Mulheres nos jogos #14: o que Pandemic e Azul têm em comum?
Toda sexta-feira, a JogaMana celebra no Instagram (@joga_mana) mulheres que atuam em diversas frentes do mercado dos jogos de tabuleiro! Acho que não seria exagero dizer que já devemos contar com o maior acervo de publicações sobre mulheres no mundo dos jogos! Nosso intuito é mostrar para as pessoas que há muita mulher envolvida nas mais diversas frentes, seja como game designer, ilustradora, editora, empresária, tradutora, produtora de conteúdo, enfim, não há limites para nós!
Você sabe dizer, por exemplo, o que Pandemic Legacy: 1ª Temporada e Azul têm em comum? Dá uma lida aqui para descobrir!
Se quiser ver quais mulheres já passaram por aqui nas compilações anteriores, basta clicar em cada edição: Primeira parte #1; Segunda parte #2; Terceira parte #3; Quarta parte #4; Quinta parte #5, Sexta parte #6, Sétima parte #7, Oitava parte #8, Nona parte #9, décima parte #10, décima primeira parte #11, décima segunda parte #12 e décima terceira parte #13.
Sophie Gravel

A canadense Sophie Gravel é fundadora da editora Plan B Games, tendo incorporado no grupo também Next Move, Pretzel Games e Eggertspiele.
Com certeza o jogo mais popular da editora é o belíssimo Azul, que vendeu mais de 2 milhões de cópias ao redor do mundo e está disponível em 35 idiomas! E as sequências super queridinhas: Azul, Azul: Vitrais de Sintra e Azul: Pavilhão de Verão. O grupo também publicou Century: Rota das Especiarias, Junk Art, entre muitos outros títulos.



Fotos acima: do Azul do blog Just the three of us, do Vitrais de Sintra, do Mercado Livre e do Summer Pavilion, do Moussecafe.ca
Sophie Gravel também é CEO da Z-Man Games, que conta com publicações de peso como Pandemic, tendo Gravel se envolvido bastante e bem de perto do desenvolvimento do Pandemic Legacy Season 1 e 2, conforme revelado para o site teilzeithelden.de.
Nessa entrevista, ela também fala sobre a importância do desenvolvimento e da edição de um jogo para que ele tenha sucesso com o público, citando, por exemplo, Aquarium, jogo que considera excelente em termos de mecânica, com uma arte linda, mas que no entanto, não condiz com o público alvo do jogo, o que causou seu fracasso.
Cita ainda Exxtra, um jogo simples, mas muito bom do Knizia, que ao adicionar um tema e renomeá-lo pra Excape, também fez com que não desse muito certo. Só uma pessoa muito confiante na qualidade do seu trabalho e que carrega títulos premiadíssimos e de grande sucesso mundial para assumir abertamente erros e acertos!
Ela ainda fez afirmações sobre a edição de jogos que no mínimo deve nos fazer refletir sobre o que realmente queremos num jogo quando o adquirimos. Gravel diz que como editora, quando joga, precisa ser capaz de perceber o que gosta, mas também o que vai vender bem – e que claro, essas coisas nem sempre coincidem. Para chegar nessas percepções, segundo Gravel, é preciso estar afiada, em constante prática: “se você não desenhar por 20 anos, seus desenhos parecerão os de uma criança de cinco anos. E assim é com o reconhecimento de jogos bons e promissores”.
Você pode ter visto esse nome recentemente na mídia devido à aquisição da editora Plan B Games pela gigante Asmodee, que aconteceu em março deste ano.