Seeker::Ovatsug Rednal::difícil ajudar por que sua lista é muito grande rs. mas vamos lá:
Orleans: é um jogo muito gostoso de jogar e tem uma mecânica de "bag building" onde você vai comprando novos tokens (que realizam as ações) e os sorteia. é um dos jogos que eu mais gostava de jogar e creio que vc vai se divertir, porém após várias e várias partidas, pra mim tem estratégia vencedora demais, ao ponto de eu falar pra pessoas que nunca jogaram e elas ganharem jogos contra pessoas experientes no jogo só fazendo a mesma ação (andar na trilha cinza). só por isso não recomendo muito.
Banquete a Odin:é um tetris e na minha opinião, mal feito. Não consigo gostar. parece que falta algo.
Mombasa: é um jogão e tem uma mecânica diferente de programar as ações, pois são feitas através de descarte das cartas e depois nem sempre você consegue recuperar as cartas que precisa, ou seja, escolher ONDE vai descartar sua mão é essencial. eu gosto muito (se vc gosta do great western deve gostar do mombasa que é do mesmo autor. alias, eu prefiro mombasa).
Trajan pra mim é um dos melhores jogos do feld. salada de pontos total e muito divertido. a melhor mecânica de rondel que eu já vi.
Co2 é chato. na verdade por ser cooperativo, é extremamente difícil e até dependente de sorte eu diria. é impossível construir usinas suficientes na primeira rodada. realmente impossível, na melhor das hipóteses, combando todas as ações, tendo as coisas certas no momento certo, é possível construir duas usinas e ai somos obrigados a aumentar a emissão de carbono que são tokens aleatórios e se sair valor alto já era, o jogo acaba e não tem o que fazer. por isso não sou muito fã.
Kanban é muito legal, mas pra mim é um jogo pra 2 jogadores. o problema é que diferente da maioria dos jogos não tem "maleabilidade" no número de players e espaços do tabuleiro. logo, se jogar em 3 ou 4 é uma quantidade absurda de block e gente não querendo fazer a ação por que depois o coleguinha que vai se beneficiar. Jogando em 2 isso não ocorre. Lacerda é ótimo, mas eu recomendaria dele o lisboa.
Teotihuacam e tzolkin ambos são bons pra caramba. POREM eu não recomendo tzolkin para 2. eu joguei algumas vezes e o jogo é divertido mas não é bem emulado a disputa por locais de ação no tabuleiro, então pra jogar em 2 não recomendo.
edit: coimbra não é exatamente pesado mas também não é leve. é um jogão foda italiano e tem um baita custo benefício, sendo bem possível achar por uns 150 reais.
Imagina, ajudou e muito! Eram essas respostas q buscava mesmo qdo criei o tópico, muito obrigado! Aos poucos vou "lapidando" a lista.
Me animei com o Mombasa, Trajan e Kanban.(e Coimbra pelo preço heheh mas sera assunto para outro topico)
Percebi q alguns desses jogos "aparentam" ter unanimidades nas avaliações tipo o Mombasa.
Ja outros ha divergencias conforme nossos subjetivos gostos.(por exemplo o Banquete a Odin [tenho patchwork e por um instante senti um dejavu de leve no momento q li sua resposta sobre ele rs])
Acho que, como nao tenho preferencias ainda e como a lista eh grande, talvez leve mais em consideração as "unanimidades" por hora. (Ou não)
O tzolkin ouvi dizer q pra "pegar" de fato a profundidade estrategica do jogo soh depois de 58 partidas.
O teotihuacan me animou tambem por dizerem q eh bom em 2 pessoas.(ou sera q estou errado?)
Talvez invista em um Food Chain Magnate ou Projeto Gaia?
De qualquer forma, muito obrigado!
Opa amigo q bom q o comentário serviu. Rs. Vamos lá complementar:
Banquete eu acho ruim por ser um tetris que se complica sozinho, pra parecer profundo. Você tem um tabuleiro com SESSENTA E QUATRO AÇÕES (na real tem umas 15 ações diferentes e cada uma, 4 variações) mas todas servem pra colocar coisas no tabuleiro estilo patchwork (que aliás eu acho um baita jogão). Banquete eu joguei solo muitas vezes e acho que algumas coisas não funcionam bem nele. Sei que sou exceção, mas eu não consigo mesmo recomendar kkk
Projeto gaia: eu não compraria se vc já tem o terra mystica. São na essência o mesmo jogo. Gaia escala melhor pra 2 e tem algumas coisas mais legais (a trilha de culto do tm foi substituída por uma trilha de tecnologia, que dá bônus mesmo quando vc sobe e não só pontos em fim de jogo). Em resumo o jogo é bom mas pra mim é ou ele ou TM na coleção (tanto que me desfiz do TM pra ficar com ele).
Food chain é um jogo q eu adoro muito. Não tem como falar mal, exceto pelo preço. Ainda bem q peguei o meu com o dólar mais baixo rs. É um jogão de ação programada diferente de todos por que o tema casa muito com a mecânica.
Tzolkin eu não sei se precisa de tudo isso de partidas pra ser mestre, mas acho que vale pra qualquer jogo rs. Porém pra mim não escalou bem em 2. Na roda de ações, a graça é ter sempre gente entrando e saindo. Em 2 ficam uns peões fixos prendendo a ação mas não é a mesma coisa. Até por que algumas ações até acabam sem peões neutros e isso dura a partida toda.
Twotihuacan já não tem tanto esse problema. Eu gosto bastante dele em 2. As cores neutras andam pelo tabuleiro e mesmo se não andassem o jogo flui legal em 2 ou 3.
Sobre a escola italiana, vou divagar kkk. Oq me incomoda um pouco é que todas as partidas todas as cartas entram.
Em Lorenzo por exemplo isso me incomodava, por que (vou citar um negócio aleatório q nem tem lá, mas exemplifica) vamos supor que uma carta pontua sua produção de madeira. Vc vai começar a partida já SABENDO que uma hora obrigatoriamente vai sair essa carta entao pode ir se programando antes pra na hora q ela sair vc já pontuar pra cacete isso.
Por isso eu preferiria q nem todas as cartas entrassem em todas as partidas.
Claro q vai ter variáveis tipo hora que aparece, local que aparece, quanto Vc pode pagar, mas no geral prefiro jogos q não de pra ter essa certeza saca.
Mas Lorenzo é um jogo gostoso. Me arrependo de ter vendido.