Dos que citou:
- Hellboy = Ótimo Dungeon Crawler, com um sistema de cubos de ação e manipulação dos dados diferente de qualquer outro do mercado. Os 4 personagens da caixa base são muito diferentes, mas a variação de monstros e cenários é limitada. Entretanto, se você é daquelas pessoas que não se importa em jogar algumas vezes cada cenário, vai render diversas partidas e essa é a melhor opção do mercado no quesito custo x benefício. Tem uma curva de aprendizagem um ponco lerda, pois tem vários detalhes nas regras que os jogadores precisam aprender... você terá que jogar duas ou três vezes sozinho (não é exagero) pra pegar tudo do jogo e não se embananar todo quando for passar para seu grupo e ele desanimar. Depois que aprende é sucesso! Funciona com qualquer quantidade de jogadores (inclusive solo).
- Kick ass = Não é Dungeon Crawler. Ele possui uma mistura de mecânicas do jogo Pandemic, com vários elementos de jogos como Eldritch Horror (escolher um chefe princpal que é derrotado de uma maneira específica; Fechar eventos para desenrolar o jogo e ainda não ser penalizado; personagens que precisam ser evoluídos em habilidades e itens, senão não conseguirá mitigar dados e cumprir os objetivos, enquanto tenta mitigar problemas que surgem no mapa todo). Como já disseram, é outro ótimo custo benefício do mercado, daqueles que não dá nem pra entender porque é tão barato. Funciona com qualquer quantidade de jogadores (inclusive solo).
- As lendas de Andor = Não é Dungeon Crawler. Muita gente fala que ele é um puzzle, mas diferente do que muita gente fala, ele não tem uma fórmula exata pra vitória... mas tem uma fórmula exata pra derrota, que é querer matar tudo. É um jogo que demanda muita conversa e pensamento em equipe pra cada um fazer uma coisa e ajudar o time. Se alguém quiser dar uma de louco vocês irão perder, o que deixa menos liberdade para movimentos individuais. Outro jogo que possui poucos cenários na caixa base, mas que se você for daqueles que citei, que não se importa em repetí-los várias vezes, é o suficiente. Funciona com qualquer quantidade de jogadores (inclusive solo, embora eu não recomenda).
- Fallout = Tenho pouca experiência, mas de um modo geral não gostei. Não sei se foi a ambientação ou se tive a sensação dele ser mais burocrático do que deveria ser. Quem gosta do jogo de video game costuma aprovar, mas confesso que pelo que vi existem opções melhores.
- Arcadia Quest = Não é Dungeon Crawler, ou é?
Existe um pouco de discussão sobre isso, mas pra mim ele é mais um Skirmish (resumindo bastante player vs player brigando em uma arena). O jogo é bom, mas mais bem aproveitado no modo campanha com os mesmos jogadores evoluindo seus times. Roda bem com mesa cheia.
- Alien Frontiers = Só conheço de vídeo.
- Fireteam Zero = Tem um sistema de cartas até legal, mas acho desnecessariamente repetitivo e com sistema se spawn de monstros várias vezes desanimador. O tema é legal, personagens diferentões, mas foi um jogo que fiquei mais frustrado do que feliz ao conhecer. Não consigo opinãr sobre rejogabilidade. Roda melhor com mesa cheia.
- Gears of Wars = Só conheço por vídeo, mas sei que é muito difícil de achar. Jogo antigo e só lançado lá fora...
- Massive Darkness = Esse jogo pra mim traz muito a sensação de estar jogando Zombicide. Não sei se é a arte com algmas mecânicas (movimentação e exploração), mas tudo me faz parecer que estou jogando um Zombicide com extras. Isso não é ruim, mas na minha opinião não foi bem implementado. Prefiro um Zombicide medieval no lugar desse. Funciona com qualquer quantidade de jogadores.
- Mansion of Madness = Bom em narrativa, mas achei que os jogadores olham muito pro app e pouco pro tabuleiro. Outro jogo que você vai ter que jogar várias vezes os mesmos cenários. Mais longo do que o necessário, não recomendo jogar com mais de 3 pessoas.
- Descent = Foi o jogo que "balizou" o estio de Dungeon Crawler por anos. A caixa base traz muita coisa, com a possibilidade de jogar as aventuras do app ou do livro (com Overlord ou com IA da comunidade que simula ele). O ponto é que o jogo tem quase 10 anos e é a reimplementação de outro jogo, então veja se arte e componentes te agradam: desenhos mais cartunescos e miniaturas menores que as habituais de hoje. Lembrando que está tudo em inglês, então tem que ter alguém pra ajudar na narrativa. Ainda acho um grande jogo, mas pelo preço pensaria em algum da "nova geração".
Outros:
Zombicide Black Plague/ Green Horde = Depois do Hellboy são as melhores opções dado a experiência e preço. Ótimos componentes, mecânicas simples e experiência completa de um Dungeon Crawler. Se não tem preconceitos com Zombicide, ainda acho uma boa opção mesmo em 2021.
Cthulhu Death May Die = Vai gastar um pouco mais, se achar. Mas o jogo é o "tiro, porrada e bomba" do Cthulhu. Tem história, variedade boa de monstros, miniaturas incríveis e uma sensação de urgência muito grande. Funciona em qualquer quantidade de jogadores.
"Nova Geração" de grandes Dungeon Crawlers = Nêmesis, Chronicles of Drunagor, Massive Darkness 2nd Edition, GloonHaven: Jaws of the Lion e Zombicide 2nd Edition são alguns dos novos que se você tiver dinheiro seria bom ficar de olho, pois já estão substituindo alguns que nem citei nesse post.
* E o Gloonhaven? Tenho muitas e muitas ressalvas quanto a ele, mas sendo polêmico e direto, pra mim ele já é passado. Seu irmão mais novo (o Jaws citado acima), veio pra sepultar ele.
* E o novo Descent? Acompanhei desde o início e evidentemente, como todos aqui, ainda não joguei. MAS achei que as adições do app deixaram ele extremamente burocrático: escolha o heróis, arrasta seta até o inimigo, escolhe a arma, joga o dado, adiciona resultado no app, adiciona modificador no app, pra depois ver o cálculo do resultado... isso para cada ataque. Imaginem uma mesa com 4 heróis e 10 inimigos.