LeandroMSilva::Uma das perguntas mais comuns não foi feita ainda aqui rsrs... Nessa época de pandemia essa questão tem sido determinante para mim. Everdell roda bem para dois jogadores ou deixa a desejar?
Antes de expor a minha opinião sobre Everdell em dois jogadores, quero deixar claro que eu tenho uma enorme dificuldade em "adaptar" regras de jogos de tabuleiro. Se o manual diz que o jogo se joga de um jeito, é assim que deve ser jogado. Mas no caso de Everdell...
Ainda não joguei Everdell com 3 nem com 4 jogadores, mas com dois jogadores acontece de em algum momento do jogo, as cartas da campina ficarem estagnadas. Nenhuma das cartas interessa a nenhum dos dois jogadores, as compras são feitas todas do deck fechado e quem tem mais sorte consegue desenvolver melhor a sua vila.
Aí entra "A Fronteira (The Border)".
https://boardgamegeek.com/filepage/172604/border-variant-everdell
Em dois jogadores, apenas três dos quatro locais de floresta são utilizados (regra do manual). O quarto local de floresta vira a Fronteira. A Fronteira é um 9º slot para cartas na campina, mas não funciona da mesma maneira que os outros 8 slots. Ela começa sem cartas e funciona desta forma:
O local vazio da Floresta representa a Fronteira, para onde os residentes de Everdell estão se mudando do reino para tentar sobreviver por conta própria. Talvez eles possam ser atraídos para a sua vila.
A Fronteira
Quando uma ou mais cartas da Campina são substituídas, pegue uma carta adicional da pilha de compras e adicione aqui com a face para cima.
A carta do topo desta pilha pode ser jogada ou comprada como sendo parte da Campina, mas não é substituída.
Novamente, meu ponto é de que o jogo foi feito para ser utilizado do jeito que o designer projetou. Mas esta variante não altera o básico de como o jogo funciona, apenas minimiza o grande problema quando são apenas dois jogadores, que é a falta de movimento das cartas.
DCCQM::Opa, alguém pode me ajudar? Já estão entregando?
Faz mais de mês já, dá uma olhada na Ludostore ou com o seu lojista.