linezinhah::
Então faço uma contraproposta: falo do Marvel Champions e você fala do Marvel Deck Building, já que nunca joguei deck building.
Pagando minha dívida...
Legendary: A Marvel Deck Building Game
O jogo é semi cooperativo, ou seja, todo mundo contra o "Mastermind", mas ainda disputando entre si quem faz mais pontos. Na prática, nunca vi ninguém dando muita bola para os pontos não. Já para melhorar o seu baralho, ninguém costuma deixar passar aquela carta maneira de herói. Escolhi o jogo na época devido ao tema e por funcionar bem no modo solo. Não me arrependi e até hoje ele vê mesa com certa frequência.
Tematicamente, ele precisa de um pouco de boa vontade para encaixar... o número de heróis no jogo varia de acordo com o número de jogadores. Cada herói tem um deck de 14 cartas (10 comuns, sendo 2 diferentes - 5 de cada, 3 incomuns e 1 rara) com valores de compra de acordo com a raridade. São todas embaralhadas formando o Hero Deck (recomenda-se dividir em 2 e colocar as cartas raras na metade, evitando que elas saiam no início e sejam descartadas pela impossibilidade de compra). Desse Hero Deck, as 5 cartas do topo ficam expostas no HQ para serem adquiridas (e imediatamente repostas quando isso acontece).
Cada carta, além das habilidades de cada herói, tem uma cor específica para o tipo de poder (força, tecnologia, alcance, instinto e dissimulação) e pode possuir ícone de grupo e para combar com outras cartas.
Ao escolher o "mastermind", cada um carrega um grupo de vilões com ele (Magneto carrega a Irmandade de Mutantes, Loki os Inimigos de Asgard, e por aí vai). É nesse momento que o tema pode dar uma escorregada, pois é necessário incluir outros grupos de vilões e os "capangas" (vilões mais fracos). Aí você pode ter a Irmandade de Mutantes atuando em conjunto com os Skrulls e os ninjas do tentáculo.
Ah sim. Além do vilão é necessário escolher um "scheme", que é o plano do vilão que vai tomando forma. E aí você pode ter Magneto comandando a Irmandade de Mutantes, os Skrulls e os ninjas do tentáculo executando uma onda de roubos a banco.
Enfim, o jogo é uma corrida contra o tempo... O deck de vilão é aberto toda rodada e eles vão preenchendo os espaços da cidade. Quando o espaço lota, o primeiro vilão escapa e você toma uma penalidade (normalmente um ferimento para sujar sua mão). Nesse deck também estão os "Master Strike" (ataque do vilão) e os "Scheme Twist" (plano do vilão em andamento). Normalmente é o número de scheme twists que aciona o final do jogo.
Começamos o jogos com 12 cartas com agentes da Shield. Compramos 6 e vamos pra batalha, conseguindo bater apenas em capangas e/ou comprar somente cartas de heróis comuns (mais baratas), fortalecendo nossa mão enquanto a bandidagem toca o terror. Isso torna bem gratificante quando a gente começa a virar o jogo.
Falando do jogo base e das expansões... Eu já comprei com a expansão
Dark City. Logo completei com
Paint the Town Red,
Fantastic Four e
Legendary: A Marvel Deck Building Game – Guardians of the Galaxy e acho que tá bom por aí. Depois disso virou zona. Eu ainda tenho encomendado o
Revelations (pra agradar a esposa com a Feiticeira Escarlate) e
X-Men (must have pra mim). Talvez pegue o
The New Mutants. O restante vem muita tralha pra pouca coisa boa.
O jogo base que vem muito personagem legal, mas já podia ter ganho uma versão 2.0. A arte das cartas tem o mesmo fundo (isso já muda a partir do Dark City), os combos são muito simples e dependentes de afiliações (usar o Capitão América sem os Vingadores é desperdicio) e os Masterminds são fracos. A partir do Dark City, algumas cartas de heróis ganharam habilidades extras (teleporte, bribe, wall crawl, focus, etc...) que ajudam a deixar o jogo base mais defasado. Definitivamente o Dark City é obrigatório para compensar em parte essas limitações.
Mas fazendo o setup adequado (BGG tem várias dicas, inclusive de campanhas), com os vilões certos contra os heróis certos, o jogo cresce muito no tema e fica bastante desafiador. Lembro uma vez que fiz um super-ultra-mega-combo usando o Cable (acho até que roubei sem querer) e o Apocalipse defendeu TODOS os meus ataques.
Acho que consegui resumir bem. Espero ter deixado vocês com vontade de jogar como estou agora...