Indicado ao prêmio "Spiel des Jahres", e vencedor do prêmio "Golden Geek Medium Game of the Year 2020", entregue pelo site BoardGameGeek, As Ruínas Perdidas de Arnak está em pré-venda pela editora Devir, com lançamento programado para o final de Julho e início de Agosto de 2021.
Como o jogo ainda não havia sido lançado na ocasião desse artigo, irei relatar aqui as minhas primeiras impressões baseado na minha experiência em jogatinas online, em 2 e 3 jogadores, no site Board Game Arena (BGA), onde ele se encontra em versão beta, disponível para todos os usuários.
Primeiramente, devo destacar a interface que permite apreciar muito bem todo o capricho que o jogo recebeu na arte, no tabuleiro e nos componentes, que estão muito bonitos e casam perfeitamente com o tema de exploração, além de ser muito funcional na execução das ações.
Combinando mecânicas de construção de deck e alocação de trabalhadores, com gerenciamento de recursos, o jogo me passou uma sensação de urgência constante, por oferecer muitas opções, limitadas a apenas uma ação por turno, e duração de somente 5 rodadas!
Apesar de incentivar o planejamento, com pouco espaço para falhas para se chegar à vitória, o jogo traz uma experiência muito prazerosa, num clima de exploração que muda a cada partida, graças à boa variedade presente nas cartas e na montagem do tabuleiro, o que possibilta um grande número de estratégias e rejogabilidade. Existe ainda um segundo tabuleiro (no verso), que deixa a disputa um pouco mais acirrada.
O jogo roda bem tanto em 2 quanto em 3 jogadores, que foram as modalidades que eu testei, com boa interação na busca pelas melhores locações na ilha, e na corrida que acontece na trilha de pesquisa (do templo).
Nas minhas partidas as pontuações finais sempre foram muito próximas (teve até um empate triplo!), provando que o jogo de fato oferece muitos caminhos para pontuar e chegar à vitória.
Nesse primeiro contato com As Ruínas de Arnak, gostei bastante e, ao final de cada partida, tive vontade de jogar de novo em busca de novas táticas, novos desafios e combinações de cartas, o que me pareceu um sinal bastante positivo de que devo curtir também a versão física que está por vir, e que deverá receber um review completo no nosso canal em breve, com mais detalhes sobre as regras (que aparecem resumidas nas imagens), as cartas e demais componentes.
Continue acompanhando nosso trabalho, curta, comente e compartilhe à vontade, e até a próxima!
..Instagram: @planeta_meeple