Fahr::
Complicadíssimo isso heim, pois a editora que não tem culpa vai ter um enorme prejuízo coitada!! Além dos consumidores claro, como você, que ficará muito mais tempo esperando pelo que pagou... Vai saber também né, as vezes escolheram um fornecedor que ia fazer baratinho, e acabou saindo carinho =P
De qualquer forma, muito bom que a maioria das empresas nesse ramo são responsáveis e profissionais a ponto de não deixar os clientes na mão! Melhor ainda saber que, pelo que tenho visto, aqui no Brasil as editoras de boards também estão se comportando assim! Diferente da maioria dos outros ramos aqui, que é uma LUTA incansável quando você recebe algo danificado/estragado/defeituoso, fica loja jogando a culpa no fabricante, fabricante jogando a culpa em Deus, você vai no ReclameAqui, Procon, Liga da Justiça, e nada de resolver...
Sobre esse lance, deve ter sido algo próximo dessa sua última suposição: tentou pagar barato e saiu caro.
Eles produzem os componentes na China... segundo eles, o fabricante dos dados fez merda e entregou os grudentos aí... com as reclamações e tal, era pra produzir outro lote, mas a editora diz que não conseguiram fazer algo dentro da qualidade necessária... foi então que dispensaram esse fornecedor e contrataram outro (por isso o atraso na produção e entrega)...
Pra dificultar mais, esta é a época do feriado nacional chinês, onde TUDO para por lá. Pode notar que se for importar algo nos AliExpress da vida, vem um aviso de que só será processado seu pedido daqui sei lá quantos dias... então isso atrasou o envio dos dados finais para a editora...
O importante é, como vc mencionou, saber que existem empresas que realmente se importam com o consumidor e procuram solucionar seus problemas com bons atendimentos pós-venda...
Assim que este caso for solucionado, registrarei aqui no tópico.