Eu ia colocar os gráficos do Risk também, acabei esquecendo rs...

O gráfico acima parece comprovar o que eu disse, no geral, há um aumento de 2pts nas notas, mas boa parte dos que dão notas mais baixas não jogam o jogo e não dão nota. O Risk tinha 30% de notas 6, o Legacy tem 33% de notas 8. No Risk, tínhamos muito mais notas 5 do que 7 (6% a mais) e a quantidade de notas 4 estavam próximas da quantidade de notas 7 (2% de diferença), já no Legacy, as notas 9 são apenas 1% menores do que as 7 e são 7% maiores que as notas 6. Para mim, isso mostra que muitos dos que haviam dado nota 7 (ou seja, gostavam do jogo), tiveram vontade de jogar o Legacy e no geral aumentaram 2pts na nota, dando 9. Já dentre os muitos que haviam dado nota 4 e 5, a parcela que teve vontade de jogar o jogo foi bem menor, resultando em uma porcentagem menor de notas 6 e 7 pro Legacy.
No Pandemic a mesma coisa, mas o jogo já tinha uma média bem mais alta.
Todo jogo que tiver uma versão legacy (ao menos decente, não precisa ser incrível), vai ter a média aumentada bastante. Pois será o mesmo jogo com incrementos da campanha e experiência única já que não dá pra voltar atrás; com isso, receberá notas melhores do que o jogo normal. Fora isso, uma parcela grande do pessoal que não gostou muito do jogo normal, não irá dar notas, pois não irá jogar a versão Legacy, fazendo a média subir mais ainda.
bruno:: Excelente analise, Fahr.
Acho que vou comprar so pra detonar. Nunca gostei do Pandemic.
kkkkkk vai rasgar tudo!