LendsClub::Bom dia, Tulio 0/
Vou falar com os guris para colocarmos essa pauta do perfil de quem acessa o BGG e a própria Ludopedia e o quanto isso influencia positiva ou negativamente nos rankings dessas páginas. É uma reflexão legal, será que a gente deve levar assim tão a sério dos rankings?!
Bom, em complemento a isso também acho que tem jogos que são família, mas não exatamente para todas as famílias (soa estranho, mas na prática é o que acontece).
Splendor é amor S2
E Queendomino ainda não joguei, mas vou colocar na listinha dos que quero jogar, adoro o irmão mais velho dele.
Abração
Você escreveu uma coisa que me fez lembrar outra. Certa vez ouvi ou li ou assisti alguém que dizia que o Spiel des Jahres tentava responder a seguinte pergunta: "qual o jogo desde ano que vai convencer alguém que não joga a jogar com seus amigos e com sua família?" Ou talvez seja o espírito do texto
https://www.spiel-des-jahres.de/ueberuns
Talvez essa diferença de perspectiva (entre o que vemos no Spiel e o que o juri do Spiel quer eleger) seja importante para entender porque passaram 30 anos para criar o Kennerspiel. O foco do Spiel nunca foi apontar um jogo para a comunidade, mas para que a comunidade crescesse.
Eu não sei se o juri da Ludopedia tem essa linha editorial para escolher um jogo, mas certamente o voto popular escolhe quais foram os jogos/canais/produtores mais populares para o público do site - que provavelmente é algo diferente do mercado e das redes sociais (Facebook, Instagram, YouTube etc).