O texto abaixo é uma adaptação do roteiro do video. Recomendo assisti-lo tbm.
-------------
Visão Geral
Que tal explorar uma masmorra totalmente aleatória cheia de cubinhos?
Em dungeon drop cada jogador recebe uma raça e uma classe, cada uma habilidades diferentes e parte pra exploração!
Na sua vez ele joga mais alguns cubos na mesa, pode usar uma de suas habilidades, e aí é só coletar os tesouros. Vc escolhe 3 pilares cinzas pra formar uma sala e coleta tudo que estiver dentro.
Tem ouro, gemas preciosas, itens mágicos… Mas cuidado com os monstros! Eles vão te dar danos e atrapalhar seu saque!
Após 3 rodadas, quem fizer o saque mais valioso é o vencedor.
---------
Ficha Técnica
Dungeon Drop é um jogo pra 1 a 4 jogadores, e é bem rapidinho, cerca de 20 minutinhos.
Super simples de explicar e de jogar. Foi lançado originalmente em 2020 e chegou ao Brasil em Julho de 2021 pela Grok, que gentilmente nos enviou essa caixinha.
Seu autor é o Scott R. Smith, e esse foi seu primeiro jogo. Um detalhe interessante fica com sua ilustradora, Marília Nascimento, que é uma brasileira, olha q bacana!
Ela é uma ilustradora de 26 anos, e mora em João Pessoa, na Paraíba. Ela conhecia um dos desenvolvedores, fez uma fan art de um personagem do jogo, com aquela arte toda fofinha e divertida, eles curtiram e quiseram fazer o jogo todo com seu estilo!
Opiniões
O jogo tem uma idéia bem interessante e original: jogar na mesa aquele monte de cubinho, de forma bem aleatória. Aí meus amigos, é aquela: é cubinho pra tudo quanto é lado! Definitivamente não é jogo pra mesa pequena. Recomendo uma mesa bem grande, e com um paninho pra amortecer a queda. Ou até mesmo jogar no chão, num tapete.
A premissa do jogo é bem divertida e inusitada, e isso já fica visível nas ilustrações do jogo, e até em sua caixa, nesse formato quadradinho.
Os componentes são MUITO legais! Até a caixa do jogo tem um tratamento especial com ilustrações internas. E ela até faz parte do gameplay, servindo como repositório pros cubos que entrarão em jogo.
São centenas de cubinhos de vários tamanhos, cores e materiais diferentes. Cada um deles representa um tesouro, item ou monstro diferente. Seu maior desafio será conseguir triangular os pilares pra formar a sala com os melhores tesouros, ao mesmo tempo que evita os monstros.
O jogo é facílimo de ensinar e suas partidas são bem rápidas. É um jogo que não exige nenhuma grande estratégia. É tudo meio caótico e descompromissado.
Um detalhe bem interessante são as cartas de aventura secretas, pois faz com que cada jogador busque um tipo diferente de tesouro, e assim explorem diferentes áreas do mapa.
Ponto positivos:
Divertido
Fácil de explicar e jogar
Arte e componentes caprichados: os cubinhos ficam lindos espalhados na mesa, e a arte divertida casou bem com a proposta do jogo.
Alta rejogabilidade: cada partida será diferente por conto da formação da dungeon e pela mistura das raças e classes dos personagens.
Pontos negativos:
Manual deixa a desejar. Ele é bem enxuto, mas não responde com clareza todas as dúvidas que surgem.
Muito espaçoso. Exige um espaço bem grande pra jogar. E tem q tomar muito cuidado pra não perder cubinho q sai quicando.
Dragão é desbalanceado. Quem pega o dragão tem uma vantagem MUITO grande. São 8 pontos com apenas um cubo. Não é fácil de ocnseguir, mas é uma diferença de ponto muito grande
Considerações finais
Adorei o conceito, a caixinha e os componentes. O gameplay é divertido, mas não é o tipo de jogo que eu jogaria diversas vezes. Acho q umas 3, 4 partidas já foram suficientes pra ver o que ele tem a oferecer.
Pode funcionar bem com crianças, ou com jogadores mais descompromissados.
Conheça nosso Clube de Secreteiros:
Com apenas R$5 no Picpay, vc ajuda bastante o canal e ainda participa de sorteios e um grupo exclusivo com a equipe Mesa Secreta.
Seja um Secreteiro: https://picpay.me/mesasecreta