Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Últimos Cadastros
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Últimos Cadastros

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Podcasts
  3. Antiquity
  4. GBG#105 - Antiquity

GBG#105 - Antiquity

Antiquity
Podcast
Gambiarra Board Games
Episódio
GBG#105 - Antiquity
Download
Download
Feed
https://playlistsgambiarrabg.carrd.co/
Duração
  • avatar
    gambiarrabg08/07/21 14:13
    avatar
    gambiarrabg
    08/07/21 14:13
    1237 mensagens MD

    Fala galera, beleza? Neste Gambiarra Board Games de número 105, Gustavo Lopes e Carolina Gusmão falam sobre o jogo de tabuleiro Antiquity, uma das pérolas da editora Splotter Spellen e conhecido por ser um jogo que não perdoa ninguém. Como sempre estamos tentando trazer conteúdos diferentes para vocês e decidimos trazer a nossa experiência com esse jogo que talvez seja um dos jogos mais pesados que já jogamos até hoje pelo conjunto da obra. Apesar de não arranharmos a superfície dessa obra-prima, vamos falar sobre as diferentes formas que conseguimos enxergar no jogo de jogá-lo, dos erros sem volta e até um pouco sobre a editora e os autores do jogo.

    https://i2.wp.com/papodelouco.com/wp-content/uploads/2021/07/gbg_105_antiquity.jpg

    Nos destaques da semana: Cerebria, the Inside World, Gloomhaven: Jaws of the Lion. Review Retrô#048 - Medici

    Formulário dos ouvintes: https://forms.gle/bdTcY7pCoP1shcuv5


    Duração:00:50:00

    Ouça o episódio aqui no Ludopedia ou:

    • Em nosso site: https://papodelouco.com/gbg105-antiquity/
    • Spotify: https://open.spotify.com/episode/5XWJNzPx8zIv1ICCGZYFHq?si=KvQmrWU0RBCVwmHY8XiKrg&dl_branch=1
    • Assina nosso feed: https://papodelouco.com/como-assinar-o-feed-do-gambiarra-board-games/



    Veja fotos do jogo no nosso Instagram: https://www.instagram.com/gambiarraboardgames
     



    Segue a gente por lá para ver mais fotos, unboxings, vídeos curtos de primeiras impressões, várias paradas maneiras...


    E não esquece de dar aquela voadora no like aqui, seguir a gente pra fortalecer a produção e um forte abraço!

    2
    0
    15

  • Canal

    Veja Também

    Gambiarra Board Games

    Veja Também

    GBG Rodada dos Ouvintes #036 – A realidade do DOFF, Salsicha, Pipoca e Wande...
    GBG Rodada dos Ouvintes #035 - Expectativas para o Diversão Offline 2025
    GBG Ao Vivo #006 - Comentando 100 jogos do 1001 ao 1100
    GBG Jogos que Recomendamos tipo Banco Imobiliário
    GBG Tem Dado em Casa S02E01 - Top Party Games

    Compre agora o jogo Antiquity na LUDOSTORE
    R$ 2.500,00 (no boleto)
    Visualizar OfertaVer

    Comentários:

  • tuliobarros
    1777 mensagens MD
    avatar
    tuliobarros09/07/21 11:15
    tuliobarros » 09/07/21 11:15

    Gloomão e Gloominho não me despertam um desejo incontrolável de comprar tudo o que tiver pela frente, nem mesmo olhar o valor anunciado.

    Mas o Cerebria me chamou atenção! :blush:

    Sempre que eu penso na Splotter, eu imagino dois caras super inteligentes e super teimosos. Só fazem o que querem, quando querem, como querem. Não me parece ser uma forma de protesto contra a forma que o mercado está se consolidando, ou sobre o que se espera do "produto" jogo de tabuleiro. Por que não terceirizam? Por que concentram todas as etapas de produção do jogo? Daí você apresenta um "upgrade" nas edições do Antiquity e vê como é difícil cederam para uma melhora na experiência do jogador. O único jogo dela que joguei foi o FCM que é excepcional. Mas a impressão é que, para adquirir um jogo da Splotter, o hobbista precisa sofrer, suplicar, esperar... parece que eles estão fazendo um favor, que é um presente, um dom, ter um sua mesa um jogo da Splotter.

    Eu queria ter uma outra impressão e quero muito estar errado.

    2
  • linezinhah
    1202 mensagens MD
    avatar
    linezinhah09/08/21 12:57
    linezinhah » 09/08/21 12:57

    tuliobarros::Gloomão e Gloominho não me despertam um desejo incontrolável de comprar tudo o que tiver pela frente, nem mesmo olhar o valor anunciado.

    Mas o Cerebria me chamou atenção! :blush:

    Sempre que eu penso na Splotter, eu imagino dois caras super inteligentes e super teimosos. Só fazem o que querem, quando querem, como querem. Não me parece ser uma forma de protesto contra a forma que o mercado está se consolidando, ou sobre o que se espera do "produto" jogo de tabuleiro. Por que não terceirizam? Por que concentram todas as etapas de produção do jogo? Daí você apresenta um "upgrade" nas edições do Antiquity e vê como é difícil cederam para uma melhora na experiência do jogador. O único jogo dela que joguei foi o FCM que é excepcional. Mas a impressão é que, para adquirir um jogo da Splotter, o hobbista precisa sofrer, suplicar, esperar... parece que eles estão fazendo um favor, que é um presente, um dom, ter um sua mesa um jogo da Splotter.

    Eu queria ter uma outra impressão e quero muito estar errado.

    HAHAHAHAHA...

    Você acertou em cheio a sensação desejada pela slotter.. Concordo em todos os sentidos.

    Meu entendimento para a Splotter é:

    - Os autores se acostumaram tanto com o protótipo dos jogos, que resolveram imprimir em larga escala para vender seu PNP, que esqueceram que existe um processo produtivo após o playtest.

    - De quebra, pediu para o filho de algum deles cortar os tiles com alguma tesoura do Batman ou do Superman (sabe aquelas cheias de zigue-zague?!), por isso são tortos.

    - A arte rupestre foi tirada de um outro filho deles com giz de cera, para evitar que a criança consiga criar uma arte rica em detalhes.

    - O preço foi calculado pela esposa de algum deles, que embutiu um "imposto de ódio", pelo tempo que eles devem ter ficado trancados projetando o jogo.

    - E a caixa foi projetada pela mãe de algum deles, por ter aquela filosofia de "sempre cabe mais um no coração de mãe", já que nunca sobra espaço pra nada na caixa depois de destacado os tokens.


    Alguns podem até argumentar que os jogos têm aquelas artes para ficar mais temático e vou concordar. O Food Chain tem uma arte que considero linda e que faz sentido com a época que o jogo retrata. Poderiam ser melhores? CLARO!

    Antiquity joguei recentemente e é um dos jogos mais feios que já vi, mas eu consigo compreender (por força do ódio) que a arte é rupestre pois é um jogo que nos leva para a Idade Média. Poderia ser melhor? ABSOLUTAMENTE!!! Basta ver a iconografia da tinta com a do peixe para você ficar se confundindo.

    Mas não adianta reclamar. Já cheguei a enviar um e-mail gigante explicando alterações que podiam ser feitas, coisas sutis e coisas grandes. Inclusive sugeri um reprint dos jogos na versão deluxe, como diversas editoras fazem, sem se desfazer das versões originais. Responderam informando que fazem sua próprio produção e eles não tem como arcar com uma produção deluxe e, principalmente, eles não têm interesse algum pois estão satisfeitos com o produto.

    Às vezes, eu vejo como má vontade e amadorismo, de certa forma. Sei que atendem a um nicho muito exclusivo, mas poderiam estar muito melhores se cedessem a isso. Basta vermos os jogos no KS. Se o jogo for bonito por si só (Marvel United), a pessoa vai comprar, independentemente da mecânica. Imagina o jogo já ter uma mecânica foda e agora uma arte também foda?!

    Aí argumentam que jogos pesados não ganham o público com a beleza. Ok, vamos ver então o sucesso que foi qualquer KS do Vital Lacerda?! Jogos pesados e com uma produção de dar inveja.

    Solução que encontrei para quando tiver tempo e dinheiro: contratar um profissional para refazer todas as artes e uma fábrica para imprimir em material de qualidade. Fim.



    Obs.: Até o PNP do Antiquity no BGG conseguiu ser mais bonito que o próprio jogo hahaha

    2
  • gambiarrabg
    1237 mensagens MD
    avatar
    gambiarrabg09/08/21 14:49
    gambiarrabg » 09/08/21 14:49

    linezinhah::
    tuliobarros::Gloomão e Gloominho não me despertam um desejo incontrolável de comprar tudo o que tiver pela frente, nem mesmo olhar o valor anunciado.

    Mas o Cerebria me chamou atenção! :blush:

    Sempre que eu penso na Splotter, eu imagino dois caras super inteligentes e super teimosos. Só fazem o que querem, quando querem, como querem. Não me parece ser uma forma de protesto contra a forma que o mercado está se consolidando, ou sobre o que se espera do "produto" jogo de tabuleiro. Por que não terceirizam? Por que concentram todas as etapas de produção do jogo? Daí você apresenta um "upgrade" nas edições do Antiquity e vê como é difícil cederam para uma melhora na experiência do jogador. O único jogo dela que joguei foi o FCM que é excepcional. Mas a impressão é que, para adquirir um jogo da Splotter, o hobbista precisa sofrer, suplicar, esperar... parece que eles estão fazendo um favor, que é um presente, um dom, ter um sua mesa um jogo da Splotter.

    Eu queria ter uma outra impressão e quero muito estar errado.

    HAHAHAHAHA...

    Você acertou em cheio a sensação desejada pela slotter.. Concordo em todos os sentidos.

    Meu entendimento para a Splotter é:

    - Os autores se acostumaram tanto com o protótipo dos jogos, que resolveram imprimir em larga escala para vender seu PNP, que esqueceram que existe um processo produtivo após o playtest.

    - De quebra, pediu para o filho de algum deles cortar os tiles com alguma tesoura do Batman ou do Superman (sabe aquelas cheias de zigue-zague?!), por isso são tortos.

    - A arte rupestre foi tirada de um outro filho deles com giz de cera, para evitar que a criança consiga criar uma arte rica em detalhes.

    - O preço foi calculado pela esposa de algum deles, que embutiu um "imposto de ódio", pelo tempo que eles devem ter ficado trancados projetando o jogo.

    - E a caixa foi projetada pela mãe de algum deles, por ter aquela filosofia de "sempre cabe mais um no coração de mãe", já que nunca sobra espaço pra nada na caixa depois de destacado os tokens.


    Alguns podem até argumentar que os jogos têm aquelas artes para ficar mais temático e vou concordar. O Food Chain tem uma arte que considero linda e que faz sentido com a época que o jogo retrata. Poderiam ser melhores? CLARO!

    Antiquity joguei recentemente e é um dos jogos mais feios que já vi, mas eu consigo compreender (por força do ódio) que a arte é rupestre pois é um jogo que nos leva para a Idade Média. Poderia ser melhor? ABSOLUTAMENTE!!! Basta ver a iconografia da tinta com a do peixe para você ficar se confundindo.

    Mas não adianta reclamar. Já cheguei a enviar um e-mail gigante explicando alterações que podiam ser feitas, coisas sutis e coisas grandes. Inclusive sugeri um reprint dos jogos na versão deluxe, como diversas editoras fazem, sem se desfazer das versões originais. Responderam informando que fazem sua próprio produção e eles não tem como arcar com uma produção deluxe e, principalmente, eles não têm interesse algum pois estão satisfeitos com o produto.

    Às vezes, eu vejo como má vontade e amadorismo, de certa forma. Sei que atendem a um nicho muito exclusivo, mas poderiam estar muito melhores se cedessem a isso. Basta vermos os jogos no KS. Se o jogo for bonito por si só (Marvel United), a pessoa vai comprar, independentemente da mecânica. Imagina o jogo já ter uma mecânica foda e agora uma arte também foda?!

    Aí argumentam que jogos pesados não ganham o público com a beleza. Ok, vamos ver então o sucesso que foi qualquer KS do Vital Lacerda?! Jogos pesados e com uma produção de dar inveja.

    Solução que encontrei para quando tiver tempo e dinheiro: contratar um profissional para refazer todas as artes e uma fábrica para imprimir em material de qualidade. Fim.



    Obs.: Até o PNP do Antiquity no BGG conseguiu ser mais bonito que o próprio jogo hahaha

    Sabe o que eu acho mais tenso nesse sentido? É que se vc pegar qualquer jogo da Capstone, Mindclash, até da Eagle Gryphon (ok, da EGG passa um pouco o valor), todas tem uma produção absurdamente melhor com um preço "proporcional". Sem dúvida a valorização do capital intelectual dos caras tá lá em cima kkkkkkk
    Será que com uma parceria como foi o caso do BUS não daria certo com outros jogos? Eu acho que com vários títulos da Splotter seriam sucesso, a questão é se os caras querem mesmo fazer. Talvez o "status" seja mais importante? Ser o que é do jeito que é. Numa comparação mais do que extrema, esses dias vi uma marca de luxo vendendo pulseiras e anéis de abraçadeira de plástico por centenas de dólares. É uma abraçadeira kkkkk pqp, mas enfim. Não sou o público da Splotter, o Antiquity já foi o suficiente. Acho que só levaria outro pra casa se pagasse num preço igual ou inferior ao que consegui esse Antiquity, o que será um milagre se isso acontecer de novo kkkk

    2
  • excluido_74361
    1223 mensagens MD
    avatar
    excluido_7436109/08/21 14:53
    excluido_74361 » 09/08/21 14:53

    linezinhah::
    tuliobarros::Gloomão e Gloominho não me despertam um desejo incontrolável de comprar tudo o que tiver pela frente, nem mesmo olhar o valor anunciado.

    Mas o Cerebria me chamou atenção! :blush:

    Sempre que eu penso na Splotter, eu imagino dois caras super inteligentes e super teimosos. Só fazem o que querem, quando querem, como querem. Não me parece ser uma forma de protesto contra a forma que o mercado está se consolidando, ou sobre o que se espera do "produto" jogo de tabuleiro. Por que não terceirizam? Por que concentram todas as etapas de produção do jogo? Daí você apresenta um "upgrade" nas edições do Antiquity e vê como é difícil cederam para uma melhora na experiência do jogador. O único jogo dela que joguei foi o FCM que é excepcional. Mas a impressão é que, para adquirir um jogo da Splotter, o hobbista precisa sofrer, suplicar, esperar... parece que eles estão fazendo um favor, que é um presente, um dom, ter um sua mesa um jogo da Splotter.

    Eu queria ter uma outra impressão e quero muito estar errado.

    HAHAHAHAHA...

    Você acertou em cheio a sensação desejada pela slotter.. Concordo em todos os sentidos.

    Meu entendimento para a Splotter é:

    - Os autores se acostumaram tanto com o protótipo dos jogos, que resolveram imprimir em larga escala para vender seu PNP, que esqueceram que existe um processo produtivo após o playtest.

    - De quebra, pediu para o filho de algum deles cortar os tiles com alguma tesoura do Batman ou do Superman (sabe aquelas cheias de zigue-zague?!), por isso são tortos.

    - A arte rupestre foi tirada de um outro filho deles com giz de cera, para evitar que a criança consiga criar uma arte rica em detalhes.

    - O preço foi calculado pela esposa de algum deles, que embutiu um "imposto de ódio", pelo tempo que eles devem ter ficado trancados projetando o jogo.

    - E a caixa foi projetada pela mãe de algum deles, por ter aquela filosofia de "sempre cabe mais um no coração de mãe", já que nunca sobra espaço pra nada na caixa depois de destacado os tokens.


    Alguns podem até argumentar que os jogos têm aquelas artes para ficar mais temático e vou concordar. O Food Chain tem uma arte que considero linda e que faz sentido com a época que o jogo retrata. Poderiam ser melhores? CLARO!

    Antiquity joguei recentemente e é um dos jogos mais feios que já vi, mas eu consigo compreender (por força do ódio) que a arte é rupestre pois é um jogo que nos leva para a Idade Média. Poderia ser melhor? ABSOLUTAMENTE!!! Basta ver a iconografia da tinta com a do peixe para você ficar se confundindo.

    Mas não adianta reclamar. Já cheguei a enviar um e-mail gigante explicando alterações que podiam ser feitas, coisas sutis e coisas grandes. Inclusive sugeri um reprint dos jogos na versão deluxe, como diversas editoras fazem, sem se desfazer das versões originais. Responderam informando que fazem sua próprio produção e eles não tem como arcar com uma produção deluxe e, principalmente, eles não têm interesse algum pois estão satisfeitos com o produto.

    Às vezes, eu vejo como má vontade e amadorismo, de certa forma. Sei que atendem a um nicho muito exclusivo, mas poderiam estar muito melhores se cedessem a isso. Basta vermos os jogos no KS. Se o jogo for bonito por si só (Marvel United), a pessoa vai comprar, independentemente da mecânica. Imagina o jogo já ter uma mecânica foda e agora uma arte também foda?!

    Aí argumentam que jogos pesados não ganham o público com a beleza. Ok, vamos ver então o sucesso que foi qualquer KS do Vital Lacerda?! Jogos pesados e com uma produção de dar inveja.

    Solução que encontrei para quando tiver tempo e dinheiro: contratar um profissional para refazer todas as artes e uma fábrica para imprimir em material de qualidade. Fim.



    Obs.: Até o PNP do Antiquity no BGG conseguiu ser mais bonito que o próprio jogo hahaha

    O Antiquity e feio, nao descordo, mas tem tanto jogo muito, mas muito mal feito. Sem pesquisar: Wabash Cannon, Wealth of Nations, Age of Industry, Glory to Rome (q tb a versao PnP e muito, mas muito mais bonita que a versao original - confesso nao ter visto a versao black).
    Deveria inclusive ter uma nota para arte para rankear os jogos pela arte.. seria uma coisa interessante de ver as variacoes de gosto dos jogadores.

    1
  • gambiarrabg
    1237 mensagens MD
    avatar
    gambiarrabg09/08/21 15:26
    gambiarrabg » 09/08/21 15:26

    metelo::
    linezinhah::
    tuliobarros::Gloomão e Gloominho não me despertam um desejo incontrolável de comprar tudo o que tiver pela frente, nem mesmo olhar o valor anunciado.

    Mas o Cerebria me chamou atenção! :blush:

    Sempre que eu penso na Splotter, eu imagino dois caras super inteligentes e super teimosos. Só fazem o que querem, quando querem, como querem. Não me parece ser uma forma de protesto contra a forma que o mercado está se consolidando, ou sobre o que se espera do "produto" jogo de tabuleiro. Por que não terceirizam? Por que concentram todas as etapas de produção do jogo? Daí você apresenta um "upgrade" nas edições do Antiquity e vê como é difícil cederam para uma melhora na experiência do jogador. O único jogo dela que joguei foi o FCM que é excepcional. Mas a impressão é que, para adquirir um jogo da Splotter, o hobbista precisa sofrer, suplicar, esperar... parece que eles estão fazendo um favor, que é um presente, um dom, ter um sua mesa um jogo da Splotter.

    Eu queria ter uma outra impressão e quero muito estar errado.

    HAHAHAHAHA...

    Você acertou em cheio a sensação desejada pela slotter.. Concordo em todos os sentidos.

    Meu entendimento para a Splotter é:

    - Os autores se acostumaram tanto com o protótipo dos jogos, que resolveram imprimir em larga escala para vender seu PNP, que esqueceram que existe um processo produtivo após o playtest.

    - De quebra, pediu para o filho de algum deles cortar os tiles com alguma tesoura do Batman ou do Superman (sabe aquelas cheias de zigue-zague?!), por isso são tortos.

    - A arte rupestre foi tirada de um outro filho deles com giz de cera, para evitar que a criança consiga criar uma arte rica em detalhes.

    - O preço foi calculado pela esposa de algum deles, que embutiu um "imposto de ódio", pelo tempo que eles devem ter ficado trancados projetando o jogo.

    - E a caixa foi projetada pela mãe de algum deles, por ter aquela filosofia de "sempre cabe mais um no coração de mãe", já que nunca sobra espaço pra nada na caixa depois de destacado os tokens.


    Alguns podem até argumentar que os jogos têm aquelas artes para ficar mais temático e vou concordar. O Food Chain tem uma arte que considero linda e que faz sentido com a época que o jogo retrata. Poderiam ser melhores? CLARO!

    Antiquity joguei recentemente e é um dos jogos mais feios que já vi, mas eu consigo compreender (por força do ódio) que a arte é rupestre pois é um jogo que nos leva para a Idade Média. Poderia ser melhor? ABSOLUTAMENTE!!! Basta ver a iconografia da tinta com a do peixe para você ficar se confundindo.

    Mas não adianta reclamar. Já cheguei a enviar um e-mail gigante explicando alterações que podiam ser feitas, coisas sutis e coisas grandes. Inclusive sugeri um reprint dos jogos na versão deluxe, como diversas editoras fazem, sem se desfazer das versões originais. Responderam informando que fazem sua próprio produção e eles não tem como arcar com uma produção deluxe e, principalmente, eles não têm interesse algum pois estão satisfeitos com o produto.

    Às vezes, eu vejo como má vontade e amadorismo, de certa forma. Sei que atendem a um nicho muito exclusivo, mas poderiam estar muito melhores se cedessem a isso. Basta vermos os jogos no KS. Se o jogo for bonito por si só (Marvel United), a pessoa vai comprar, independentemente da mecânica. Imagina o jogo já ter uma mecânica foda e agora uma arte também foda?!

    Aí argumentam que jogos pesados não ganham o público com a beleza. Ok, vamos ver então o sucesso que foi qualquer KS do Vital Lacerda?! Jogos pesados e com uma produção de dar inveja.

    Solução que encontrei para quando tiver tempo e dinheiro: contratar um profissional para refazer todas as artes e uma fábrica para imprimir em material de qualidade. Fim.



    Obs.: Até o PNP do Antiquity no BGG conseguiu ser mais bonito que o próprio jogo hahaha

    O Antiquity e feio, nao descordo, mas tem tanto jogo muito, mas muito mal feito. Sem pesquisar: Wabash Cannon, Wealth of Nations, Age of Industry, Glory to Rome (q tb a versao PnP e muito, mas muito mais bonita que a versao original - confesso nao ter visto a versao black).
    Deveria inclusive ter uma nota para arte para rankear os jogos pela arte.. seria uma coisa interessante de ver as variacoes de gosto dos jogadores.

    Nossa, se pegar alguns dos jogos mais desconhecidos do Carl Chudyk tem umas paradas bem feias mesmo hahah Glory to Rome tá bonito perto desses outros hahaha

    0
  • Lord_LT
    657 mensagens MD
    avatar
    Lord_LT26/08/21 20:46
    Lord_LT » 26/08/21 20:46

    Eu já joguei esse jogo 3x
    Na primeira foi em 4 jogadores e todos morreram kkkkkkkk' começou a demorar muito, e o passar das jogadas foi aumetando a fome e já era para todos kkkkkkkk'
    Nas outras duas, também de 4 jogadores, uma minha irmã venceu construindo todas as casinhas, e ai na terceira, consegui vencer acumulando todos os recursos na quantidade exigida... É bem dificil, mas foi uma partida legal :D

    1
  • leandrofvaz
    1244 mensagens MD
    avatar
    leandrofvaz23/11/21 13:12
    leandrofvaz » 23/11/21 13:12

    Da Splotter atualmente eu só mantenho o Food Chain Magnate na coleção, vendi o restante tudo, o Antiquity eu até tinha os tokens da BGG para dar aquela atualizada no visual.


    É muito nichado, difícil de ver mesa e que tem um público muito específico para agradar. Como o grupo que jogo já tem outras cópias e praticamente todos os principais jogos da empresa, e também nunca conseguem colocar na mesa, não via porque eu também deveria ter exemplares. E na pandemia isso ainda piorou, não se via mesa nem de carcassone, agora que estamos retornando. 

    1
Responder
Antiquity - GBG#105 - Antiquity
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.