Produtora: IELLO ( Galápagos Jogos )
Numero de Jogadores: 2 a 6
Duração: 30 min
Ranking da Ludopedia: 71
Ranking na Boardgames Geek: 503
Minha Nota para o Jogo: 8.0
De volta galerinha, dessa vez com uma resenha de um jogo mais família, King of Tokyo. O jogo tem capacidade para 2 a 6 jogadores, com tempo médio de cada partida por volta de uns 30 min.
Temática
A temática do jogo é uma das mais clássicas entre o pessoal das antigas, que assistia séries como Jaspion, Changeman, entre outras séries japonesas dos anos noventa, onde gigantescos monstros invadiam as cidades japonesas para destruir tudo, só que nesse caso nós somos os monstros e não tem ninguém para nos impedir, a não ser nós mesmos, que queremos nos tornar o monstro gigante dominador da cidade de Tokyo. Cada jogador vai controlar algum dos monstros que vem na caixa básica e vai no decorrer do jogo ganhar pontos ou tentar derrotar os outros monstros para no final ser o único soberano de Tokyo.
Mecânica
Ele é um jogo bem simples e traz apenas duas mecânicas bem marcantes que é a rolagem de dados e a seleção de cartas.
A mais presente das duas é a rolagem de dados, a sua rolagem de dados vai basicamente lhe dizer o que você vai poder fazer na sua vez, os resultados que saem nos dados é que vão lhe dizer o que você vai poder fazer na sua vez de jogar.
A seleção de cartas é outra mecânica bem importante no jogo, basicamente há um baralho com aprimoramentos que os monstros podem ir comprando no decorrer do jogo para ganhar pontos, habilidades ou alguma vantagem extra sobre o restante dos monstros, essas cartas são compradas com energia (energia será explicada mais a frente).
Objetivo
Objetivo do jogo é bem simples, ser o monstro predominante em Tokyo, e você pode conseguir isso de duas maneiras: derrotando todos os outros monstros um por um causando danos a eles no decorrer do jogo até ser o único sobrevivente dessa guerra de gigantes, a outra maneira seria ganhar por pontos de vitória, onde você deve ir acumulando pontos de vitória durante a partida e quando conseguir juntar 20 pontos você ganha o jogo. Ambas as maneiras são igualmente fáceis de se ganhar, mas nós estamos falando de uma guerra entre monstros gigantes, então a primeira maneira é sempre mais divertida de se ganhar.
Sequência do Turno
O turno de jogo é bem simples, coisa que qualquer tipo de pessoa pega facilmente, até mesmo pessoas que não conhecem jogos de tabuleiro moderno. A vez de cada jogador se resume a fazer três rolagens de dados e ir escolhendo os resultados que deseja ficar, ao final da terceira rolagem de dados o jogador terá uma combinação de dados que deve usar para fazer as suas ações, as ações que os dados podem fornecer são as seguintes.
Ataque: o jogador ataca os monstros inimigos, isso pode acontecer de duas formas, se ele estiver dentro de Tokyo ele causa uma quantidade de dano a todos os jogadores fora de Tokyo igual ao número de ataque que ele tirou nos seus dados; a segunda maneira é se ele estiver fora de Tokyo, ele causa dano aos monstros dentro de Tokyo e dentro da baía de Tokyo, com esse ataque os monstros dentro de Tokyo ou da baía de Tokyo podem abandonar o local, se isso acontecer você deve assumir o centro de Tokyo ou a bacia, caso apenas os monstros que estavam na baía tenham saído.
Energia: quando seus dados dão resultados de energia você recebe da reserva uma quantidade de energia igual a quantidade de dados que tenha dado com essa face.
Cura: com esse resultado você pode curar pontos de vida do seu monstro, em uma quantidade igual ao número de dados com a face de coração. Você só pode se curar se estiver fora da cidade de Tokyo, quando você está em qualquer parte de Tokyo essa ação não é permitida e todos os dados com essa face são perdidos.
Pontos de Vitória: essa face dos dados pode lhe dar pontos de vitória, mas apenas se você tirar três faces iguais do mesmo número, por exemplo, se você tirar três números 1 você ganha 1 ponto de vitória, se você tirar três faces 3 você ganha 3 pontos de vitória. Você também pode ampliar esse bônus se você tirar mais de três resultados do mesmo número, no caso a pontuação final vai ficar o valor de pontos dados pelos três primeiros números, +1 ponto de vitória para cada número igual extra, exemplo, uma trinca de 3 lhe dá 3 pontos de vitória, para cada outro resultado 3 nessa jogada você vai ganha 1 ponto extra.
Após rolar os dados três vezes e escolher os resultados finais que deseja ficar você deve realizar as ações dos dados da maneira que achar melhor.
É muito simples o turno de um jogador, e acredito que mesmo jogadores inexperientes conseguem pegar como funcionar o jogo após uma ou duas rodadas jogando.
Giga Zaur
Monstros
Na caixa básica do jogo vem 6 monstros com suas respectivas peças cartonadas, base para apoiar as peças e sua ficha de monstro.
Eles não têm diferença nenhuma na versão da caixa básica, apenas a sua aparência mesmo. Os monstros que vêm na caixa básica são o The King, Giga Zaur, Meka dragon, Cyber Burnny, Alienoid e Kraken. Os jogadores devem escolher um monstro no início de cada partida para jogar com ele.
Na sua ficha de monstro cada jogador tem como marca os seus pontos de vida e o seu total de pontos de vitória, sempre que ganha ou perde pontos de vida ou vitória você deve marca na sua ficha de monstro girando o marcado correspondente a vida ou vitória.
Monstro Kraken com sua ficha.
Cartas de Aprimoramentos
As cartas de aprimoramento são cartas que vão fornecer bônus de vitória, habilidades ou algum tipo de vantagem ao monstro que comprou, as cartas de vitória são compradas com energia, e o jogador deve pagar ao banco um valor de energia igual ao descrito no canto superior direito das cartas.
A variedade de cartas disponíveis para serem compradas pelos monstros são sempre 3, e sempre que uma carta é comprada uma nova é colocada em seu lugar, e a qualquer momento do seu turno um monstro pode pagar 2 energias para descartar todas as cartas disponíveis e substituir por novas cartas.
As possibilidades de combinações que os monstros podem fazer com essas cartas são muito grandes, e muito dificilmente você vai ver as mesmas combinações em várias partidas, aqui mesmo no nosso grupo, que costuma sempre jogar uma partida ou outra, eu não lembro nem de ter saído todas as cartas para serem compradas pelos jogadores.
Algumas cartas de aprimoramento.
Tabuleiro de Tokyo
O tabuleiro centro onde é representada a cidade de Tokyo tem duas partes onde podem ter monstros, a Cidade de Tokyo, que sempre está disponível para algum monstro entrar em todas as partidas, e a Baía de Tokyo, que só está disponível para ser colocado monstros lá quando se está jogando com 5 ou 6 jogadores. Sempre que um monstro entra em qualquer parte do tabuleiro ele ganha 1 ponto de vitória, e se ele permanecer ali dentro por toda uma rodada ele vai ganha +2 pontos de vitória.
Monstros dentro da Cidade ou Baia de Tokyo sempre atacam todos os monstros fora do tabuleiro, e todos os ataques feitos por monstro de fora do tabuleiro sempre são recebidos por todos os monstros dentro do tabuleiro.
Monstros dentro da Cidade ou Baía de Tokyo não podem se curar com os seus resultados nos dados.
Tabuleiro do Jogo.
Dados
Os dados do King of Tokyo são dados de seis lados, grandes, pesados e muito bonitos, e em cada uma das suas faces tem um símbolo diferente, que são as ações possíveis para serem feitas pelos jogadores, como já foi descrito acima. Eu particularmente gosto muito dos dados desse jogo, os acho muito bacanas.
Dados do jogo.
Energia
As energias do jogo são representadas por esses pequenos cubinhos verdes, e sempre que você for ganhar algum valor de energia você deve pegar da reserva de cubos de energia.
Cubos de Energia.
Expansões
Vou falar um pouco agora das duas expansões para o jogo, a Power Up e a Halloween, da a você uma breve noção do que cada uma adiciona ao jogo base.
Power Up

Essa é para mim uma expansão indispensável para esse jogo, pois ela dá ao jogo uma nova mecânica que o deixa muito mais divertido e deixa cada monstro único durante uma partida através da evolução de monstros. Essa expansão traz cartas de evolução para cada um dos monstros da caixa básica, onde cada um dos monstros pode ir conseguindo nova evoluções durante uma partida, o que vai torna-lo sempre único de uma partida para outra.
Cartas de Evolução.
Sempre que você tirar um resultado de 3 corações na sua escolha final de dados, você tem o direito de pegar uma evolução do seu baralho de monstro, essa evolução pode ser permanente ou de efeito que são aplicados e depois descartados.
As evoluções, em combinação com as cartas de aprimoramento, podem aumentar mais ainda as possibilidades de combinações para deixar o seu monstro ainda mais forte durante uma partida, as possíveis combinações são inúmeras, tornando cada partida única.
Além de trazer a mecânica de evoluções para o jogo, essa expansão ainda traz um novo monstro, o Pandakai, que assim como os monstros da caixa básica também vem com suas próprias evoluções, sua miniatura cartonada, base de plástico e ficha de monstro.
Conteúdo da caixa Power UP.
Halloween

A expansão Halloween já não acho tão indispensável quanto a expansão Power Up, ela apenas adiciona uma mecânica nova sobre as fantasias de halloween e dois novos monstros, a meu ver não é uma expansão muito boa, mas é bem bacana também.
As fantasias que essa expansão traz são basicamente uma carta de aprimoramento que cada jogador já vai iniciar com ela, os jogadores devem embaralhar todas as cartas de fantasia no começo de cada partida e distribuir uma para cada jogador, as fantasias lhe dão vantagens assim como as cartas de aprimoramento, mas a meu ver as fantasias são mais poderosas que muitas das cartas de aprimoramentos.
Cartas de Fantasia.
Essa expansão também vem com dois novos monstros, o Pumpikin Jack e o Boogie Woogie, assim como na expansão Power Up eles vêm com suas respectivas cartas de evolução, o que torna ainda mais indispensável a expansão Power Up, pois se você tiver essa expansão halloween e não tiver a power up você não terá como usar as cartas de evolução, a não ser que você deixe dois jogadores com as evoluções o que os tornaria muito mais fortes que os outros monstros.
Além desse material essa expansão trás 6 novos dados para serem usados, esses novos dados são basicamente iguais ao da caixa básica, apenas a cor é diferente, eles são apenas para representar o tema de halloween, que é a temática principal dessa expansão.
Conteúdo da caixa Halloween.
Componentes
Os componentes que vêm nesse jogo são de ótima qualidade, todos eles, sem exceção, dados, miniaturas cartonadas, bases de plástico, fichas de monstros, tudo de ótima qualidade, me agradei muito dele em todos os sentidos, tanto em jogabilidade quanto em componentes. A caixa tem um toque especial, como se fosse uma parte brilhosa que fica exatamente sobre as ilustrações dos monstros, o que achei muito bacana e que por sinal é muito bem-feita, pois até hoje ainda está tão bonita quanto no dia em que chegou, é um jogo que não tenho muito para falar sobre os componentes, pois é tudo perfeito.
Venho novamente falar sobre a arte dos jogos, e por sinal essa segue muito bem a ideia do jogo, com ilustrações bem-humoradas nas cartas, um jeito mais divertido e cômico de mostrar as coisas para que seja um jogo bem família mesmo, não são as melhores ilustrações do mundo, mas se aplicam muito bem ao que o jogo propõe.
Conteúdo da caixa Básica.
Consideração Sobre o Jogo
Ele é um jogo bem família, como já disse, onde você vai colocá-lo na mesa e vai passar uns 5 a 10 minutos explicando as regras do jogo para todos e logo após duas rodadas todos já vão estar sabendo direitinho como jogar. É um jogo de regras muito simples e bem divertido, mas que também pode ter um pouco de nível estratégico se você conhecer bem as cartas de aprimoramento e estiver usando as cartas de evoluções da expansão Power Up.
É um excelente jogo de entrada para novos jogadores, eu sempre tento colocá-lo na mesa quando tem muitos jogadores inexperiente jogando ao mesmo tempo, pois como as suas regras são bem simples e ele é um jogo bem rápido, não vai chegar a entediar as pessoas que estão conhecendo agora esse novo mundo dos jogos.
Partida do jogo em andamento.
Ate a próxima e siga também a nossa pagina no Facebook: https://www.facebook.com/Mestre-dos-Dados-215269225343827/timeline/