tuliobarros::No manual, na última página diz:
Lembre-se:
Você não pode ter 2 Fichas de Bônus do mesmo tipo (com o mesmo número).
Quando ativar uma Ficha de Bônus, você obtém imediatamente sua vantagem e descarta a Ficha virada para cima próximo ao seu Escudo de Jogador.
E tanto no tile 9 quanto no 16 têm a mesma informação: "Você ainda precisa pagar os custos normais e receber seus benefícios (se aplicável)."
Assim, você só poderia colocar uma única chave num lugar onde tem uma (ou duas) chave de um (ou dois) oponente(s) (tile 16) ou para um tile onde você já tem uma chave (tile 9), pagando em ambos os casos os respectivos recursos (imagine que você está sendo o primeiro a ocupar aquele espaço), logo, terá que pagar além dos francos, madeira para o nº 8 e qualquer outra combinação de recursos para os monumentos.
TL;DR:
Pode ser feito quantas vezes quiser? Não. Só uma vez.
E pode ter quantos quiser? Não. Cada jogador pode ter apenas um.
Só paga o valor ou deve ter os requisitos também? Paga os francos e qualquer outro recurso que o edifício exija.
Pode tbm usar o mesmo espaço se tiver o bônus de poder ocupar o mesmo espaço? Sim.
Aqui gerou um dúvida em alguns jogadores. Essa ficha bônus 16 permite ocupar um prédio/monumento já ocupado, pagando custos e requisitos. Mas as demais regras de movimento de chave estão mantidas né, como mover só dentro do mesmo distrito (se a chame não estiver no arco), de respeitar tb movimentos apenas para construção de valor maior, etc. Ou não, ela permite mover a chave de um distrito para qualquer outro distrito? Eu entendo que não, já que apenas mover a chave para construção já ocupada é a exceção explicitada na ficha. Obrigado.
O que diz a ficha 16: "Quando você mover uma Chave, você pode movê-la para um Edifício ou Monumento já ocupado pela Chave de um oponente. Você ainda precisa pagar os custos normais e receber seus benefícios (se aplicável)."