Primeiramente boa noite!
Concordo com todos os argumentos dos colegas neste tópico sobre o preço abusivo do jogo. Por mais que seja algo novo, cheio de brindes, continua sendo papelão, plástico e resina. Jamais valerá o que se pede por ele. Pior ainda são os R$ 600 reais da versão deluxe, que corresponde apenas às minis dos monstros. Aparentemente estas são belíssimas, um prato cheio pra quem curte a franquia, sobretudo o jogo 3 dos videgames. Mas é uma ofensa ao trabalhador brasileiro tal preço. E pensando mais além, o que custava à produção disponibilizar alguns monstros na versão retail? Trocaria fácil a Siri (que está séculos a frente do lore do jogo) por um pack básico de monstros.
Lá fora o mesmo não equivale a 20% do salário mínimo, deles já por aqui está a peso de ouro. E ainda com as incertezas das expansões vendidas avulsas, se o preço irá subir, etc e etc.
Por outro lado também entendo aqueles que fizeram o pledge. Particularmente fiz apenas da versão retail por não ver muita utilidade nas miniaturas. Sei que será algo que agregará muito na beleza do jogo, particularmente para aqueles que gostam de pintar, mas em qualquer jogo sempre irei priorizar a diversão. Com R$ 600 compro um jogo novo ou alguma expansão que acrescente à história.
Há quem diga que a compra da versão deluxe ou a hiper-mega-ultra all-in version será para agregar valor numa revenda futura, e embora não seja algo a se desconsiderar, prefiro insistir na tese que jogos são para jogar, não revender. Que priorizar uma possível revenda faz com que muitos colegas não tenham acesso ao jogo, porque dificultaria para eles essa aquisição.
Enfim, temos que continuar sendo críticos perante esses preços absurdos. Com toda certeza do mundo a editora está tendo muito lucro com o pledge, pior ainda em não se organizar e permitir o parcelamento sem juros de algo que só será entregue em 14 meses. Nos fazem de otários, simples assim.
Enquanto ficarmos suavizando o preço dos jogos alegando o dólar, o custo Brasil, o PT, o Bolsonaro, o frete e etc, logo este nosso hobby vai se tornar algo de luxo, ainda mais inacessível do que já é.