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  2. Análises
  3. Coimbra
  4. O que vocês acham das cartas de "toma essa"?

O que vocês acham das cartas de "toma essa"?

Coimbra
  • avatar
    DCCQM24/08/21 03:35
    avatar
    DCCQM
    24/08/21 03:35
    339 mensagens MD

    Opa companheiros, como vão?

    A algum tempo queria escrever esse tópico para saber a opinião de vocês.


    O que vocês acham das quatro cartas de "toma essa" que tem no jogo (três de membros de conselho e uma de clérigo)? Prejudicam a partida? Não causam tanto efeito? Dá mais sentido ao jogo? Acrescentam uma picardia na disputa? Cabe em um euro que exige um certo nível de planejamento? Prioriza demais a trilha cinza (proteção/conselho) em detrimento da trilha dos comerciantes (laranja)? Tragam as suas questões.

    Alguns fatores contra:
    Desviam o planejamento dos jogadores ameaçados (nas duas rodadas derradeiras do jogo);
    Forçam esses jogadores a queimar dados (dispomos de apenas 12 dados no jogo todo);
    O jogador ameaçado acaba gastando mais recursos para escapar da possível bravata. 

    Alguns fatores a favor:
    Criam uma opção de atração para a trilha cinza (proteção/conselho), sendo este, talvez, o principal benefício de se manter-se à frente dos demais na trilha;
    Acrescentam uma interação (além do leilão de dados) mais direta na disputa, quase que um corpo a corpo;
    Fazem sentido temático, uma vez que quem se planejou e está na frente na trilha cinza (proteção/conselho), poderá ter o poder de ameaçar os menos protegidos.

    E ainda tem a carta do clérigo, um caso mais a parte.

    Vamos as cartas:

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/91b57_hlbkyy.png

    "Na ordem dos jogadores, cada oponente decide o que você recebe (que será o que eles decidirem perder): poderá ser 1 guarda e 1 moeda OU 2 pontos de vitória. É possível chegar abaixo de 0 pontos de vitória na trilha de pontuação. Se um jogador não tiver recursos, ele deverá conceder a você os pontos de vitória. "

    Esta carta de membro de conselho está no baralho II e é a mais leve em termos de "toma essa", porque o ameaçado pode pagar com dois tipos de recursos divididos ou pontos de vitórias. Em dois jogadores não é muito vantajosa (4PV), mas em quatro seus ganhos podem duplicar, chegando a 8PV no comparativo individual (6PV totais ganhos + 2PV individual). Mas, por ser uma carta fácil de se pagar com recursos, o mais real é que o jogador que a comprou receba no máximo 3 Guardas + 3 Moedas.


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/21a31_hlbkyy.png

    "Na ordem dos jogadores, os jogadores cujos discos estiverem atrás do seu na trilha cinza (de influência do conselho) deverão escolher qual dos dois ícones indicados vão ceder para você. É possível chegar abaixo de 0 pontos de vitória na trilha de pontuação. Os jogadores que não tiverem recursos deverão ceder os pontos de vitória."

    Essas cartas de membro de conselho estão no baralho III, e aqui a coisa fica mais complexa, porque só é possível pagar com um tipo de recurso específico integral, e num montante 3 vezes maior que na carta anterior, ou então entregar 3PV. O nível de "toma essa" aqui pode provocar em um dos jogadores menos protegidos uma ruptura com seu planejamento, "queimando" pelo menos um dado e recursos para defesa. Se as duas cartas aparecerem na mesma rodada, os jogadores menos protegidos terão que jogar com atenção para conciliarem as suas defesas, "o deixa que eu deixo" neste caso pode comprometê-los. Em termos de ganhos, com dois jogadores é possível obter 6PV no comparativo individual ou 3 quantidades de um dos recursos. Com quatro jogadores os ganhos podem ser duplicados em 12PV no comparativo individual (9PV no total e 3PV individual). Essas cartas são também interessantes para o 2º colocado na trilha cinza, que recebe 9PV no comparativo individual (6PV + 3PV), e assim eleva o perigo aos menos protegidos. 


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/c5d5b_hlbkyy.png

    "Você ganha 5 pontos de vitória. Na ordem dos jogadores, cada oponente decide se perde 3 pontos de vitória OU uma das cartas de clérigo. Se um jogador decide perder a carta, ele deve descartá-la e, consequentemente, perde o valor de influência da carta na trilha de influência dos clérigos. Ao fazer isso, caso o disco do jogador pare em uma casa que tenha outros discos, ele deve colocá-lo sobre os outros. O jogador que não tiver clérigos deve perder pontos de vitória."

    Esta carta de clérigo está no baralho III. e diferentemente das demais, qualquer jogador que a comprá-la poderá usufruir da integralidade do seu "toma essa". Em quatro jogadores, não dá para descrever, em termos de estratégia, o quão seria tão determinante a perda de uma carta de clérigo para cada jogador afetado, mas em termo de pontos de vitória ela pode gerar 8PV no comparativo individual (5PV de prêmio + 3PV individual). E por motivos óbvios, será uma das cartas mais concorridas do leilão. 

    E qual a opinião de vocês sobre essas cartas? Tem jogadores que postaram no BGG as suas frustações por elas e até modificaram as descrições das cartas, para deixá-las mais suaves. Aqui em casa já jogamos retirando o "toma essa". Depois coloco as nossas impressões.

    Obrigado a quem responder.

    Valeu

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  • Jefferson2020
    149 mensagens MD
    avatar
    Jefferson202024/08/21 09:01
    Jefferson2020 » 24/08/21 09:01

    Joguei Coimbra no domingo passado no modo dois jogadores. Excelente jogo e eu recebi os efeitos de umas três cartas dessas. Não perdi por causa disso, mas porque não investi em cartas C e E, e fui mal na peregrinação (meu lado não favoreceu). Na verdade, joguei muito mal, embora tenha realizado a melhor pontuação de final com cartas de personagens.

    O que eu reparo é que todas essas cartas, que são disponíveis para todos os jogadores, são de efeito imediato, não vem com diploma e, com exceção da primeira (a mais fraca), permitem andar no máximo 2 casas em suas trilhas.

    Ou seja, há mais cartas que não são do tipo "toma essa", que permitem subir mais nas trilhas, o que, além de ser o coração do jogo, é a condição para sofrer ou não aqueles efeitos indesejados.

    Enfim, acho que o jogo se equilibra. Comprar uma carta daquelas significa abrir mão de uma carta que sobe mais na trilha e são só 4 rodadas.

    Mas, é a opinião de quem só jogou duas vezes. Abraço.

    2
  • samduarte
    310 mensagens MD
    avatar
    samduarte24/08/21 09:51
    samduarte » 24/08/21 09:51

    Acho que dá um pouco de interação entre os jogadores, já que o jogo não proporciona isso. Na minha opinião essas cartas de toma essa não fazem ganhar o jogo, mesmo pegando várias.

    1
  • alissonmorales
    175 mensagens MD
    avatar
    alissonmorales24/08/21 11:55
    alissonmorales » 24/08/21 11:55

    Joguei Coimbra bem mais em dois jogadores do que números maiores, e nas partidas pra dois praticamente nem pegamos elas. Têm outras cartas bem melhores. 

    2
  • wellmak
    34 mensagens MD
    avatar
    wellmak24/08/21 13:16
    wellmak » 24/08/21 13:16

    O uso dessas cartas é mais voltada para partidas com 3 ou 4 jogadores, em partidas a 2 o uso delas perde muito do efeito.

    2
  • Cristabel
    118 mensagens MD
    avatar
    Cristabel26/08/21 13:39
    Cristabel » 26/08/21 13:39


    Jogamos muitas partidas, sempre em 2, raramente compramos essas 3 primeiras cartas simplesmente porque no baralho 3 tem outras muito melhores. A carta do clérigo é mais valiosa mas ainda assim passa longe de ser decisiva quanto ao vencedor. Nunca retiramos nenhuma carta do jogo nem modificamos a regra original. Acho que o jogo tem um tanto de malícia por si só que a maioria ignora e não apenas nessas cartas, sempre que um dado for colocado no início da fila graças aos pontos extra ganhos no castelo, um jogador muda completamente o planejamento dos outros para uma fileira de cartas. Se um dado for transformado em quinto da fila, é ainda pior para quem foi chutado. O jogo é isso, muito bom mas nem de longe o euro bonzinho fofinho que aparenta ser no início, quem não quer nenhuma puxada de tapete deve improvisar as regras.    

    1
  • DCCQM
    339 mensagens MD
    avatar
    DCCQM27/08/21 08:21
    DCCQM » 27/08/21 08:21

    Jefferson2020::Joguei Coimbra no domingo passado no modo dois jogadores. Excelente jogo e eu recebi os efeitos de umas três cartas dessas. Não perdi por causa disso, mas porque não investi em cartas C e E, e fui mal na peregrinação (meu lado não favoreceu). Na verdade, joguei muito mal, embora tenha realizado a melhor pontuação de final com cartas de personagens.

    O que eu reparo é que todas essas cartas, que são disponíveis para todos os jogadores, são de efeito imediato, não vem com diploma e, com exceção da primeira (a mais fraca), permitem andar no máximo 2 casas em suas trilhas.

    Ou seja, há mais cartas que não são do tipo "toma essa", que permitem subir mais nas trilhas, o que, além de ser o coração do jogo, é a condição para sofrer ou não aqueles efeitos indesejados.

    Enfim, acho que o jogo se equilibra. Comprar uma carta daquelas significa abrir mão de uma carta que sobe mais na trilha e são só 4 rodadas.

    Mas, é a opinião de quem só jogou duas vezes. Abraço.


    Bom dia.

    Concordo com tudo que foi falado neste tópico. 

    Aqui jogamos bastante, sempre de duas pessoas, e numa amostragem maior, essas cartas já decidiram dois jogos, todos com derrotas minhas, porque paguei com pontos de vitoria, e perdi as duas partidas por dois pontos. Somos muito competitivos, e as vezes a estratégia de atrapalhar o cônjuge sobrepõe uma melhor escolha, kkkkk.

    Depois disso, da minha choradeira, testamos sem o toma essa das cartas, e jogo não ficou de todo mal. Mas eu concordo que este jogo está mais para um euro interativo do que para um solitário. Acho que esse é o sentido. E também acredito que há um sentido sobre estas cartas, elas não foram colocadas do nada, principalmente as da trilha de proteção. Concordo com a galera do canal do Bravo e o Apaixonado que diz que ao apresentarmos esse jogo a novos jogadores, deve-se avisar antes sobre essas cartas. Depois de testarmos, voltamos a jogar do jeito normal e descobrimos outras estratégias que são mais rentáveis que estas cartas.

    Obrigado por responderem.

    Valeu.

    2
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Coimbra - O que vocês acham das cartas de "toma essa"?
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