caiofernando777::Olha, Iuri, sinceramente, eu não sei. Acho que o primeiro passo seria saber realmente a dimensão do problema. Eu nunca tinha ouvido falar de pessoas se utilizando sistematicamente do direito de arrependimento para jogar de graça por 7 dias. Me parece muito trabalho pra pouco retorno, especialmente hoje em dia que você pode facilmente alugar um jogo. Mas não duvido que pessoas mal intencionadas se aproveitem disso.
De qualquer maneira, só apontei que a solução proposta por você não é viável e poderia resultar em processos contra a Ludopedia.
As soluções que eu pensei para inibir esse tipo de ação (não tenho certeza sobre a legalidade):
- Se uma pessoa se arrepende da compra, ela que precisa pagar o frete para devolver o jogo.
- O dinheiro pode ficar retido pelo maior tempo que a lei permitir.
Abs
Caro Caiofernando777
Você realmente tem razão sobre a necessidade de se saber a real dimensão do problema. Só que isso fica muito difícil porque a Ludopedia não informa a quantidade de ocorrências. Eu por exemplo sei que esse abuso do direito de arrependimento acontece, porque essa prática já foi denunciada, por mais de um vendedor, e tem até um tópico a esse respeito, salvo engano. Mas eu não tenho como te dizer quantas vezes isso ocorreu, ou quantos usuários fazem isso.
Quanto à tomada de providências, em relação a esses "compradores mais malandros que o próprio malandro", a Ludopedia tem liberdade para determinar as regras de funcionamento do site. Desse modo, eu penso que seria possível estabelecer que o acesso à plataforma de compras teria de atender determinados critérios, estabelecidos pelo próprio site, dentre eles o uso comedido do direito de arrependimento.
Você sugeriu a questão do uso de um tempo diferenciado de retenção do dinheiro do comprador arrependido contumaz. Eu de minha parte, já acho isso mais complicado de fazer e que implica em uma discriminação maior, o que, pelo menos em tese deixaria o Ludopedia mais vulnerável a processos judiciais, do que a limitação ao acesso a uma das funcionalidades do site.
Por outro lado, pode ser que isso só tenha ocorrido uma ou duas vezes, e por isso não compense, nem seja necessário tomar qualquer medida nesse sentido. Mas independente de ser necessário ou não, eu ainda acho que um sistema de avaliação, tanto para vendedores quanto para compradores, faz muita falta. Mesmo que não haja nenhuma punição atrelada às avaliações, ainda assim o sistema funciona como um incentivador moral das boas práticas. Pode parecer bobagem, mas apesar de algumas pessoas alegarem que gostam de parecer malvados, a verdade é que, bem lá no fundo, ninguém gosta de ter uma má reputação, principalmente em uma meio com tanta gente séria, como é o Ludopedia.
Um forte abraço e boas jogatinas.
Iuri Buscácio