Post original: https://boardgameswithcouple.com/2021/02/12/archmage/
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Você é uma daquelas pessoas que escolhe jogos com base em sua aparência? Porque eu sou uma dessas pessoas ... Então, quando vi essa caixa e o tema do jogo, fiquei imediatamente animada. Por um enorme desastre mágico há muito tempo, o coração da terra e a torre do mago foram arruinados, o que forçou as pessoas a entrarem nas terras vizinhas. Mas como uma nova era está chegando e descendentes de antigos magos são vistos, a esperança está se espalhando rapidamente. Mas apenas um pode se tornar o novo Arquimago, restaurando a ordem na terra. Será você?
Para a configuração de
Archmage, coloque o tabuleiro sobre a mesa com o tile da cidade em ruínas e a torre no meio. Coloque as peças com locais selvagens, cidades e acampamentos no tabuleiro de jogo de acordo com as ilustrações do livro de regras. Cada jogador pega uma figura do mago e a coloca na torre em ruínas no meio do tabuleiro. Também pegue um tabuleiro de torre, livro de feitiços, as cartas de feitiço de seu mago e 15 seguidores de sua cor. Os seguidores restantes vão para o suprimento comum, também mantenha os marcadores de feitiço por perto. Em seguida, pegue um cubo e um planeta de cada cor e coloque os planetas aleatoriamente em sua trilha de planetas. Com menos jogadores, coloque os planetas de acordo com o livro de regras. Em seguida, ganhe relíquias (cubos coloridos) com base nos números abaixo dos planetas.

Cada rodada é jogada em três fases. Na sua vez, você começa com a fase de preparação (pule esta fase na primeira vez de cada jogador). Se houver algum marcador de feitiço temporário colocado no turno anterior, você pode removê-lo agora, o que encerrará o efeito daquele marcador de feitiço. Também atualize seu livro de feitiços. Se você ganhou ou usou feitiços, você pode usá-los agora durante as próximas duas fases se pagar o custo. Além disso, avance um de seus planetas no topo do tabuleiro da torre. Assim que todos os planetas ficarem em cima uns dos outros e colidirem, o jogo terminará e você terá seu último turno. Para cada planeta que você move um espaço (eles podem ficar um em cima do outro), você ganha uma relíquia que corresponde à cor do planeta. Em seguida, vem a fase de Jornada. Aqui você pode mover, viajar e atacar. Em cada fase da jornada, você pode mover-se até cinco vezes com as peças adjacentes. Existem feitiços que lhe dão mais movimento. Se você decidir descobrir um tile voltado para baixo, vire-o com a face para cima e ganhe o recurso de bônus único. Se você descobrir um acampamento, você ganha um seguidor, para um tile selvagem você ganha um recurso na cor do local e se você descobrir um acampamento com uma raça híbrida e tiver duas relíquias combinando com sua cor, você pode iniciar um de seus seguidores para se tornar um aprendiz no tabuleiro da torre.

Para cada tile que viajar, você pode implantar um seguidor. Com um seguidor presente em um local, você controla esse tile e colocar um seguidor é sempre opcional. Você não pode colocar um seguidor em um tile com outras raças. Se você viajar por locais controlados por um oponente, poderá optar por atacar. Para fazer isso, basta gastar mais um movimento para remover o seguidor de seu oponente e colocá-lo de volta no estoque comum. Se houver alguns tokens de magia ou wards (magia de proteção), você terá que lidar com eles primeiro. Assim que o tile estiver desocupado, você pode implantar livremente seu próprio seguidor.

Depois de gastar todo o seu movimento, é hora do fim da jornada. Na última fase, a ação que você executa depende de onde você termina o seu movimento. Se você terminar seu movimento em uma cidade, você ganha um cubo de relíquia para cada região selvagem que você controla, um seguidor para cada acampamento e uma relíquia de sua escolha ou seguidor para cada cidade. Se você terminar em um acampamento, poderá recrutar três novos seguidores do estoque comum. Se você terminar em um local selvagem, você pode colocar uma magia de proteção no tile em que está e em todos os tiles adjacentes que você controla, tornando mais difícil para o seu oponente atacar. Ou você pode construir sua torre se terminar seu movimento em um tile de deserto que você controla.

Se você construir sua torre de mago, coloque o meeple da torre no tile e imediatamente ganhe uma relíquia para a localização da torre e todos os tiles adjacentes que você controla. Construir uma torre permite iniciar ou promover aprendizes. A promoção de aprendizes dá a você acesso a cada vez mais feitiços poderosos para usar e ter em seu livro de feitiços. Os seguidores terão que ser iniciados no anel externo do tabuleiro da torre primeiro (cores externas). Você pode iniciá-los em acampamentos com híbridos, na torre amaldiçoada ou em sua torre pagando com relíquias das cores certas. Se você deseja promover seu aprendiz a um anel interno mais avançado, pode permitir que dois seguidores de cores adjacentes dupliquem em sua torre, novamente pagos com relíquias com cores correspondentes. O vencedor (ou vencedores) da dupla pode ser colocado no anel mais avançado enquanto o outro seguidor será colocado de volta em sua reserva. Para cada novo espaço usado no tabuleiro da torre, você ganha aquele feitiço, ou perde um feitiço se você escolheu promover seguidores, por exemplo. Sempre atualize seu livro de feitiços na fase de preparação.
O jogo termina quando todos os seus planetas colidem no centro. Após a rodada final de cada jogador, a contagem dos pontos de vitória começará. Você ganha pontos de vitória por controlar a maioria dos locais e ter o maior número de feitiços. Quanto mais avançados os feitiços em sua posse, mais pontos você obterá. O jogador com mais pontos de vitória vence o jogo.
Jogando
Como o mapa ao redor da cidade em ruínas foi cercado com nossos dois meeples pouco antes de nossa última rodada, tentei reunir o máximo de recursos que pude para promover o máximo de meus aprendizes para ganhar o máximo de feitiços e vencer o jogo. Tomasz, entretanto, tinha planos diferentes. Marchando com seu exército de seguidores em direção a sua torre para o fim da Jornada final, ele eliminou meus seguidores e o controle sobre a terra com seus feitiços e movimentos. Mesmo que eu tenha executado um feitiço fazendo-o gastar mais movimento e tornando-o mais difícil de atacar, ele por sua vez tinha um contra-feitiço, dando-lhe mais movimento...
Perdi por dois pontos já que havia perdido a vantagem de controle do mapa e ele se achou muito esperto. Mas não se preocupe, vou mostrar a ele na próxima vez.
Mesmo que tenhamos nos divertido com
Archmage, parecia um pouco vazio com apenas dois jogadores. Especialmente depois de jogar com quatro pessoas depois. Com duas pessoas, você não usa o mapa completo e simplesmente não há tanta competição. Na maior parte do jogo, eu tinha meu lado do tabuleiro e Tomasz tinha o seu lado e nós dois estávamos nos concentrando em ganhar mais feitiços e reunir suprimentos. Com quatro pessoas, no entanto, tivemos uma grande competição pela terra, já que você obtém suprimentos deles com certas ações se você os controlar. Feitiços eram mais usados e também tinham mais propósito. Dito isso,
Archmage tem um ótimo tema com boa arte, especialmente nas cartas de feitiço. Mas devo advertir que o brilho das cartas pode dificultar a leitura adequada às vezes. Com cada tile, você descobre mais terrenos e desbloqueia mais ações para usar. Também gostamos da estratégia por trás do jogo. Você precisa se equilibrar se for empregar mais seguidores para os terrenos que atravessar ou se for salvá-los para promovê-los mais tarde para os feitiços. Com quatro pessoas, essa escolha não é tão fácil, o que torna o jogo muito mais divertido e desafiador.
Considerações Finais
Archmage é um jogo de estratégia temática de magia onde você deve escolher entre ganhar o controle do terreno ou promovê-lo para ganhar mais feitiços, tudo para tentar se tornar o novo Archmage. Este jogo é muito divertido e bem equilibrado com quatro jogadores, mas com menos de três descobrimos que era um pouco vazio e menos desafiador. Os cartões têm uma bela arte e os componentes são de boa qualidade. O jogo é fácil de aprender e não possui apenas peças de referência, mas também uma ficha de referência com todas as regras compiladas, o que torna muito mais fácil se você estiver jogando seu primeiro jogo para consultar as regras. Se você tem um grupo de quatro jogadores, este jogo é incrível e desafiador.
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Traduzido*** por
Vania Telles
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