Eu vi os 2 vídeos da FFG com gameplay do jogo (péssimos ao meu ver, faz parecer que o ritmo do jogo é muito mais lento do que ele deve ser de verdade) e vi o review do Tom Vasel. Para contextualizar ainda mais a minha opinião eu quero dizer que joguei o Descent 1 e o Descent 2, como player e como overlord; joguei em campanha e aventura isolada; joguei solo e em grupos completos; e por fim joguei o Descent 2 com e sem o app.
Dito isto tudo eu fiquei com a impressão de que a alma do jogo permanece a mesma. No turno dos jogadores as principais ações continuam sendo mover, atacar e interagir com ambiente, e as decisões me parecem ser as mesmas de antes: como otimizar o uso das habilidades dos personagens e usar ou não fadiga. Ou seja, me parece ainda o bom e velho Descent.
Agora alguns comentários rápidos sobre diversas características que eu pude ver nos vídeos:
- O terreno está muito legal e o jogo fica lindo na mesa. Gostei dos níveis e dos objetos pra colocar no mapa. O tempo de montagem do terreno parece não ter mudado, acho que até está mais ágil do que antigamente quando o overlord tinha que fazer tudo sozinho.
- As miniaturas estão lindas e boa parte da arte é bonita, mas a arte de alguns personagens é no mínimo questionável. Acho que as versões antigas tem uma arte das fichas e cartas mais bonitas.
- Toda a burocracia foi pro app e isso é bom, o Descent sempre foi um jogo bem fácil de esquecer coisas e errar regras e agora tudo isso foi pro app. Quantas vezes atacamos e esquecemos que um inimigo tem uma habilidade que impede um tipo de dano, ou que um ataque tem pierce, ou que depois do ataque você fica imobilizado, ou que sofre dano por envenenamento e etc. O jogo é muito burocrático e complicado nesse ponto e agora transferiram tudo pro app e eu gostei disso. A preocupação dos jogadores é escolher a melhor arma, bônus e habilidades e rolar os dados. Acho que isso te dá mais tempo de jogo e menos tempo olhando cartas e fichas e calculando coisas.
- A parte da cidade entre as aventuras me lembrou muito o Descent 1, achei muito bom poder vender e comprar de forma prática no app, muito melhor do que ficar manuseando cartas.
- Vi pouco e fica difícil avaliar a parte dos diálogos antes da aventura. Aquilo substitui o livro do Overlord, que tem que ler as histórias antes e depois das aventuras, ou seja, não foi inventado do nada, mas de fato não sei como avaliar aquilo sem ver melhor. Se essas conversas e interações adicionarem mudanças reais na história então é sensacional.
- Achei legal poder craftar coisas, mas se isso vier sob o custo dos jogadores ficarem cutucando árvores pra obter ingredientes então acho que vai ser um ponto negativo no final.
- O app é muito legal mesmo e ele guia a aventura da mesma forma que o overlord guiava a aventura com o seu livro. Entre o livro e o app eu fico com o app que tem potencial para criar coisas bem mais interessantes. As aventuras propostas nos livros eram muito diretas, sem muito reviravoltas, resolva algo no primeiro ato, monte mais do cenário e bate em alguém no segundo ato. O livro era muito previsível. Aposto que com o app a equipe de criação poderá criar coisas interessantes e diferentes.
- Não sei se tentarão emular de alguma forma no app aquelas cartas maldita que o overlord jogava na gente, espero que consigam pois aquilo tornava tudo mais incerto, perigoso e interessante.
Pra finalizar, eu gostei do que vi até agora, é o mesmo Descent de sempre, mas com diversas novidades que o tornam ainda mais ágil e interessante. Levar toda a burocracia e cálculos pro app é muito bom por que essa era uma parte chata das versões anteriores.
Vi que o jogo está sendo vendido por R$ 1000,00, eu acho um valor alto, bem alto pra ser bem sincero, mas de certa forma não abusivo. Vou avaliar mais alguns reviews ainda, mas no momento me sinto inclinado a comprar o jogo.