Sobre The Fox in the Forest Duet: Regras do jogo
Esse texto demorou um pouco mais do que eu esperava para sair, mas aqui está ele dando continuidade aos textos de regra ! No texto sobre o SixStix eu havia dito que eu faria votações no Instagram para decidir o jogo explicado aqui. Se você quiser votar na próxima vez, é só seguir o Instagram do canal (link no final do texto) !
Dessa vez eu farei algo um pouco diferente, eu deixarei uma “caixa” nos stories para que vocês mandem as suas sugestões (melhor do que eu tirar dois jogos do nada, não sou muito criativo) !
Sobre o texto, já peço perdão caso haja algum erro estou seguindo o manual (algumas coisas mudaram, outras são uma tradução direta. Sim, eu sou um explicador de regras inexperiente)
Um último detalhe antes de começarmos, o jogo possui vários nomes para memorizar, então estarei os destacando aqui. As imagens estarão sendo tiradas do manual, mas caso alguma outra fonte apareça, deixarei no final do texto.
Seguem as regras:
Introdução
The Fox in the Forest Duet é um jogo de vaza cooperativo para 2 jogadores, onde o seu objetivo é coletar todas as gemas que estão escondidas numa floresta, tomando o cuidado para não se perder !
Preparação
Coloque 12 fichas de gema nos quadrados do tabuleiro de acordo com o número de quadradinhos pendurados dentro de cada quadrado do tabuleiro (estarei chamando-os só de quadrados), que vão de 0 a 2. Deixe as fichas de gema restantes ao lado do tabuleiro, formando um monte de compras;
(Nesse caso, são 2 fichas)
(Como a organização fica. Ignore os números)
A Rodada
Cada rodada consiste em 11 turnos, que são chamados vazas.
Em cada vaza, um jogador será o Líder (joga a primeira carta da vaza) e o outro será o Seguidor (joga a segunda carta da vaza)
Antes de prosseguirmos, é necessário mostrar uma coisa:
A parte marcada em azul claro é o Valor de movimento, que vai de 0-3.
Nesse caso, é 3.
A estrela circulada em rosa é o Naipe, que pode ser estrela (azul), rosa (amarelo) ou pombo (verde).
Por fim, o número circulado em vinho é, bem, o número, que vai de 0-10.
Cartas especiais:
Todas as cartas de número ímpar possuem habilidades especiais (habilidades essas que estão escritas na carta). Eu deixarei no final do texto uma lista com cada uma delas, já que são muitas e só confundiriam agora. Elas aparecem também nas cartas de referência, que ficam sempre com os jogadores.
Voltando à rodada:
O Líder da primeira vaza de cada rodada é o jogador que não foi o Distribuidor. Durante cada vaza subsequente à primeira, o Líder é aquele que venceu a vaza anterior. Ele deve jogar uma carta, que pode ter o mesmo Naipe da Carta decretada ou não. O Naipe da carta jogada pelo Líder é chamado de Naipe Líder, enquanto o da Carta Decretada é chamado de Naipe de Trunfo.
O Seguidor, por sua vez, deve jogar uma carta com o Naipe Líder, mas o número pode ser qualquer um. Caso não seja possível jogar uma carta com o Naipe Líder, ele deve jogar qualquer outra carta da sua mão, sem restrição.
O vencedor da vaza
Depois que as duas cartas foram jogadas, é determinado o vencedor da vaza. Para isso, são levados em consideração os seguintes critérios:
Trunfo: se uma ou duas cartas da vaza forem do Naipe de Trunfo, o jogador que jogou a carta do Naipe de Trunfo de maior número é o vencedor.
Sem Trunfo: se nenhuma das cartas da vaza forem do Naipe de Trunfo, o jogador que jogou a carta do Naipe Líder de maior número é o vencedor.
O marcador de time
O jogador que ganhou a vaza soma o Valor de movimento das duas cartas jogadas e move esse valor da casas para a sua direção o Marcador de time (a não ser que uma carta diga para que se faça algo diferente).
Caso o Marcador passe o último espaço não coberto em determinada direção (no caso da primeira partida, o final), traga-o novamente para o centro e coloque uma ficha de floresta cobrindo o último espaço daquela direção.
Caso você não tenha mais fichas de floresta para colocar ao sair do tabuleiro, o jogo termina em derrota. Se uma delas cobrir um espaço ligado a uma ou mais Fichas de gema, essas são então puxadas um quadrado mais próximas do centro.
As fichas de gema
O seu objetivo é coletar todas as Fichas de gema do tabuleiro, e para coletá-las o Marcador de time deve cair em um espaço ligado a um quadrado com uma ou mais delas (mesmo que ele não se mova no processo), que devem ser todas coletadas e deixadas no monte de compras. Só não é possível pegar as Fichas de gema de um quadrado caso elas tenham acabado de se mover por conta de uma ficha de floresta.
Final da vaza
Após o Marcador ter se movido, a vaza acaba e as duas cartas usadas são deixadas de lado, viradas para baixo sem que ninguém possa vê-las.
Começa outra vaza e o processo se repete até que a rodada acabe (e as cartas também).
Final da rodada
Quando as 11 vazas terminarem, a rodada termina, sendo que ocorrem 3 rodadas ao total. Ao final da primeira e segunda rodada, siga os passos listados a seguir, ao final da terceira, o jogo termina (mais sobre o final do jogo depois)
Coloque uma ficha de floresta (caso ainda estejam disponíveis) cobrindo a última parte descoberta de um lado do tabuleiro, que deve ser escolhido pelos dois jogadores (se o Marcador de time estiver em uma ponta do tabuleiro, a ficha de floresta deve ser colocada na outra).
O Marcador de time não volta ao centro do tabuleiro no final da rodada.
Fim do jogo
O jogo pode acabar de 3 maneiras:
1- Vitória: você consegui pegar todas as Fichas de gema antes do final da terceira rodada. Você ganha pontos de acordo com:
Grave os seus pontos e tente bater seu recorde em futuras partidas !
2- Perdido na floresta: Você perde pois o Marcador de time passou do último espaço descoberto de um lado do tabuleiro e não havia uma ficha de floresta restante.
3- O tempo acabou: Você perde pois a terceira rodada acabou e ainda existiam Fichas de gema no tabuleiro. Se a qualquer momento do jogo você perceber que será impossível coletar todas as Fichas de gema, você deve desistir da partida.
Regras de comunicação
Como esse é um jogo cooperativo, algumas regras de comunicação devem ser seguidas:
(Nota minha: ou você pode ignorar totalmente essas regras, o que provavelmente é o que eu faria caso jogasse o jogo)
Níveis de dificuldade
Existem 3 níveis de dificuldade de acordo com a forma que você prepara o jogo. A preparação que foi descrita é a do nível 1, o normal do jogo. Caso você queira aumentar a dificuldade, segue a tabela:
(infelizmente não terei imagens do lado B para mostrar. Espaços aqui são os quadrados do tabuleiro.)
Lista de habilidades das cartas ímpares
As cartas ímpares possuem habilidades especiais que são ativadas quando jogadas. Vamos conhecê-las:
1 (Músico) - O jogador que venceu a vaza escolhe para que lado mover o Marcador de time.
3 (Raposas) - Ao jogar esta carta, você deve escolher entre você e o outro jogador. A pessoa escolhida pode trocar a Carta decretada por uma da sua mão (é opcional, ela escolhe se deseja ou não fazer isso). Caso ela escolha trocar a carta, a troca é feita imediatamente e as consequências disso podem mudar o vencedor da vaza.
5 (Gazela) - O vencedor da vaza pode ignorar o Valor de movimento de uma ou de nenhuma carta jogada. Caso duas gazelas tenham sido jogadas, o vencedor pode ignorar o Valor de movimento de uma, duas ou nenhuma carta.
7 (Presente) - Quando essa carta é jogada, imediatamente os jogadores devem escolher uma carta cada um e trocá-las entre si, sem saberem o que receberão. Eles devem trocar as cartas ao mesmo tempo, sendo que a troca é obrigatória.
9 (Herdeiro Real) - Quando essa é a primeira carta a ser jogada na vaza, o segundo a jogar não é obrigado a seguir o Naipe Líder (mas ele ainda pode, se assim desejar). Caso ela seja a segunda a ser jogada, não possui nenhum efeito.
Sobre valores
Chegou a hora de falar sobre o valor do jogo. Como ele será lançado pela Funbox, devemos levar em consideração os seguintes pontos:
O valor original do jogo é de aproximadamente US$ 14,10 (R$ 76,72 na amazon sem frete);
Provavelmente partes do jogo serão feitas aqui no Brasil (só os marcadores que devem ser importados);
A Funbox lançou o Coatl, que possui componentes muito mais caros, por aproximadamente R$ 300,00;
O Apagão: Ruas de Fúria, que foi lançado recentemente (ver texto sobre como ameaçar avós para entender mais) e que possui componentes parecidos (mais ou menos) está saindo por R$90,00;
Por isso, eu diria, com meus conhecimentos quase nulos sobre a fabricação de jogos, que o jogo sairia por R$90,00 - R$120,00. Caso alguém tenha uma melhor noção sobre os valores, sinta-se livre para mandar nos comentários, junto com dúvidas, com problemas nas regras ou com jogos anunciados para o próximo texto de regras (estarei aceitando sugestões daqui também).
Agora só me resta falar para todos como as raposas são fofas !
The Fox in the Forest Duet é um jogo da Foxtrot Games baseado no Fox in The Forest, de Joshua Buergel, que está sendo trazido para o Brasil pela Funbox.
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Vídeo fofo para quem leu até o final: