Zumbisul::Bem, aí vai uma crítica negativa. Só uma opinião respeitosa, não joguem pedras por favor.
Joguei esse em 4 pessoas e achei tediooooooso.
As ações se repetem indefinidamente e depois de um tempo fica impossível você se recuperar se ficar pra trás, mas tem que continuar jogando, rodada após rodada. Que chatice!
O começo do jogo foi bem interessante e ele pareceu bem estratégico, mas depois de um tempo vai ficando travado e em 4 jogadores foi um martírio. Horas e horas de duração.
Seria excelente se houvesse uma variante menos demorada.
Esse não me pega mais...
Não são pedras, ok? Hahahah
Adoro ver opiniões contrárias, tanto que até metade do texto eu só falei mal do jogo praticamente.
Dialogando sobre o que você escreveu, realmente as primeiras partidas são longas e isso pode incomodar alguns (principalmente quem não curte taaanto o estilo), porém (não sei quantas vezes você jogou) é totalmente possível alcançar quem está na frente, é aquilo do "placar elástico" que citei no texto (obviamente não é possível só se a galera abrir mão de jogar direito por algum motivo). Também não concordo em relação ao "ficar travado depois de um tempo", pois conforme jogamos, aumentamos nossas opções no mapa, temos mais mercadorias para vender, existe a tendência de termos mais trabalhadores para mitigar a sorte dos dados e ainda teremos as habilidades das peças amarelas. Novamente, é um jogo muuito estratégico e que depende de jogadores entenderem os combos. Vemos criticas do gênero com muitos jogos, de Terra Mystica, Terraforming Mars a Taverna, acredito realmente que é por culpa da vibe da mesa E/OU por ter jogado apenas uma vez e esses jogos dependam de combos mais precisos.
Sobre a variante menos demorada: Concordo totalmente. Poderia ter mesmo, porém depois de algumas partidas, em 60 minutos vc joga de boa em 2 e até uns 100min em 4, mas claro que o AP da galera vai pesar isso, mas esse é o tipo de coisa que designer por mais que tente mitigar com técnicas de gamedesign, ele nunca terá 100% de eficácia.
Abraços!