oniwars::gelidadalt::As peças não são as mesmas. Você embaralha elas. A variabilidade delas na mesa traz a rejogabilidade. Fora que por mais que comece no mesmo lugar e as coisas estejam sempre no mesmo lugar, os seus companheiros nunca vão avançar exatamente da mesma forma no tabuleiro, fazendo você ajustar constantemente a sua estratégia.
Mas acho que se fosse obrigado a colocar as peças adjacentes como em todo jogo desse estilo, seria bem mais estratégico. Acredito que do jeito que foi feito não é tão difícil se adaptar as peças colocando elas em diferentes partes do tabuleiro e depois ir se ajeitando nas rodadas futuras.
Eu enxerguei bastante variabilidade na posição das peças, na mudança dos tabuleiros individuais (são levemente diferentes para todos), e na escolha das peças de cada jogador e no avanço de cada jogador. Ao meu ver nenhum jogo é igual. Eu tenho o jogo e todas as vezes que joguei foram diferentes, com resultados diferentes. É meio similar ao Patchwork, do mesmo criador, no sistema de rotação. Se você já jogou esse, vai entender o que estou falando. A peça que você vai pegar ou o animal que você vai pegar vai depender muito dos movimentos dos jogadores anteriores. Tem como prever mais ou menos onde vai cair o elefante quando for a sua vez? Tem, mas ainda assim ocorrem imprevistos em várias rodadas.
Se você gosta de poliminós e jogos leves para jogar com a família, eu curti bastante esse. Se quiser um poliminó um pouco mais denso e estratégico, recomendo Ilha dos Gatos.