Por Kristen McCarty
Fonte: https://www.boardgamegeek.com/thread/1199573/game-built-two-heroes-normandie-review
Com o recente 70º aniversário do Dia D, a Segunda Guerra Mundial, seus heróis, sacrifícios, e significado têm vindo a minha mente mais uma vez. Por outro lado vemos também os filmes da Segunda Guerra Mundial vindo tanto para a grande tela quanto para a televisão. O heroísmo desses filmes é retratado em
Heroes of Normandie: aquelas almas destemidas que entraram em ação para salvar seu país e liderar seus homens à vitória.
Heroes of Normandie é um jogo de miniaturas (sem miniaturas) de combate da Segunda Guerra Mundial no estilo de um filme de Hollywood. Ele coloca os americanos contra os alemães em combates baseados nos cenários.
Componentes
Há uma grande quantidade de componentes que vêm com o jogo. Em primeiro lugar estão os marcadores, começando com as unidades de infantaria. Estas tem duas faces. A parte traseira é geralmente a mesma unidade, mas com características reduzidas, após ser atingido. Alguns mostram a unidade numa posição de disparo diferente ou no modo de reconhecimento. Todas as informações sobre cada unidade é mostrada. O marcador mostra as insígnias da divisão, bônus de combate, nome da unidade, o movimento e defesa. As cores mostram de qual tipo é a unidade. Amarelo mostra os oficiais, vermelho as armas pesadas, e uma cor escura para os heróis.
Há também veículos leves e pesados, que também são de dupla face e têm todas as informações sobre a unidade demonstradas. O outro lado desses marcadores mostra os destroços do veículo. Veículos destruídos se tornam obstáculos, mas certas regras podem permitir que eles sejam removidos.
Os próximos marcadores são os tiles de Recrutamento. Cada um representa um pelotão ou um oficial. Estes podem dar uma estrela de ordem extra, mostram a bandeira das unidades e custo dos soldados no pelotão.
Os jogadores podem adicionar opções de recrutamento para o tile. Eles podem ser: equipamentos adicionais, veículos, apoio, ordens e traços do personagem. Os lados devem coincidir com as cores dos tiles de recrutamento, para serem utilizados.
Também existem sobreposições de terreno que podem ser usadas para criar diferentes campos de batalha. Estes são edifícios, posições defensivas, objetivos e outras características do terreno. Cada lado tem também tiles de heróis, sendo duas unidades e um veículo para cada um. Estes representam os heróis da guerra e dão ao jogo seu nome.
Tile de herói
Cada lado também tem fichas de madeira que representam ordens. Estas são numeradas de 1 a 10 e representam a ordem de uma unidade. Cada lado também tem um marcador de blefe que está em branco e são utilizados para desorientar o adversário. Não ativa uma unidade, mas tenta confundir o adversário. Os últimos marcadores de ordem são os marcadores de ordens especiais.
Há um baralho de 76 cartas de ação para cada lado. Há também um monte de diferentes símbolos que são usados para vários fins durante o jogo. Alguns exemplos dos marcadores são: marcadores de dano, destruição, e até mesmo o cão Rex, usado em um dos cenários apresentados.
Cartas de ação
O mapa é modular e há seis placas de dupla face diferentes a serem usadas para configurá-lo. Algumas características do terreno, por exemplo, estradas e florestas, já estão impressos nas placas. Há um grande número de combinações que podem ser utilizados graças ao tabuleiro modular.
A trilha de rodada é usada para mostrar a rodada do jogo, iniciativa e se um determinado evento ocorre durante um turno específico.
Setup
O setup irá variar dependendo de qual cenário os jogadores escolherem. Os jogadores terão de consultar o Livro de Cenário quando forem configurar o jogo. Se escolherem jogar um cenário livre, veja as regras para o recrutamento e criação de exércitos, escolher opções de recrutamento, personagens, cartas, implantação e condições de vitória. Os cenários incluídos mudam até em dificuldade. Isso é útil para os jogadores que desejam aprender o jogo, adicionando lentamente a dificuldade.
Os jogadores terão de criar o seu baralho de cartas. O baralho deve ter no mínimo 40 cartas. Algumas cartas, como artilharia ou aviação não podem ser usados se você não estiver usando as opções de recrutamento. Os jogadores irão escolher quatro cartas para iniciar o jogo.
A iniciativa ou é determinada pelo cenário ou aleatoriamente. O jogador com iniciativa maior coloca todas as suas tropas em sua zona de implantação em primeiro lugar. Após o segundo jogador ter colocado suas tropas, o jogo está pronto para começar.
Trilha de rodadas
Condições de Vitória
Condições de vitória dependem do cenário. Nenhum jogo pode durar mais de 8 rodadas e por vezes pode ser mais curto. Se alguém conseguir as condições de vitória, ou se nenhum jogador tem mais fichas para colocar em suas unidades, então o jogo termina no final da rodada. Para ganhar cenários livres os jogadores devem ganhar certo número de pontos de vitória. Pontos são ganhos pelo controle de objetivos e dano infligido em unidades inimigas.
Jogabilidade
Há três fases para cada rodada de jogo.
1. Fase de Ordens
2. Fase de Ativação
3. Fase de Abastecimento
Fase de Ordens
Durante a primeira fase os jogadores colocam as suas fichas de ordens e o marcador de blefe virado para baixo sobre as unidades que deseja ativar. Os jogadores determinam o número de ordens através da contagem do número de estrelas em seus tabuleiros e das unidades de recrutamento. Apenas as unidades que receberam uma ordem podem atuar durante a fase de ativação.
Com a carta de ação, o Alto Comando permite que os jogadores tenham a opção de recrutamento ou plano de batalha, e também podem receber uma ordem especial. Os jogadores só podem ter duas ordens especiais e nunca podem ter mais de 10 marcadores de ordem.
Marcadores de ordens
Fase de ativação
Durante esta fase, o jogador com iniciativa joga primeiro revelando e ativando sua primeira ordem. Os jogadores então, seguem em ordem numérica. Deixe as fichas nas unidades para mostrar as unidades que foram ativadas. Algumas cartas podem ativar unidades sem uma ordem, ou que não agiram. Se elas são ativadas o jogador deve colocar um marcador de ativado na unidade. Estas unidades já não podem executar uma ação nesta rodada. Eles também não podem se mover durante a fase de abastecimento. Uma unidade ativada pode realizar uma ação dentre mover, assalto ou atirar. Elas não podem fazer duas coisas sem uma carta.
Movimento
Cada unidade tem um movimento específico. O número na seta azul mostrado na unidade representa isso. As unidades podem mover esse número de espaços no tabuleiro (a não ser que sejam limitados pelo terreno). As unidades podem mover-se verticalmente. A unidade também pode passar através de uma unidade amigável, mas não pode terminar no mesmo espaço com outra unidade. Cada unidade de infantaria tem uma zona de controle sobre os espaços ao seu redor. Certos terrenos podem afetar esta zona de controle. Outra unidade pode entrar ou sair desta área, mas não pode passar por ela.
Um veículo é geralmente maior do que um espaço. Se um veículo de dois espaços se move, conta-se o número de espaços da frente do veículo, quando se desloca para frente e na parte de trás quando se desloca para trás. Ele pode girar 45 graus, em seu movimento. Eles também podem girar com o veículo parado. Isto custa um ponto de movimento. Se terminar verticalmente, ele ainda está ocupando apenas dois espaços. Se qualquer espaço é inacessível, o veículo pode terminar na diagonal. Os inimigos podem mover-se livremente ao lado de um veículo, já que eles não têm zona de controle. Eles também não são afetados pela zona de controle de uma unidade de infantaria.
Um veículo também pode passar através de uma unidade de infantaria inimiga. Se terminar o seu espaço junto com uma, a unidade é deslocada para um espaço adjacente. Se não houver espaço livre ou não pode se mover é eliminada e removida do jogo.
Assalto
Unidades que têm a capacidade de assalto podem se envolver em uma batalha contra uma infantaria ou veículo inimigo. Eles devem atacar de um espaço adjacente, e as regras de espaço e de movimento são relativamente livres. Para realizar um assalto, o jogador deve colocar o seu marcador de atacante sobrepondo seu alvo. A zona de controle das unidades inimigas não impedem um assalto.
Para resolver o ataque, o atacante lança dois dados e mantém o maior resultado. Para este resultado, ele adiciona quaisquer bônus de combate de suas cartas. O defensor então rola um ou dois dados, se eles também possuírem Assalto. Eles acrescentam seus bônus de combate e defesa, além de bônus de cartas, se tiver. O jogador com o maior resultado sai vitorioso.
Quando o atacante ganha, uma unidade de infantaria defensora com símbolo do crânio visível é eliminada; caso contrário, elas são viradas para o outro lado. Elas também devem recuar de um a três espaços de distância do atacante. Se elas não podem se mover, serão eliminadas. A unidade atacante move então para o espaço onde estavam os defensores. No caso do veículo ele é destruído caso seja virado para o seu lado destruído. Se um veículo pesado está danificado, sua localização deve ser determinada, mas não pode recuar.
Se o defensor ganha, o atacante leva um dano. Uma unidade com o símbolo da caveira é eliminada, em caso contrário é virada. O defensor não se move. Se houver um empate, ambos permanecem em seus espaços e ninguém toma dano.
Atirar
A unidade pode disparar se ela não se mover. Elas só podem atirar em certas unidades, como mostrado no seu marcador. Os veículos com várias armas podem usar todas as suas armas e podem atingir alvos diferentes. Alguns veículos também podem disparar enquanto se movem. Eles costumam disparar quando em desvantagem.
As unidades também devem ter linha de visão para atirar em um alvo inimigo. A linha de visão é traçada a partir do centro da unidade de ataque para o centro da unidade de defesa. Terrenos podem bloquear a linha de visão. Se houver um triângulo vermelho com machado, a linha de visão foi bloqueada.
A maioria das armas tem alcance ilimitado. Além de sete espaços sofrem -2 de penalidade ao seu valor de combate. As diagonais podem ser usadas para contar espaços. Contar o espaço até os alvos, mas não o espaço das unidades atingidas. As unidades também podem disparar em 360 graus, a menos que tenham um arco de fogo limitado.
Para verificar se foram bem sucedidas, o jogador lança um dado. Eles adicionam o resultado ao seu bônus de combate e bônus de cartas. Se o resultado é maior ou igual ao valor de defesa da unidade atacada, ela é eliminada ou virada. Um veículo leve é destruído e um veículo pesado sofrem danos que devem ser determinados.
Um resultado duas vezes maior que o valor da defesa da unidade, faz com ela seja eliminada imediatamente.
Para determinar o que está danificado em um veículo pesado o atacante rola um dado. Um no resultado é um dano para a tripulação e o veículo só pode disparar uma de suas armas na rodada. O 2 é um dano que faz com que o veículo não possa se mover. Um 3-4 são danos na estrutura. O veículo recebe dois marcadores, e se ele estava em movimento deve parar. O cinco é dano à arma primária; a arma é destruída e não pode ser utilizada. Um 6 resulta em destruição. O veículo é destruído e capotado. Um segundo marcador de danos do mesmo tipo destrói um veículo pesado.
Marcadores de dano
Cartas de Ação
As cartas só podem ser utilizadas durante a fase indicada na carta. Os jogadores podem jogar quantas cartas quiserem durante uma rodada ou ação. Se uma carta contradiz uma regra, a carta substitui a regra. Quando as cartas são jogadas simultaneamente o jogador com iniciativa maior realiza a ação de sua carta primeiro. Os jogadores vão comprar cartas no final da fase de abastecimento, então não devem hesitar em usar uma carta.
Fase de Abastecimento
Esta é a última fase da rodada. Durante esta fase, as unidades que não receberam uma ordem ou foram ativadas não podem mover. A unidade com o marcador de blefe também não pode se mover. Ataque ou assalto não podem acontecer durante esta fase.
Durante esta fase, os jogadores descartam os marcadores de blefe e as unidades se movem. Eles podem descartar um marcador de supressão de cada unidade. Eles, então, resolvem as cartas de ação, habilidades, etc. Eles podem, em seguida, descartar e comprar novas cartas. As condições de vitória devem ser verificadas e regras especiais do cenário aplicadas. O marcador de iniciativa é movido e o contador de turno é virado. Se nenhuma vitória é atingida, os jogadores jogam a próxima rodada.
Nota: Há outras regras de terreno, recrutamento, equipamentos, personagens, ordens especiais, certas habilidades especiais, e outros que eu não citei aqui. Estes podem ser encontrados no livro de regras.
Meus pensamentos
Há muitos componentes em
Heroes of Normandie. Eles são, como afirma o jogo, muito legais. Todos os marcadores são feitos de cartolina grossa de boa qualidade, e passam a sensação de que são duráveis. A arte é bonita, com boa coloração e sombreamento. Quando colocados no tabuleiro eles são fáceis de ler. Mesmo com um monte de peças presentes, eles funcionam bem. Há um monte de iconografia e é preciso um pouco de tempo para aprender e lembrar de tudo.

Esta iconografia é uma espada de dois gumes. É ótimo que tudo esteja no tabuleiro. Uma vez que você aprende, você não terá que procurar no livro de regras. A parte de trás do livro de regras tem uma folha de referência útil (com os números das páginas). Por outro lado, ele pode ser um impedimento para alguns jogadores. Admito que uma vez tive um monte de peças diferentes no tabuleiro e eu não gostei de controlar tantas tropas diferentes. Se você seguir os cenários em ordem, a dificuldade lentamente se constrói. Isto faz com que seja mais fácil de aprender. Jogadores de jogos de guerra experientes não terão muita dificuldade, mas novos jogadores podem ser intimidados, como eu fui. Mesmo com a iconografia eu sinto que este é um jogo de guerra para iniciantes.
Algumas das peças também têm erros. Há erratas disponíveis no site da
Devil Pig Games. Não é um jogo que pode quebrar, mesmo assim eles oferecem peças através de downloads que você pode usar para fixar as peças. Os jogadores devem ainda estar cientes de que existem esses erros. Na mesma nota, alguns dos símbolos mostrados no livro de cenários também não vieram com o jogo. Eles foram, ou substituídos por outros símbolos ou não estão presentes na versão final.
Existem dois dados personalizados para cada jogador. Eu gosto da qualidade e sensação dos dados. Os símbolos exclusivos para cada lado são um toque agradável.
O tabuleiro modular de dupla face é bom. O nosso não ficou distorcido depois de colocarmos na mesa. As bordas podem ser danificadas se os jogadores não tiverem cuidado. Eu gosto muito do terreno já impresso no mapa. Existem sobreposições de terreno, como prédios e bunkers, mas árvores e estradas já estão lá, para deixar menos partes móveis quando você está jogando. Eu sempre fui um fã de tabuleiros modulares, pois contribuem para a rejogabilidade e dão ao jogo uma nova sensação cada vez que eles são utilizados. Eu também gostei que o mapa pode ser grande ou pequeno, dependendo de quantos tabuleiros são usados.
A caixa em si é boa, mas o insert não é grande o suficiente para o armazenamento. Apoiadores kickstaters fizeram algumas caixas agradáveis para seus exércitos mas o resto de nós precisarão chegar a uma solução de armazenamento para manter as peças e partes móveis dentro da caixa.
Livro de Regras
O livro de regras é bem projetado com um índice e uma ajuda ao jogador na parte de trás. Há uma grande quantidade de fotos com exemplos. Gostaria de salientar que o livro de regras que vem com o jogo foi atualizado/corrigido e você pode baixá-lo direto do site da
Devil Pig Games após você se registrar. Eles terão o livro de regras atualizadas para venda no futuro, mas baixar em PDF é gratuito. Novamente, isto não é um disjuntor para o jogo, mas é inconveniente. Esperamos que isso seja corrigido na próxima impressão. Existem alguns problemas de tradução com o livro de regras e os jogadores podem ter alguma dificuldade com ele. Ler as regras específicas de cenário ajuda muito. Além disso, como em qualquer jogo que tem um livro de regras difícil, basta jogar e um monte de regras logo fará sentido. Depois de alguns cenários, você não vai precisar mais olhar muito as regras.
A referência dos jogadores é muito útil quando você está aprendendo a iconografia. Há também números de páginas para que você possa ir direto para a página que você precisa para obter mais detalhes.
Cenários
Há dez cenários que vêm com o jogo. Eles acrescentam dificuldade cada vez que os jogadores avançam por eles. Ele começa pela adição de complexidade com unidades / veículos, em seguida, sobreposições de terreno, explosivos, placas maiores e, eventualmente, para os jogadores recrutarem seus próprios exércitos.
Os cenários não são apenas sobre eliminar o seu adversário. Por exemplo, "Fining Private Rex" é sobre os norte-americanos que tentam proteger um cão que se move ao redor do campo de batalha. "Slaughterhouse (5)" é sobre os alemães controlando uma casa sem deixar os americanos tomarem posse. Isto deixa o jogo mais interessante e diversificado. Nós também descobrimos que os dois cenários de aprendizagem são melhores do que muitos outros. Eles oferecem elementos aleatórios que deixam cada jogo diferente, por isso é divertido de se repetir o cenário. Também porque eles são curtos, e repetindo cada cenário tivemos resultados diferentes.
Já existem alguns cenários de fãs feitos lá fora, e a editora parece que vai oferecer mais alguns. Apesar de eu acreditar que alguns dos cenários oferecidos pela Devil Pig possam exigir que você faça seus próprios marcadores.
Jogabilidade
Heroes of Normandie é um jogo de guerra de nível iniciante com combate tático básico de esquadrão. Isso permite que unidades individuais e até mesmo soldados (os heróis / líderes) sejam colocados em jogo. Os jogadores estão lutando em pequena escala, tentando controlar posições / casas ao invés de lutar uma batalha inteira. O jogo tático faz o jogo mais curto, cerca de 45-60 minutos por cenário. Se você tiver seus componentes separados, o setup é geralmente rápido e não adiciona muito tempo ao jogo.
As cartas acrescentam muito para o jogo e podem ser muito poderosas. Jogar uma carta pode mudar drasticamente o jogo. Mesmo que você tenha a estratégia perfeita, uma carta jogada por seu oponente pode pará-lo em suas trilhas. Conforme você joga mais, você vai aprendendo sobre as cartas e vai ficando preparado para isso. Eu realmente gosto das cartas e as opções que elas dão. Eu até gosto do aspecto aleatório das cartas, porque você nunca sabe o que o seu adversário pode ter na manga.
Uma vez que o jogo é um sistema, isto significa que é extremamente expansível com as características do terreno, diferentes unidades, cenários, e assim por diante. Em teoria, o sistema de pontos garante que o jogo seja equilibrado. Mas a guerra na realidade, e em filmes, nem sempre é equilibrada.
Como você pode adicionar diversidade ao jogo, ele fica ainda melhor. Diferentes unidades, cartas, e opções realmente abrem o jogo e fazem jogadas emocionantes. Usar suas cartas com sabedoria e de forma eficaz, mais as cartas que você tem na mão, acaba por acrescentar alguns elementos de gestão de mão para o jogo. Com mais cartas no baralho, nós nem sempre temos em mãos as cartas que poderíamos usar nesse turno, mas não necessariamente queremos descartá-las.
A interação de cartas, o terreno e os modificadores permitem alguns desses momentos heroicos dos filmes de guerra. Um ponto pode fazer uma grande diferença durante o combate, e modificadores são muito importantes. Usar o terreno também pode dar aos jogadores uma vantagem tática. Eu fiquei tentando acertar o tanque do meu marido durante um cenário. Eu só podia acertar a frente que é a parte mais fortemente blindada do tanque, mas a movimentação não era uma opção porque o tempo estava se esgotando rapidamente. Ficava sempre faltando um ponto, e eu só consegui atingi-lo com a ajuda de uma carta que o fez usar o valor de defesa inferior. Todos esses fatores levam a algumas decisões interessantes.
O que faz Heroes of Nomandie ser diferente?
Quando meu marido me mostrou
Heroes of Normandie, eu pensei que era apenas mais um jogo da Segunda Guerra Mundial e já temos alguns deles. Eu não tinha certeza se queria adicionar este a minha coleção.
Heroes of Normandie é muito mais leve e mais rápido do que muitos dos outros jogos táticos da Segunda Guerra Mundial que temos. É também um jogo muito mais leve de guerra com suas homenagens a filmes e a atores famosos. Esta não é uma profunda e precisa simulação de uma batalha; não espere isso quando você jogar.
Sua escala é muito menor do que
Memoir ‘44, que foi o primeiro jogo que me veio à mente quando eu vi
Heroes. Também, ao contrário do
Memoir 44 e outros jogos similares, a maioria das características de terreno já estão no tabuleiro. Isso o torna mais simples, mais rápido e o setup menos complicado. Enquanto as unidades são esteticamente melhor representadas, uma vez que você sabe todos os ícones você não vai precisar olhar o livro de regras ou carta para saber tudo sobre uma unidade; mesmo aqueles que você ainda não tenha utilizado. Eu acho que isso adiciona um pouco de eficiência ao jogo.
Há tanta variedade no jogo base com os líderes, heróis, unidades de artilharia, metralhadoras, e veículos. Embora isso possa ser adicionado como expansões em alguns outros jogos de guerra, eles não costumam começar com tanta variedade.
Também é interessante como são usados os espaços entre os quadrados no tabuleiro para a utilização de explosivos, como granadas. Você joga uma granada nesse espaço entre os quadrados e isso afeta os quatro quadrados em torno dele. Eu nunca vi isso antes, achei que pode ser usado em outros jogos, e eu realmente gostei disso. Foi uma boa decisão de design para o jogo.
O jogo também é muito mais rápido do que muitos outros jogos de guerra. O jogo pode durar apenas oito rodadas. O fluxo e refluxo do jogo vão acabar contando uma história, como por exemplo, suas tropas tentando resgatar um cão e, ao mesmo tempo evitando os alemães.
Eu gosto de ser limitada quando eu jogo jogos de guerra, quer por jogar cartas ou pelo número de unidades. Muitas unidades tiram a diversão e eu não costumo desfrutar de jogos de guerra em larga escala. Como nós estamos começando a jogar com mais unidades avançadas e um número maior de unidades, eu acabei ficando um pouco preocupada. As cartas não limitam o seu jogo e eu pensei que ficaria sobrecarregada e pararia de desfrutar do jogo. A quantidade de marcadores de ordem está perfeita para mim. Este foi o fator limitante que eu queria. Eles me ajudam a estreitar meu foco. Eu só podia dar ordens a certo número de tropas e eles só podiam se mover ou atirar. Você ainda pode mover todas as suas unidades em cada rodada. Unidades que não foram ativadas podem mover durante a fase de abastecimento, de modo que ninguém fica para trás.
Impressões gerais
Heroes of Normandie é um jogo de guerra muito agradável de nível iniciante. Os marcadores dão ao jogo uma sensação de miniaturas, sem as miniaturas reais. Você ainda precisará guardar os componentes, mas eles vão ocupar menos espaço. Os fãs de cinema de Hollywood desfrutarão das referências aos filmes. Aqueles que procuram um jogo menos pesado sobre a Segunda Guerra Mundial apreciarão o tema.
O sistema flexível oferece a possibilidade de expansões infinitas. Há até mesmo um conjuntos de regras para Dust Tactics e Cthulhu. Parece haver um bom suporte para o jogo dos editores e do site da
Devil Pig, o que é ótimo para o jogo.
Depois de saber as regras e ícones, o jogo flui de forma harmoniosa e eficiente. Um monte de gente aproveitará a personalização para ser capaz de construir um pelotão único. Outros vão gostar de ter os esquadrões e cenários. O jogo básico vem com muitos componentes e opções, mas como todo bom sistema, mais está a caminho.
Traduzido por mgstavale