Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Últimos Cadastros
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Últimos Cadastros

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Dúvida de Regras
  3. Jester
  4. Dúvidas básicas nas guildas do Jester

Dúvidas básicas nas guildas do Jester

Jester
  • avatar
    tpcordeiro29/09/21 11:15
    avatar
    tpcordeiro
    29/09/21 11:15
    1808 mensagens MD

    Fiquei com algumas dúvidas em relação à regras básicas nas guildas, que achei q faltaram ser melhor explicadas no manual:

    1 - Quando um jogador tem o poder da guilda 04, que dá direito a manipular 2 selos, mas ele está na situação em q não foi ele q visitou a corte, mas ele tem o direito de manipular pq, na vez do outro jogador, ele empatou nos marcadores da realeza e nos pontos de fama ("todos os empatados podem manipular"). Nesse caso ele também pode usar esse poder da guilda para manipular 2 selos? Ou apenas quando for ele a visitar a corte?

    2 - Essa mesma guilda 04, de manipular 2 selos diz que o jogador pode manipulá-las "mesmo que ele não tenha maioria de marcadores sobre a realeza." Isso quer dizer que quando o jogador tem essa guilda, a maioria não é verificada e apenas ele pode manipular? Ou quem tem a maioria tb pode manipular?

    3 - Se o jogador tem marcadores suficientes para usar um poder de guilda, mas esse jogador precisa tirar marcadores dela na mesma ação, ainda assim ele pode usar o poder?
    Por exemplo, o jogador tem 3 marcadores na guilda 02 (q duplica o bônus do teatro). Aí o jogador quer fazer o bônus de tragédia, que dá a ele o direito de colocar um marcador no rei. Se ao colocar o primeiro marcador ele retirar dessa guilda 02, ele poderá colocar o 2° marcador (mesmo ele não tendo mais o mínimo de 3 marcadores lá na guilda)?
    Situação semelhante, por exemplo, pro jogador q tem 4 marcadores na guilda 01 (visitar 2 professores), porém no primeiro professor ele quer tirar 1 dos marcadores dessa guilda para colocar no tabuleiro individual. Ainda assim ele pode visitar um segundo professor?

    4 - Quando o jogador possui a guilda 05, que dá o direito de ficar com 2 cartas das usadas, a escolha dessas cartas é aberta? Os outros jogadores devem saber quais cartas ele ficou? Pois mesmo q seja uma escolha fechada, as outras cartas do jogador (que estavam abertas na mesa até então) voltam para as respectivas pilhas, fica fácil acompanhar quais cartas o cara está escolhendo...

    2
    0
    0
  • Compre agora o jogo Jester na LUDOSTORE
    R$ 85,65 (no boleto)
    Visualizar OfertaVer
  • pedro_rpires
    381 mensagens MD
    avatar
    pedro_rpires29/09/21 14:02
    pedro_rpires » 29/09/21 14:02

    A resposta mais confiável seria a do @Marcos Macri, mas posso tentar ajudar com base na minha intepretação das regras (já sabendo que posso estar errado):

    1. Em qualquer cenário, você só pode manipular os marcadores se visitar a corte. Isso de "todos os empatados podem manipular" é só uma maneira de dizer que se existem cores empatadas, qualquer um destes jogadores pode manipular as preferências ao visitar a corte.

    2. Entendo que sempre que você visita a corte, se você tem a maioria, pode manipular. Ter a ajuda da guilda é só uma forma de não obedecer essa última condição, ou seja: sempre que você visita a corte, pode manipular.

    3. Cenário interessante. Joguei pouco e ainda não tinha pensado nisso... Eu diria que o jogador pode sim, pois no momento de realizar a ação ele possuia os requisitos da guilda.

    4. Imagino que a escolha seja aberta mesmo. Como você disse, é possível acompanhar a escolha com base nas cartas descartadas. Mas isso é puro palpite meu mesmo.

    3
  • tpcordeiro
    1808 mensagens MD
    avatar
    tpcordeiro29/09/21 17:42
    tpcordeiro » 29/09/21 17:42

    pedro_rpires::1. Em qualquer cenário, você só pode manipular os marcadores se visitar a corte. Isso de "todos os empatados podem manipular" é só uma maneira de dizer que se existem cores empatadas, qualquer um destes jogadores pode manipular as preferências ao visitar a corte.


    Entendi oq vc quis dizer, mas se é esse o caso a redação dessa regra ficou bem ruim... Eu tinha entendido como se o jogador atual empatou em todos os critérios, todos poderiam manipular na vez dele, inclusive ele mesmo.
    A expressão "todos os empatados podem manipular" ficou dúbia. Daria pra escrever oq vc falou de uma forma muito melhor (e até mais enxuta).
     
    pedro_rpires::2. Entendo que sempre que você visita a corte, se você tem a maioria, pode manipular. Ter a ajuda da guilda é só uma forma de não obedecer essa última condição, ou seja: sempre que você visita a corte, pode manipular.


    Tb me parece ser isso, mas mais uma vez, achei o texto dúbio, daria pra ser mais claro de outra forma.

    1
  • Júlio Ferreira
    1033 mensagens MD
    avatar
    Júlio Ferreira30/09/21 02:00
    Júlio Ferreira » 30/09/21 02:00

    Sobre a 3, pra mim você pode realizar a ação sim. 

    A guilda três dobra o bônus, mas continua sendo uma única ação. No caso, na peça de tragédia, você pode mover dois marcadores no lugar de um, simultaneamente, então você só perde o bônus da guilda no fim da ação. 

    Já o exemplo com a guilda 1 aparenta um timing diferente, pq são aulas diferentes, mas eu insisto que a ação acontece ao mesmo tempo, apenas de forma dobrada(não são duas ações, são duas aulas e aí fecha a ação encomendando uma ferramenta). Então você pode remover marcadores da guilda 01 e ainda fazer a segunda aula. Lembrando que você só tira marcadores da guilda pra se especializar em aulas quando não tem marcadores na reserva pessoal.

    Sobre a o 4, meu lema é  "faça do jeito mais simples", as únicas informações ocultas do jogo estão no biombo e na mão do jogador. Tornar essa seleção "secreta", gera um problema de usabilidade, uma complicação boba. Mas acho que se a mesa é competitiva nesse ponto, uma house rule resolve, acredito que não vai fazer tanta diferença no jogo.

    Mas concordo que fica subjetivo. 

    A 1 e a 2 é exatamente o que foi respondido, manipulação de selos só quando visitar a corte, independente da guilda. 

    2
  • tpcordeiro
    1808 mensagens MD
    avatar
    tpcordeiro04/10/21 11:20
    tpcordeiro » 04/10/21 11:20

    Júlio Ferreira::Sobre a 3, pra mim você pode realizar a ação sim.

    Eu tb concordo, inclusive para o dois exemplos q eu dei. Só acho q poderia ter a situação citada no manual, não é possível q nos playtestes não tenha acontecido algo semelhante, não vejo como sendo uma situação tão incomum.
    Júlio Ferreira::Sobre a o 4, meu lema é  "faça do jeito mais simples", as únicas informações ocultas do jogo estão no biombo e na mão do jogador. Tornar essa seleção "secreta", gera um problema de usabilidade, uma complicação boba. Mas acho que se a mesa é competitiva nesse ponto, uma house rule resolve, acredito que não vai fazer tanta diferença no jogo.

    Sim, acredito mesmo q a escolha das cartas seja uma informação aberta, até pq todas as escolhas de cartas de ação no jogo são abertas... Mas, mais uma vez, acho q faltou essa informação no manual. E dessa vez nem era uma situação específica, é uma regra básica... Não é possível q ninguém teve essa mesma dúvida durante os playtestes...
    Júlio Ferreira::A 1 e a 2 é exatamente o que foi respondido, manipulação de selos só quando visitar a corte, independente da guilda. 

    Então, essa eu me dou por vencido, já é a segunda pessoa q entendeu a regra dessa forma. Apesar de ainda achar q a redação do texto do texto ficou dúbio ("Se o empate persistir, todos os empatados podem manipular"), poderia ter sido melhor explicado de outra forma.

    1
Responder
Jester - Dúvidas básicas nas guildas do Jester
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.