O texto abaixo é uma adaptação do roteiro do video. Recomendo assisti-lo tbm.
Project L é um jogo abstrato pra 1 a 4 jogadores (sim, tem um modo solo) em que vc irá colocar peças nos cartões, pra ganhar mais peças, e fazer mais cartões, pra ganhar mais peças, e fazer ainda mais cartões!
E no final, vence quem tiver mais pontos! Simples né? E é mesmo!
Jogando
No início do jogo são formadas 2 linhas pra copra de cartões: 4 cartões brancos e 4 pretos. Os brancos são os mais simples, e os pretos os mais difíceis, e que dão mais pontos.
Em seu turno, cada jogador faz 3 ações e passa. O jogo vai rodando até que a fila de cartões pretos acabe. E aí engatilha o fim do jogo.
Ações possíveis:
As ações possíveis são bem simples:
Pegar um cartão
Colocar uma peça
Subir uma peça de nível
E Ação Mestre, q é colocar uma peça em cada cartão.
Vc faz 3 dessas ações, e pode repeti-las, menos a Ação Mestra. Essa só pode ser feita uma vez por turno. Vc pode ter até 4 cartões incompletos, e não há limite de peças.
Assim q vc completa um cartão, vc ganha a peça indicada, e tbm retorna todas as peças usadas. E aí vc poderá usa-las pra completar mais cartões. Ou seja, vc cria uma maquininha de peças!
Fim do jogo
Quando a pilha de compras dos cartões pretos ficar vazia, aí é engatilhado o fim do jogo.
Os jogadores terminam a rodada atual, pra q todos tenham a mesma quantidade de turnos.
Em seguida todos fazem um último turno, normal.
E depois todos podem fazer os Ajustes finais. Que nada mais é q usar suas peças pra completar os cartões. Pra cada peça usada vc perde 1 ponto.
Opiniões
Eu já estava bem curioso quando Project L foi anunciado pro Brasil e quando joguei superou minhas expectativas. Curti bastante!
Componentes
Seus componentes são muito caprichados e encantam qualquer jogador! Todo o jogo tem um design minimalista, desde a caixa, até os cartões. As peças de plástico tem um ótimo acabamento, e parecem ser do mesmo material do Azul. Achei lindas as cores usadas: bem fortes e contrastantes. A sensação tátil ao manipular as peças é incrível.
E os cartões são um show à parte! Eles podiam muito bem ser umas cartinhas comuns, mas não, são bem grossos e tem 2 camadas! Isso aqui faz toda a diferença, pq faz o encaixe perfeito das peças, evitando q elas saiam do lugar. E tem até um acabamento em verniz na frente e no verso. Apesar do jogo simples, capricharam demais nesses componentes!
O único revés são os tabuleiros dos jogadores, que são num papel mais simples, mas está longe de ser ruim.
Mas e aí o jogo é bom? Sim!
Suas regras são muito fáceis de entender, e tbm é bem tranquilo de jogar. Pode ser jogado com toda a família, desde novatos até os mais experientes. Tudo super fácil de montar e guardar.
Não é um jogo com disputas diretas, é cada jogador fazendo seu jogo, mas de vez em quando vale dar aquela olhada no que os outros estão fazendo pra ver se vc não tá muito atrás. A interação fica somente nas fileiras de compra dos cartões, pra ver quem pega qual cartão primeiro. Só quando os cartões começam a acabar q vc tem q se programar pra dar tempo de concluir todos seus cartões.
Joguei em 2 e 4 jogadores, e ambas as partidas foram bem rápidas: 20 a 30 minutos.
Em 2 o jogo fica mais marcado, e vc acaba prestando mais atenção no seu oponente. Já em 4, vc não tem muito controle na fila de compras e vai pegando o que aparece na sua vez.
Em 4 o jogo fica levemente mais apertado pois as fichas pretas acabam mais rápido. Se vc der mole pode ser pego com o fim de jogo antes do esperado.
O que eu mais gostei do jogo foi sua mecânica de máquina de peças: Assim que vc termina um cartão, além de uma nova peça, vc ainda pega as peças usadas de volta! Ou seja, vc nunca perde peças, só ganha! E com essas novas peças maiores, vc consegue tapar mais espaços.
No início vc só consegue fazer os cartões brancos, mais simples, mas do meio pra frente, todos começam a mirar nos cartões pretos, que são mais difíceis e valiosos. E isso vai acelerando o fim do jogo, criando uma certa tensão. Essa escalada do jogo é bem legal.
No fundo é um jogo de gestão e otimização de peças, por isso a ação Mestre é bem importante, pois ela te possibilita colocar várias peças de uma vez. É crucial ter um bom planejamento e usar a ação Mestre todo turno.
Pontos positivos
Componentes caprichados
Fácil de explicar e jogar
Partidas rápidas
Gostoso de jogar, dá vontade de jogar sempre mais uma vez.
Pontos negativos
O único ponto negativo fica no tabuleiro do jogador Multi-idioma. Todos os componentes são super caprichados, com todo um cuidado minimalista, mas aí só nesse tabuleirinho ficou tudo meio poluído. Não ficou ruim, mas perto de todo capricho, achei q ficou a desejar. Mas claro… não atrapalha em nada… tanto q depois de algumas partidas vc nem precisa mais desse tabuleiro.
E este foi o Project L! Um jogo lindo e relaxante, perfeito pra toda família. Super recomendo!
Aquela ignorada básica no modo solo... Sim ele existe talvez não caiba explicar, teu foco é multiplayer, mas citar a existência seria legal, faltou essa "pecinha", obrigado pelo texto!
Rimor::Aquela ignorada básica no modo solo... Sim ele existe talvez não caiba explicar, teu foco é multiplayer, mas citar a existência seria legal, faltou essa "pecinha", obrigado pelo texto!
Falha minha. De fato meu foco é o multiplayer, mas não custa nada citar o modo solo, né? Vou ajustar no texto
Rimor::Aquela ignorada básica no modo solo... Sim ele existe talvez não caiba explicar, teu foco é multiplayer, mas citar a existência seria legal, faltou essa "pecinha", obrigado pelo texto!