AlexLethi::Meu Deus do céu! Entrei para ler sobre o jogo e encontro uma disputa de egos (tão grandes quanto os textos) querendo impor sua "opinião" como regra.
É impressionante como tanta gente acha que a própria situação é a realidade de todos e que se alguém não se enquadra nesta situação está fora da realidade.
Talvez se não gastassem tanto tempo tentando convencer a todos que a ÚNICA resposta está em seus textos gigantes (e vaidosamente em fonte diferente da usada pelos demais) perceberia que a pluralidade de situação e pensamento é algo benéfico e que seria mais sábio aprender a respeitar (mesmo que discorde) que tentar impor a sua opinião.
Ps: dispenso respostas direcionadas. Prefiro ser ignorado e que o assunto volte a ser sobre o jogo. Alguém postou outro review?
Caro AlexLethi
Certamente você não me conhece, da mesma forma que eu também não lhe conheço pessoalmente. Por conta disso, talvez seja natural, muito embora um pouco precipitado, que você veja o texto de um camarada, que escreve vários parágrafos, que usa uma fonte maior do que a fonte padrão, e pressuponha que isso seja um sinal de soberba, de ego inflado, e coisas do tipo. Todavia, nada está mais longe da verdade, do que isso que você pressupôs ao meu respeito.
Realmente eu escrevo com uma fonte maior do que a fonte padrão, mas não para ser diferente, ou para que com isso, tente fazer o meu ponto de vista prevalecer. Conforme eu disse no comentário anterior, se o argumento de alguém não for forte o suficiente, pelos seus próprios méritos, não há maquiagem, autoridade, nem recurso no mundo que faça com que ele prevaleça. Eu uso uma fonte maior, porque eu já tenho certa idade, e a fonte padrão do Ludopedia é muita pequena, o que me causa certa dificuldade de leitura e muito desconforto. Como eu não quero ficar a todo momento mudando o percentual de visualização da tela, nem tampouco espero que os outros escrevam com uma fonte maior, pelo menos nos meus textos eu uso esse recurso. Até porque eu costumo escrever no Word (para o texto ficar certinho, melhor diagramado e revisado digamos assim), onde Arial 13 é uma fonte que me é agradável. Depois de pronto o texto, eu transponho para o Ludopedia. Claro que você não tinha como saber isso, afinal nós não nos conhecemos, por isso estou escrevendo para te esclarecer, em relação a esse particular.
Quanto à questão do convencimento da minha verdade, como sendo única, eu só posso imaginar que você viu o meu texto mais longo, com uma fonte maior, e imaginou que não valia nem a pena ler. Se você tivesse lido, veria que eu defendo justamente o contrário, ou seja, que todas as opiniões sejam respeitadas, e que elas devem ter um mínimo de embasamento, que seja suficiente para contribuir com as discussões, e possam ser confrontadas pelas outras pessoas, e desse cotejamento de entendimentos diferentes, se chegue a uma conclusão. Por isso, meus textos são um pouco mais extensos, porque se eu simplesmente escrever aqui que gostei, apenas porque gostei da proposta do “Descent: Lendas da Escuridão”, não há debate possível. Eu gostei, e outra pessoa pode não gostar. Agora quando eu digo e fundamento a opinião, no sentido de que gostei porque prefiro um aplicativo a um overlord, por ser mais prático, nesse caso a situação fica totalmente diferente. Isso porque outra pessoa pode contra-argumentar que prefere um jogo com overlord, porque ela acha que o uso da tecnologia, apesar de tornar o jogo mais prático, por outro lado desvirtua o próprio conceito de board game.
Particularmente eu acho que dependendo da forma da implementação, um aplicativo pode ser muito útil, como é o caso do Mansion of Madness. No entanto é preciso cuidado, para que o uso da tecnologia seja um apoio para o board game, e não transformá-lo em um jogo eletrônico, com alguns elementos físicos que melhorem a experiência virtual. Pelo que eu vi até agora do “Descent: Lendas da Escuridão”, inclusive nos outros comentários do tópico, me parece que é isso que está acontecendo, no entanto pode ser que essa opinião mude, conforme novas informações sejam divulgadas.
Fora isso, eu procurei externar, da forma mais respeitosa possível, o meu ponto de vista, de que o “Descent: Lendas da Escuridão” será um jogo muito caro, isso me parece que já é um consenso dentro da comunidade, e que um eventual sucesso desse jogo, contribuirá ainda mais com um efeito cascata, que puxará os preços dos jogos mais simples lá para cima. Foi só isso que eu fiz.
Por fim, estou te escrevendo, mesmo você tendo deixado claro que dispensava mensagens direcionadas, unicamente para tentar desfazer essa sua má impressão a meu respeito, que certamente não condiz com a realidade. Mas o Ludopedia é um espaço livre e democrático, de forma que cada um lê e escreve aquilo que quiser. Por isso, se você optar por continuar achando que eu sou só mais um pedante, que pensa que tem o rei na barriga, só porque escreve com uma fonte maior, apesar de não conseguir sequer imaginar o que teria te levado a essa conclusão, fique à vontade. Mantenha essa sua opinião ao meu respeito, que eu continuarei a ter a mesma opinião sobre mim mesmo.
Um abraço e boas jogatinas.
Iuri Buscácio