Eu adoro jogos de papel e caneta, e Avenue é quase isso, mas com um toque a mais! É um jogo que vem com um bloco dos mapas e um baralho de cartas com os caminhos possíveis, o que faz ser um jogo simples e também baratinho.
A ideia aqui é você traçar no seu mapa os caminhos que liguem as suas fazendas às uvas e, no final de algumas rodadas, quem conseguiu coletar mais uvas, ganha o jogo.
O grande lance é que você só pode desenhar no seu mapa o trecho do caminho que sair na carta que você virar, então você precisa ficar atento aos caminhos que pode ou não fazer.
Na caixa, a idade mínima recomendada é de 14 anos, mas por um problema de certificação no Inmetro. Lá fora, o jogo é indicada para 8 anos em diante. O jogo é simples, só exige que a criança tenha entendimento de números e saiba fazer contagem simples. Então, uma criança de 5 ou 6 anos já conseguiria jogar tranquilamente. Lembre-se que quem conhece melhor o seu filho é você mesmo!
É o tipo de jogo que o Dante, com 7 anos, adora e sempre pede para jogarmos. O Gael, com 4 anos, ainda não consegue jogar sozinho, mas ele joga “no meu time” e se diverte muito!
— Mas as regras não são complexas?
Sim, existem algumas regras que podem somar e diminuir pontos como, por exemplo, a cada rodada, você precisa coletar mais uvas do que na rodada anterior. Caso contrário, sua pontuação nessa rodada será zero. Essa regra eu decidi deixar de fora, é o que chamamos de “regras da casa”, porque você não é obrigado a seguir estritamente o manual de nada, uma vez que o objetivo é se divertir com os seus filhos!
Então é isso, Avenue é um jogo divertidíssimo da PaperGames, que você pode jogar tanto com seus filhos, como com seus amigos depois que os filhos dormem. É rápido e não tem como ser repetitivo (até porque você pode, depois, comprar um bloquinho extra só com mapas diferentes).
FICHA TÉCNICA
Autores: Eilif Svensson, Kristian Amundsen Østby
Editora: @papergamesed
Jogadores: 1 a 10
Idade mínima: 14 (minha opinião: 6)
Tempo de partida: 15 minutos
Modalidade: competitivo