A regra é:
Toda vez que realizar a ação dos tabuleiros de ação: Floresta (2), Pedreira (3) ou Depósito de Ouro (4). Ganhe 1 recurso adicional (madeira, pedra ou ouro respectivamente).
Bom, eu sempre joguei assim: toda vez que eu faço a ação principal na qual ganho um recurso sendo madeira, pedra ou ouro eu ganho outro adicional.
Porém jogando com um amigo na terça feira dessa semana, ele discordou comigo achando que qualquer ganho na ação do tabuleiro vc ganha 1 recurso adicional por estar executando ação, isso aconteceu pq o trabalhador estava no poder de nível 1 e a recompensa seria ganhar 1 ponto de vitória, então ele disse: Ganha um recurso pq está executando a ação no tabuleiro. Aí ficou essa dúvida, na minha opinião vc só ganha o recurso adicional se ganhar o recurso como recompensa, a própria palavra já diz: Recurso Adicional, senão seria, ganha a recompensa em 1 recurso adicional ou 1 ponto adicional.