Opa companheiros, como vão?
A algum tempo queria escrever esse tópico para saber a opinião de vocês.
O que vocês acham das quatro cartas de "toma essa" que tem no jogo (três de membros de conselho e uma de clérigo)? Prejudicam a partida? Não causam tanto efeito? Dá mais sentido ao jogo? Acrescentam uma picardia na disputa? Cabe em um euro que exige um certo nível de planejamento? Prioriza demais a trilha cinza (proteção/conselho) em detrimento da trilha dos comerciantes (laranja)? Tragam as suas questões.
Alguns fatores contra:
Desviam o planejamento dos jogadores ameaçados (nas duas rodadas derradeiras do jogo);
Forçam esses jogadores a queimar dados (dispomos de apenas 12 dados no jogo todo);
O jogador ameaçado acaba gastando mais recursos para escapar da possível bravata.
Alguns fatores a favor:
Criam uma opção de atração para a trilha cinza (proteção/conselho), sendo este, talvez, o principal benefício de se manter-se à frente dos demais na trilha;
Acrescentam uma interação (além do leilão de dados) mais direta na disputa, quase que um corpo a corpo;
Fazem sentido temático, uma vez que quem se planejou e está na frente na trilha cinza (proteção/conselho), poderá ter o poder de ameaçar os menos protegidos.
E ainda tem a carta do clérigo, um caso mais a parte.
Vamos as cartas:

"Na ordem dos jogadores, cada oponente decide o que você recebe (que será o que eles decidirem perder): poderá ser 1 guarda e 1 moeda OU 2 pontos de vitória. É possível chegar abaixo de 0 pontos de vitória na trilha de pontuação. Se um jogador não tiver recursos, ele deverá conceder a você os pontos de vitória. "
Esta carta de membro de conselho está no baralho II e é a mais leve em termos de "toma essa", porque o ameaçado pode pagar com dois tipos de recursos divididos ou pontos de vitórias. Em dois jogadores não é muito vantajosa (4PV), mas em quatro seus ganhos podem duplicar, chegando a 8PV no comparativo individual (6PV totais ganhos + 2PV individual). Mas, por ser uma carta fácil de se pagar com recursos, o mais real é que o jogador que a comprou receba no máximo 3 Guardas + 3 Moedas.

"Na ordem dos jogadores, os jogadores cujos discos estiverem atrás do seu na trilha cinza (de influência do conselho) deverão escolher qual dos dois ícones indicados vão ceder para você. É possível chegar abaixo de 0 pontos de vitória na trilha de pontuação. Os jogadores que não tiverem recursos deverão ceder os pontos de vitória."
Essas cartas de membro de conselho estão no baralho III, e aqui a coisa fica mais complexa, porque só é possível pagar com um tipo de recurso específico integral, e num montante 3 vezes maior que na carta anterior, ou então entregar 3PV. O nível de "toma essa" aqui pode provocar em um dos jogadores menos protegidos uma ruptura com seu planejamento, "queimando" pelo menos um dado e recursos para defesa. Se as duas cartas aparecerem na mesma rodada, os jogadores menos protegidos terão que jogar com atenção para conciliarem as suas defesas, "o deixa que eu deixo" neste caso pode comprometê-los. Em termos de ganhos, com dois jogadores é possível obter 6PV no comparativo individual ou 3 quantidades de um dos recursos. Com quatro jogadores os ganhos podem ser duplicados em 12PV no comparativo individual (9PV no total e 3PV individual). Essas cartas são também interessantes para o 2º colocado na trilha cinza, que recebe 9PV no comparativo individual (6PV + 3PV), e assim eleva o perigo aos menos protegidos.

"Você ganha 5 pontos de vitória. Na ordem dos jogadores, cada oponente decide se perde 3 pontos de vitória OU uma das cartas de clérigo. Se um jogador decide perder a carta, ele deve descartá-la e, consequentemente, perde o valor de influência da carta na trilha de influência dos clérigos. Ao fazer isso, caso o disco do jogador pare em uma casa que tenha outros discos, ele deve colocá-lo sobre os outros. O jogador que não tiver clérigos deve perder pontos de vitória."
Esta carta de clérigo está no baralho III. e diferentemente das demais, qualquer jogador que a comprá-la poderá usufruir da integralidade do seu "toma essa". Em quatro jogadores, não dá para descrever, em termos de estratégia, o quão seria tão determinante a perda de uma carta de clérigo para cada jogador afetado, mas em termo de pontos de vitória ela pode gerar 8PV no comparativo individual (5PV de prêmio + 3PV individual). E por motivos óbvios, será uma das cartas mais concorridas do leilão.
E qual a opinião de vocês sobre essas cartas? Tem jogadores que postaram no BGG as suas frustações por elas e até modificaram as descrições das cartas, para deixá-las mais suaves. Aqui em casa já jogamos retirando o "toma essa". Depois coloco as nossas impressões.
Obrigado a quem responder.
Valeu