“Os Uthuk Y’llan voltaram, e cabe a nós quebrá-los O dia que mais temíamos chegou. Mas deixe de lado seu medo agora, Terrinoth não é lugar para ele. Terrinoth é a terra de aço. Há aço em suas mãos e aço em seus corações! Nós não quebraremos antes dos Uthuk. Vamos cortá-los profundamente, e se o nosso destino é acabar em sangue, este será o destino deles também!”
– Sir Patric, Lorde do Castelo Nordgard
O som dos exércitos ecoa através das terras de Terrinoth. Battlelore Second Edition é um jogo de destreza tática, você coleta pontos de vitória para garantir os objetivos vitais e para dominar o seu adversário no campo de batalha. Através da utilização inteligente do campo de batalha e o poder da sabedoria um jogador vai triunfar no final.
Em Battlelore Second Edition, você pode escolher entre a inteligência militar e estratégia dos Lordes Daqan ou a ferocidade dos selvagens Uthuk Y’llan. Estes dois exércitos jogam de forma muito diferente, e as diferenças entre as unidades permitem que você crie seus próprios estilos de jogo.
Arautos da Desgraça
O exército de Uthuk Y’llan em BattleLore Second Edition é compost por 5 unidades – Blood Harvesters, Viper Legions, Flesh Ripper Brutes, Obscenes, e Chaos Lord. Os Uthuk Y’llan são uma raça de bárbaros adoradores de demônios, morando na periferia de Terrinoth; em Battlelore, você vai ter a chance de levá-los para a batalha ao lado dos demônios que eles reverenciam.

A espinha dorsal da maioria dos exércitos Uthuk Y’llan são os Blood Harvesters e os Viper Legions. Estas unidades são baratas para reunir, o que significa que você pode rapidamente aumentar a massa do seu exército, sem gastar muitos de seus pontos. Blood Harvesters são uma unidade ideal para cortar através dos inimigos, por causa de sua raiva e habilidades de Frenesi. A Raiva permite que os Blood Harvesters rolem um dado adicional de combate para cada figura ausente da sua unidade. Frenesi permite que os Blood Harvesters tirem um resultado “heróico” para tratar um dano e remover uma figura de sua própria unidade. Quando essas habilidades são combinadas, os Blood Harversters rapidamente tornam-se uma força de combate viciosa.

Uma unidade Viper Legion, por outro lado, é excelente em amolecer a defesa inimiga antes de enviar os Blood Harvesters para terminar o trabalho. Viper Legion usam vários ataques para incapacitar as tropas inimigas, com sua capacidade de envenenar as unidades. Unidades envenenadas tomam dano mais facilmente, o que significa que seus Blood Harvesters serão capazes de cortar seu caminho através das linhas inimigas ainda mais rápido do que antes.

Embora estas infantarias formem o grosso do exército, outras unidades são vitais para as forças Uthuk Y’llan. E embora os Blood Harvesters são guerreiros capazes, pode ser difícil para eles quebrar uma linha disciplinada de soldados treinados de Lorde Daqan. Felizmente, nenhuma unidade é melhor para perturbar as forças inimigas do que um Chaos Lord ou os Obscenes. Obscenes possuem movimento lento, mas obtém uma explosão de velocidade quando eles se chocam com forças inimigas. Uma vez em combate, uma unidade Obscene não vai interromper o ataque sem causar danos. A maioria das unidades em Battlelore não pode contra-atacar se eles são forçados a recuar, mas o Obscene têm a capacidade de combater antes de se retirar, causando dano máximo nas unidades inimigas e ajudando a quebrar as linhas inimigas.

Se até Obscenes não podem destruir o inimigo, você pode exigir a ajuda de um Chaos Lord. Esta unidade monstruosa paira sobre o campo de batalha, espalhando terror e consternação onde quer que ele pise. Embora o Chaos Lord é de baixa rotatividade, pode causar grandes quantidades de dano, inclusive forçando as unidades inimigas fugirem quando ele aciona sua capacidade Terrifique.
Uma vez que as linhas inimigas forem quebradas, o Flesh Ripper Brutes corre para apanhar os fracos. Flesh Ripper Brutes são atraídos pelo cheiro de sangue, e uma vez que uma unidade foi danificada, eles são implacáveis na perseguição. Depois de uma unidade inimiga ser destruída ou forçada a recuar, os Flesh Ripper Brutes possuem a capacidade de mover ainda mais e fazer um outro ataque, ajudando a manter o inimigo ocupado e não reformar suas tropas.
Parede de Aço
Quando a invasão Uthuk Y’llan entra em Terrinoth, a manobrabilidade dos Lordes Daqan’e sua disciplina inabalável certamente vai apresentar um desafio enorme para os bárbaros. Como os Uthuk Y’llan, a maior parte do exército dos Lordes Daqan é composto de infantaria – Citadel Guard e Yeoman Archers. A Citadel Guard é composta por alguns dos melhores infantes de Terrinoth, e suas táticas superiores e treinamento dão-lhes uma vantagem em combate. Quando a Citadel Guard batalha, eles têm a opção de cometer um resultado ‘acerto’ para provocar um recuo em vez de causar danos. Ao sacrificar dano para forçar uma retirada, você pode facilmente forçar um adversário a ir para longe de locais importantes, mantendo os pontos de vitória de suas bandeiras.

A Citadel Guard defende as partes mais importantes do campo de batalha, e os Yeoman Archers são perfeitamente adequados para apoiar suas ações. Yeoman Archers têm a oportunidade de fazer dois ataques em uma rodada se eles não se moverem, e por isso, a criação de uma formação defensiva com a Citadel Guard e os arqueiros Yeoman pode manter uma posição de segurança, mantendo longe as unidades do oponente de trás de uma parede de aço.
Enquanto você defende a sua posição com a Citadel Guard e os Yeoman Archers, unidades como Riverwatch Riders ou um Roc Warrior possuem a capacidade de manobra que você precisa para destruir seus inimigos, um pedaço de cada vez. Riverwatch Riders possui o valor mais alto de movimento no jogo, garantindo que eles possam flanquear seu oponente. Unidades inimigas não podem contra-atacar os Riverwatch Riders, e sua capacidade Flanquear dá para unidades amigas um bônus de combate quando atacam um inimigo adjacente à eles.

O Roc Warrior executa de forma semelhante aos RiverWatch Riders na batalha, mas é ainda mais poderoso e eficaz para destruir o plano de batalha do seu oponente. Esta criatura voadora desce sobre as florestas, colinas e rios do campo de batalha com facilidade, atacando repentinamente do alto. Por causa de sua habilidade de voar, as unidades de corpo a corpo rolam menos dados de combate contra o Roc Warrior. Esta unidade também tem a capacidade de se deslocar até dois hexágonos depois de atacar, o que significa que depois de um ataque devastador ele pode subir para uma altitude mais elevada, com segurança, fora do alcance e pronto para mais um ataque paralisante.
Enquanto as unidades móveis de Lordes Daqan giram em torno da sólida Citadel Guard, às vezes, a maior ameaça é uma unidade inimiga igualmente manobrável. Os Lordes Daqan têm uma resposta para essas unidades, os magicamente animados Rune Golems. Rune Golems foram criados no passado antigo, e só são ativados em momentos de maior perigo. Em uma batalha campal, esses Rune Golems podem provar seu valor. Rune Golems ignoram um dano infligido durante o combate, e eles também têm o potencial de atordoar uma unidade inimiga. Unidades atordoadas não podem se mover, atacar ou retirar, tornando-as presas fáceis para as unidades mais rápidas em seu exército.
Comande da Frente de Batalha
Não importa qual o exército que você escolher para levar para a batalha, só a sua mente tática afiada e seu conhecimento de suas tropas o levarão para a vitória em um jogo de Battlelore.