1) Sim, e isso está declarado explicitamente nas regras, p. 21:

2) Usar o dado, por exemplo, para o movimento adicional (primeira habilidade desbloqueada) gasta o dado, ou seja, esse dado não está mais disponível para a ação de face original dele. O uso desse dado fica sendo sua jogada com dado de ação daquela rodada: você não pode usar outro dado. Isso também está nas regras, p. 21: "O Nazgûl ativo pode usar uma dessas habilidades, EM VEZ DO USO NORMAL DE UM DADO DE AÇÃO", ou seja, o uso do dado como habilidade fica sendo sua ação naquela rodada. As habilidades são simplesmente mais opções de ação, elas não são ações extras ou bônus.