vai fazer com que o jogo termine muito rápido, e geralmente os outros jogadores estão no meio do planejamento das rotas, com um monte de objetivos incompletos, já que é só pensar, você fará rotas apenas 7 vezes, e já terá essas pontuação toda, em uma rota como Montreal - Miami, são 6 rotas mais ou menos, mas não chega a fazer nem metade dessa pontuação (só 17 pontos, pelo litoral), porque se gasta muito movimento para pouco ponto e pouco uso de vagões. Vão ser necessárias várias jogadas pegando e colecionando cartinhas, mas recompensadas.
Por causa disso, acaba que os 105 pontos serão suficientes, mesmo se tiver que perder alguns pontos das 2-3 cartas iniciais que tiver (obvio que não poderão ser pontuações muito altas).
ANALISE
Os jogadores geralmente ficam perdidos sem entender o que está acontecendo porque você não liga nenhuma dessas rotas, e quando ve já está acabando... Obvio que não é uma estratégica invencível, mas nas 3x que a utilizei eu venci... E o motivo de vir compartilhá-la com você é para saber se alguém já tentou fazer algo parecido, se funcionou, se é isso mesmo, porque quando eu pensei, fiz e deu certo, me deixou triste, porque isso meio que acabou com a graça do jogo, passa a ser mecanicamente chato, juntar as mesmas cores, sem nem preocupar em concluir rotas, fazer desvios, nada disso.
Acho que o que tenho para expor era isso, vou aguardar os comentários de vocês, quem quiser colocá-la em prática, me conte aqui depois, que quanto mais experiências diversas melhor. Eu ficaria muito feliz em saber que essa tática não é invencível, pois creio que mataria o brilho do jogo, e ter que inventar regrinha para impedir isso, acho que só mostra um erro de design do jogo.
Enfim, obrigado por lerem tudo isso, e bons jogos para nós!
Abraço,