linezinhah::Olá,
Claudio aqui...
Estamos colecionando o Marvel Champions, bom... pelo menos enquanto ainda há dinheiro na carteira.
Como sou fã do Senhor dos Anéis e do tema Cthulhu, gostaria de trocar um papo com o pessoal que já tem os outros dois LCG's para responder algumas perguntas:
1- Semelhanças com o Marvel Champions (além do dinheiro no ralo e serem cooperativos)?
2- Como funciona a questão dos ciclos de expansões? Eu vejo que tem a caixa grande e outros packs menores tanto no LOTR quanto no AH. No Marvel as caixas grandes têm sido de campanhas com vilões e herois, enquanto os packs menores 90% são herois e 10% de vilões.
3- Em questão de rejogabilidade, o Marvel Champions soca uma infinidade de herois e cartas novas para formar novos decks. Os vilões nem são tantos assim se comparados aos herois. Ou seja, se não for um fanático querendo herois e mais herois, o custo da coleção nem é tão grande. E para os outros LCG's? LOTR se baseia também em ter muitos herois? E o AH?
4- No Eldritch, apesar do deck do ancião ser formado por eventos aleatórios, falta um pouco de história para prender o jogador naquele ancião. Meio que não faz muita diferença de qual ancião seja, pois a história que envolve esse monstro está apenas nos seus eventos próprios que têm gatilhos específicos. No AH é assim também? E no LOTR?
5- Vale a pena ter um dos dois LCG's já tendo o Marvel Champions?
6- Uma partida do Marvel com 1 personagem costuma girar em torno de 30-60min. Jogando solo com 4 personagens, dependendo do vilão pode-se levar 2-4h. E no LOTR e AH?
7- Algum defeito encontrado nesses dois LCG's que o Marvel Champions superou? Pontos positivos?
8- Há a necessidade de comprar todo o ciclo de uma expansão? Ou apenas a caixa grande já supre a jogatina?
Curiosidade extra: O que acham do jogo Ashes? Sei que não é cooperativo, mas a arte me pareceu linda.
1- Nos tres tem o lance de construir e testar decks, este é o primeiro "desafio" do jogo (parte estratégica para superar os desafios)
2, 3 e 8- No SdA e AH, é dividido em ciclos, cada ciclo tem uma caixa maior com mais cartas de jogadores e missões, e 6 menores que completam a historia das missões daquele ciclo(contendo 1 missão cada e algumas cartas de jogadores).
No marvel eles dividiram em herois, viloes e ciclos...vc compra oq vc quiser... acho q apenas os vilões são apenas "missões", ciclos contem um pouco de td e os herois aquele cartas dele especificas e cartas genericas q podem ser usadas em qualquer heroi... Logo se vc quiser utilizar tds as cartas do jogo pra montar os seus decks, so os vilões serão desnecessários - Parece q a repaginada do AH eles vão fazer de uma forma similar
4- As missões e cartas de jogo são bem temáticas e fazem muito sentido na proposta do jogo...o formato do jogo permite bastante liberdade em adaptar novas mecânicas para missões com desafios inovadores (para os tres)
5- Uma alternativa é jogar pelo OCTNG, tem os 3 de graça
Eu acho q é uma forma interessante de explorar afundo a temática sem ocupar tanto espaço, mas é algo caro... vai no tema q mais vc gosta primeiro, depois vc pensa nos outros
6- solo 40 min os tres (dependendo da missão e do seu desempenho ^^)...jogo no max 2 mãos, mas ja não gosto q me sinto meio louco
7- Modo de vendas parece mais amigável ao publico
Montar os decks é mais simples no marvel, vem 15 cartas de heroi, vc acaba usando umas 5 basicas muito boas quase sempre...dai vc so praticamente monta metade do deck, entre um aspecto q vc escolhe (entre 4) - No sda vc tem q escolher 3 herois 50 cartas podendo misturas esferas (cria mais possibilidades, mas acaba sendo mais trabalhoso com tantas possibilidades)
AH tem um modo campanha mais imersivo aonde suas decisões afetam as próximas missões
AH e MC as cartas podem ser usadas como recursos, no SdA é mais escasso os recursos e as cartas
Enfim, SdA é mais dificl, com mais possibilidades
AH é mais imerssivo e campanha progressiva
MC deu uma simplificada geral, mais amigável...o esquema de alter ego e heroi ficou bacana, e uma solução para evitar morte facilmente
Joguei bastante o SdA, os outros joguei pouco
Recomendo dar uma conferida no hero realms, um deck building competitivo, com modo cooperativo (com expansões)