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  3. Negativar vendedor que cancela a compra após pagamento

Negativar vendedor que cancela a compra após pagamento

  • iuribuscacio
    3348 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio12/06/21 01:34
    iuribuscacio » 12/06/21 01:34

    brunosemi::Cancelamento de compras. Já aconteceu comigo dos dois lados, inclusive em grandes lojas online. Teve uma que ao invés de devolver o dinheiro me deu Vale Troca. Claro que não ficou por isso mesmo.

    Enfim, é frustrante, mas acontece... Não acho o caso de penalizar o vendedor, uma vez que nem retendo o dinheiro ele está, e a culpa é de invenção chamada Ludostore.


    Caro Brunosemi

    Você tem razão quando diz que o vendedor que cancela a compra não está retendo o dinheiro do comprador. No entanto, a atitude desse vendedor acarretou que o comprador não só ficasse sem o produto pelo qual ele pagou, como também ficasse sem a oportunidade de comprar o jogo com outro vendedor. 

    Com todo o respeito, você não acha que nesse caso o comprador ficou no prejuízo, por conta da atitude do vendedor? Nesse caso, como fica a situação do comprador prejudicado? Nós vamos apenas dizer "camarada infelizmente essas coisas acontecem e quem compra on-line está sujeito a esse tipo de aborrecimento, então bola prá frente e melhor sorte na próxima compra"?

    Em relação ao Ludostore, essa foi a forma que a equipe do Ludopedia encontrou para viabilizar economicamente o funcionamento e crescimento do site. Claro que existem outras opções para compra e venda de jogos, como grupos de whatsapp e até mesmo outras plataformas. 

    Porém, como o Ludopedia ainda é a principal plataforma de board games do país, e pelo visto vai continuar sendo pelos próximos anos, eu acredito que mesmo com as taxas altas, aqui ainda seja o melhor lugar para vender e comprar jogos de tabuleiro.

    Um forte abraço e boas jogatinas.

    Iuri Buscácio

    3
  • Ovatsug Rednal
    1538 mensagens MD
    avatar
    Ovatsug Rednal12/06/21 01:58
    Ovatsug Rednal » 12/06/21 01:58

    Hisiru::É frustrante, mas o cara se arrependeu da venda antes do dinheiro cair na mão dele. Vida que segue. Ele vai fazer algo melhor com o jogo e talvez nem vender e você uma hora ou outra vai conseguir seu jogo. Não acho que uma pessoa deva ser negativada por isso, até porque não chegou nenhum jogo com problema na sua casa. Acho que deveria tentar mudar o sistema da ludopedia para que você não precise ficar esperando 15 dias. Sei que a frustração te faz ter raiva do vendedor, mas paciência.

    compra e venda é um contrato. não existe essa de "vida que segue". o cara cancelou depois de pago ele quebrou um contrato onde tinha a obrigação de entregar o produto.
    fora que como o colega disse, o dinheiro dele ficou preso.

    4
  • Hisiru
    178 mensagens MD
    avatar
    Hisiru12/06/21 02:14
    Hisiru » 12/06/21 02:14

    O rapaz não recebeu o dinheiro. O argumento do dinheiro preso ao meu ver é inválido, já que é um mecanismo da ludopedia e algo que a ludopedia deve melhorar.

    Honestamente, sei que vou ser mal visto pelo que eu vou dizer, e antes de dizer, falo que já passei pela mesma situação 2 vezes, mas vejo essa visão de vocês como algo muito mesquinho. Claro, isso é o que eu acho e não sou o dono da razão, vocês podem ficar frustrados, abraçar essa frustração e ficar com raiva porque acham que tinham que ter o jogo naquele exato momento.

    Fico feliz por duas pessoas terem desistido e terem conseguido voltar atrás. Se elas não estavam com o dinheiro e ainda queriam o jogo, espero que elas sejam felizes com o jogo ou consigam algo melhor. Posteriormente eu consegui um desses jogos com expansão e por valor menor. Nunca me sentiria bem negativando uma pessoa que devolveu meu dinheiro (a discussão do dinheiro preso, de novo, é relacionada a ludopedia e não ao vendedor) e não me deu nenhum jogo com problemas.

    Pra mim o hobby é muito mais do que contratos ou conquistar um jogo na exata hora em que eu quero. Eu quero comprar de quem vai estar feliz em vender. Se um cara compra um jogo raro por 800, reais, joga, não gosta e bota em um leilão que acaba saindo 200.... mano, de boassa! Cancela e vamos pra próxima. Uma hora eu vou ter o jogo e o cara vai vender por um preço que ele considere mais justo.

    Se for pra mudar o sistema da ludopedia pra não ficar prendendo o dinheiro da pessoa nesses casos eu sou totalmente a favor.

    4
  • M4theussouz4
    185 mensagens MD
    avatar
    M4theussouz412/06/21 07:44
    M4theussouz4 » 12/06/21 07:44

    A verdade é que o problema está mais no sistema da ludopedia do que no fato do vendedor desistir da venda. Quantas vezes já aconteceu isso em outros Marketplace. Fora a isso, pode ter acontecido algo que o impedisse de postar o jogo a tempo, falo por experiência própria. E de qualquer forma o vendedor também tem que aguardar 15 dias pra receber o dinheiro. Então o problema está no formato de gerência de pagamento.

    2
  • Gu_Belisio
    3 mensagens MD
    avatar
    Gu_Belisio12/06/21 08:20
    Gu_Belisio » 12/06/21 08:20

    M4theussouz4::A verdade é que o problema está mais no sistema da ludopedia do que no fato do vendedor desistir da venda. Quantas vezes já aconteceu isso em outros Marketplace. Fora a isso, pode ter acontecido algo que o impedisse de postar o jogo a tempo, falo por experiência própria. E de qualquer forma o vendedor também tem que aguardar 15 dias pra receber o dinheiro. Então o problema está no formato de gerência de pagamento.

     
    Na verdade existem 2 problemas: a ludopedia ficar 15 dias com o dinheiro ( tanto para devolução nesse caso relatado quanto para casos normais de venda. Não sei se todos sabem mas a ludopedia retem o pagamento 15 dias antes de liberar para o vendedor) . Provável esse cliente vai ficar uns 25 dias até receber o jogo de outra loja.

    Outro é sim não ter uma forma de sinalizar compras canceladas, apesar que eu acho que a negativar deveria sim se encaixar nesse fato: coloquei a venda algo que não consigo (ou quero) cumprir.

    Enfim, vale a sugestão para ludopedia de melhoria nesses 2 aspectos.

    1
  • marina_stela
    25 mensagens MD
    avatar
    marina_stela12/06/21 08:28
    marina_stela » 12/06/21 08:28

    Gu_Belisio::
    M4theussouz4::A verdade é que o problema está mais no sistema da ludopedia do que no fato do vendedor desistir da venda. Quantas vezes já aconteceu isso em outros Marketplace. Fora a isso, pode ter acontecido algo que o impedisse de postar o jogo a tempo, falo por experiência própria. E de qualquer forma o vendedor também tem que aguardar 15 dias pra receber o dinheiro. Então o problema está no formato de gerência de pagamento.

     
    Na verdade existem 2 problemas: a ludopedia ficar 15 dias com o dinheiro ( tanto para devolução nesse caso relatado quanto para casos normais de venda. Não sei se todos sabem mas a ludopedia retem o pagamento 15 dias antes de liberar para o vendedor) . Provável esse cliente vai ficar uns 25 dias até receber o jogo de outra loja.

    Outro é sim não ter uma forma de sinalizar compras canceladas, apesar que eu acho que a negativar deveria sim se encaixar nesse fato: coloquei a venda algo que não consigo (ou quero) cumprir.

    Enfim, vale a sugestão para ludopedia de melhoria nesses 2 aspectos.

    Concordo plenamente, eu por exemplo acharia super importante analisar o número de compras canceladas de um vendedor antes de efetuar a minha compra.

    4
  • Hisiru
    178 mensagens MD
    avatar
    Hisiru12/06/21 09:53
    Hisiru » 12/06/21 09:53

    Particularmente eu não me importaria com essa informação, porque acho mais importante se o cara é ou não cuidadoso na hora de embalar o jogo. Pra mim se a compra não finalizou eu vou pra outra negociação sem esquentar a cabeça. Mas acho que poderia constar essa informação para transparência sem negativação já que alguns se importam, é totalmente válido na minha opinião.

    Que o sistema precisa melhorar é um fato. Segurar o dinheiro da pessoa em uma compra cancelada é algo inadmissível e sem lógica alguma.

    Eu tenho meus pensamentos sobre o porquê guardam o dinheiro por 15 dias. Duvido que seja só por segurança, e por esse motivo vai ser difícil mudar isso.

    2
  • brunosemi
    1418 mensagens MD
    avatar
    brunosemi12/06/21 11:03
    brunosemi » 12/06/21 11:03

    iuribuscacio::
    brunosemi::Cancelamento de compras. Já aconteceu comigo dos dois lados, inclusive em grandes lojas online. Teve uma que ao invés de devolver o dinheiro me deu Vale Troca. Claro que não ficou por isso mesmo.

    Enfim, é frustrante, mas acontece... Não acho o caso de penalizar o vendedor, uma vez que nem retendo o dinheiro ele está, e a culpa é de invenção chamada Ludostore.


    Caro Brunosemi

    Você tem razão quando diz que o vendedor que cancela a compra não está retendo o dinheiro do comprador. No entanto, a atitude desse vendedor acarretou que o comprador não só ficasse sem o produto pelo qual ele pagou, como também ficasse sem a oportunidade de comprar o jogo com outro vendedor. 

    Com todo o respeito, você não acha que nesse caso o comprador ficou no prejuízo, por conta da atitude do vendedor? Nesse caso, como fica a situação do comprador prejudicado? Nós vamos apenas dizer "camarada infelizmente essas coisas acontecem e quem compra on-line está sujeito a esse tipo de aborrecimento, então bola prá frente e melhor sorte na próxima compra"?

    Em relação ao Ludostore, essa foi a forma que a equipe do Ludopedia encontrou para viabilizar economicamente o funcionamento e crescimento do site. Claro que existem outras opções para compra e venda de jogos, como grupos de whatsapp e até mesmo outras plataformas. 

    Porém, como o Ludopedia ainda é a principal plataforma de board games do país, e pelo visto vai continuar sendo pelos próximos anos, eu acredito que mesmo com as taxas altas, aqui ainda seja o melhor lugar para vender e comprar jogos de tabuleiro.

    Um forte abraço e boas jogatinas.

    Iuri Buscácio

    Comprei um game essa semana naquele site de leilão.  Paguei parcialmente com cartão e saldo do site. Compra cancelada, dinheiro estornado e saldo restituído imediatamente. Sem prejuízos além da minha frustração. 

    Se ainda valesse o sistema de qualificação, eu daria uma neutra. Negativar seria um revanchismo inocuo pois um vendedor que "cancela vendas" (1 em... 50?) não vai fazer ninguém deixar de comprar com ele. No máximo perguntar antes.

    Mas aqui... O dinheiro de ambas as partes fica retido. Além da comissão da venda, o vendedor só pode retirar o dinheiro 15 dias depois. E nem usar para outra compra ele pode, ou seja, o site obriga a entrar mais dinheiro nele.

    O vendedor no caso em questão errou. Mas ele não é o maior vilão da história. Mesmo com a ausência de um pedido de desculpas e/ou de uma justificativa. 

    Mas é aquele negócio: "Corpo da Ludostore, Regras da Ludostore". E isso vale para ambos, compradores e vendedores.

    PS: Foi-se o tempo em que a Ludopedia era a melhor opção para vender e comprar jogos. Mas isso é assunto pra outro fórum. :sideways:

    3
  • brunosemi
    1418 mensagens MD
    avatar
    brunosemi12/06/21 11:06
    brunosemi » 12/06/21 11:06

    Hisiru::Eu tenho meus pensamentos sobre o porquê guardam o dinheiro por 15 dias. Duvido que seja só por segurança, e por esse motivo vai ser difícil mudar isso.

    Eu sei o motivo, você sabe o motivo, a maioria sabe o motivo, mas é melhor deixar isso pra lá. :sideways:

    4
  • iuribuscacio
    3348 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio12/06/21 11:10
    iuribuscacio » 12/06/21 11:10

    Caros Boardgamers

    Eu acho que existem realmente dois problemas, mas que não guardam nenhuma relação entre si.

    O primeiro problema é o tempo que a Ludopedia retém o dinheiro tanto do comprador, que tem a compra cancelada pelo vendedor, quanto do próprio vendedor após uma compra normal (uma vez que o comprador pague o boleto, esse dinheiro passa a ser do vendedor). Nesse aspecto eu concordo que a Ludopedia realmente deveria rever o seu modelo de negócio, para diminuir esse tempo.

    Independente disso, há o problema que originou o tópico que é o vendedor que cancela a compra, após o comprador ter pago o boleto. Na minha opinião, quando o comprador clica no botão "comprar", imediatamente se estabelece uma relação, inclusive jurídica, entre os dois, em que a obrigação do comprador é pagar pelo produto e a obrigação do vendedor é entregar o produto nas condições em que ele foi anunciado. 

    Claro que há também um ambiente de certa camaradagem, o vendedor fica feliz por rodar a sua coleção e quem sabe comprar um novo jogo, o comprador fica feliz porque conseguiu o jogo que queria, e coisa e tal. Mas não se pode esquecer, que por trás disso tudo, há um negócio, que envolve dinheiro, e isso é muito sério.

    Quando o comprador paga o boleto, ele cumpriu a parte dele, que era pagar pelo produto. Resta então a obrigação do vendedor de entregar o produto. Quando o vendedor cancela a venda após o pagamento do boleto, seja lá porque razão for, ele quebrou um contrato, ou seja, ele não honrou o compromisso que assumiu, e claramente prejudicou uma outra pessoa, que não tem nada a ver com as eventuais dificuldades do vendedor. E isso independe do vendedor ter recebido o dinheiro, ou não, porque a sua obrigação já está configurada, desde o momento da compra, sendo reforçada com o pagamento do boleto. Sei que alguns talvez achem minha opinião comercial demais, mas a verdade é que aqui no Ludopedia se realizam negócios, e os negócios funcionam assim. Portanto, com todo respeito à divergência, mas eu penso que as pessoas que não estejam confortáveis com esse ambiente de negócios, elas não deveriam nem comprar, nem vender, nada pela Internet, ou de qualquer outra forma.

    Gostaria de esclarecer também, que a minha sugestão de bloqueio do vendedor foi feita sob a premissa de que não exista um sistema de avaliação, porque se isso existir, aí passa a ser responsabilidade do comprador fazer negócio com aquele vendedor, negativado diversas vezes.

    Além disso, Quando uma pessoa prejudica a outra, tem de haver alguma consequência relacionada, caso contrário nós vamos acabar descambando para a barbárie, em que cada um faz o que quer, se lixando para os outros. Isso é totalmente incompatível com a vida em uma sociedade moderna. Por isso, mais uma vez com todo respeito a quem pensa diferente, mas eu acho que deve haver algum ônus para o vendedor que cancela a venda, após o pagamento do boleto, da mesma forma que eu acho que o comprador que abusa do direito de arrependimento também deveria ser penalizado de alguma forma. 

    Vejam que eu não estou me referindo à pessoa que legitimamente desiste de uma compra, mas sim daquele arrependido que age com contumácia, prejudicando a outrem. No caso desse comprador arrependido contumaz (não aquele que se arrepende dentro da normalidade), a coisa funcionaria de forma parecida com o SPC e o SERASA, que ninguém pode alegar que sejam ilegais. Assim sendo, se o comprador se arrependesse de uma compra,  uma ou duas vezes a cada seis meses, isso poderia ser considerado normal, e não haveria penalidade. Porém, uma quantidade maior de arrependimentos, faria com que ele ficasse impedido de visualizar ofertas, cujo vendedor optasse por isso. 

    Para finalizar, não é porque uma pessoa possui um direito, que ela pode abusar desse direito, e é ao caso do abuso do direito de arrependimento ao qual eu me referi acima.

    Um forte abraço e boas jogatinas.

    Iuri Buscácio

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