Como consumidor estou acompanhando esta iniciativa com 2 sensações:
- A primeira foi quando tomei ciência da iniciativa e li a carta.
Vi esta iniciativa como sendo legítima e corajosa pois está expondo sentimentos, situações e o ambiente do meio, até então desconhecidos ou pouco conhecidos pelo público, de uma forma geral, como eu por exemplo. O número de lojistas que aderiram foi expressivo e a iniciativa da Ludopedia em não retirar o post do ar também foi notada.
- A segunda foi acompanhando o processo e vendo o desenrolar da situação.
Acompanhando o processo, me chamou a atenção ver o grau de maturidade com que parte do público reagiu ao conteúdo do post mostrando-se, em determinados momentos, refratário e não entendendo a profundidade e a importância do conteúdo abordado.
Outro ponto que me chamou a atenção é o fato de que ainda não houve nenhuma manifestação/resposta da editora. É certo que ainda é cedo para se ter uma resposta, tendo em vista a natureza das solicitações feitas pela carta. No entanto, como consumidor, gostaria de lê-la e ser um espectador do processo de amadurecimento do mercado de BG brasileiro.
Acredito que momentos como este são muito importantes para o desenvolvimento/amadurecimento do mercado nacional de BG porque, de forma geral, pois não importa onde ocorram, como ocorram ou em que área ocorram, estas manifestações marcam um ponto de inflexão na história de um processo, seja ele qual for, mostrando amadurecimento e vontade de querer se desenvolver. Penso que o caminho é este mesmo - o debate maduro, o diálogo consciente, colocando as cartas na mesa na expectativa e esperança de que seja possível melhorar porque sempre devemos querer melhorar, progredir. Quando pensamos em chegar a algum lugar, se formos sozinhos podemos ir longe mas se formos juntos poderemos alcançar destinos incrivelmente mais longevos. Juntos, editoras, lojistas e consumidores somos mais, podemos mais.
Grande abraço a todos.