Para aqueles que achavam já ter visto tudo em matéria de complexidade ao botar os olhos no jogo RACE! FORMULA 90, estou aqui para mostrar que sim, existe coisa pior (por "pior" entenda-se "mais complicada").
Não se trata de uma resenha daquelas que estou habituado a fazer porque eu não tenho esse jogo, no entanto sua mecânica me chamou bastante atenção por isso gostaria de compartilhá-la (vai que alguém gosta).

Já vou logo avisando que tenho aversão a jogos PRINT AND PLAY e normalmente nem me daria ao trabalho de escrever sobre um deles, mas se você é FÃ de corridas e curte FORMULA 1, recomendo ler até o fim para saber se esse monte de coisas ai embaixo valem a pena serem impressos e jogados.
Quando dei uma olhada rápida no manual deste jogo, a primeira coisa que deu vontade foi DESISTIR. Essa é apenas a tela dos COMPONENTES do jogo:

Terrível, não? Pois é... mas ai os mais aficionados veem tantos números e símbolos e ficam pensando "noosa... pra quê tanta coisa???". A curiosidade aguça...
Sempre estou acostumado a criticar alguns manuais por terem muito texto e pouca imagem. Pois o manual desse PIT LANE é composto muito mais por IMAGENS do que por textos, o que torna sua compreensão bem mais difícil. No entanto, à medida que vamos devorando o manual é muito difícil não ficar espantado com a quantidade de coisas que o jogo tenta simular com um material que pode ser feito em nossas casas e cada item novo a vontade de jogá-lo só faz aumentar.
PIT LANE é um jogo PRINT AND PLAY meio complicadinho de fazer, pois exige impressão em transparência, dados coloridos e, é claro, a pista. Porém a possibilidade de poder imprimir estes componentes em qualquer tamanho já ajuda bastante a não precisar fazer algo muito mirabolante e que ocupe muito espaço na mesa, até porque com o dólar a esse preço e com a perda de grau de investimento pelo nosso país, a tendência é o dólar subir ainda mais então qualquer coisa divertida que possa ser fabricada em território nacional tá valendo a pena.
O JOGO
PIT LANE é de um simulador de Fórmula 1 que utiliza um sistema de movimento muito semelhante ao utilizado no jogo X-WING MINIATURES. Os carros são movidos por meio de RÉGUAS (ou perfis), com vários tamanhos e vários ângulos, utilizados para simular o TRAÇADO dos carros na pista.

Os carros são cartões que são deslocados pela circuito, com uma frente e uma traseira onde devem ser encaixadas as réguas de traçado.
Cada carro tem seu próprio DECK DE RÉGUAS, simulando uma performance diferente para cada carro (nem sonho qual o critério usado para definir isso, mas o fato de serem diferentes já ajuda bastante na rejogabilidade).

O jogo é dividido em duas fases, a fase de PLANEJAMENTO (o jogador escolhe 4 réguas para mover o carro e a ORDEM na qual elas devem ser jogadas na pista) e a fase de MOVIMENTO, na qual cada jogador joga uma régua, move o carro e passa a vez (cadarodada de 4 turnos).
Três das 4 réguas podem ser usadas normalmente e a última régua, se for usada, consome combustível extra, simulando que você está pisando muito fundo (já que está movendo mais).
NÃO META SUA RODA ONDE NÃO É CHAMADO
As réguas precisam ser TRANSPARENTES pois não importa apenas a posição final do seu carro, é preciso saber por onde ele passou. Se o traçado tocou algum ponto incômodo da pista, como zebras, terra, grama ou outro obstáculo qualquer, fatalmente seu carro será penalizado uma vez que ele vai passar por ali, portanto não importa apenas o DESTINO FINAL do movimento, o jogo também considera o MOVIMENTO TODO.

Uma régua de traçado: 3 cores diferentes para indicar o quanto o carro pode mover conforme o PNEU que está usando. Pneu SOFT permite usar até a cor VERDE.

Se existe algo que você não pode fazer no PIT LANE é deixar que seu carro saia da pista. Quando digo "sair da pista" quero dizer que você não tem permissão nem mesmo para meter a roda em alguma faixa branca que delimita o asfalto, pois o jogo logo considera que seu carro saiu da pista e as consequências são bem chatas. Conforme o tipo de terreno onde seu carro passou você vai rolar uma certa quantidade de dados e consultar uma tabela para saber quanto dano seu carro recebeu.

Ops, seu carro acabou de passar sobre "Bolards" que estão no lado interno da zebra. DANOS!
CORRIGINDO OS VACILOS
Se perceber que escolheu mal uma de suas 4 réguas de movimento ou que vai bater em alguém, pode pegar uma régua nova para substituir a atual (gasta "pontos de performance") ou pular seu turno (gastando assim pontos de freio).
Se esses recursos acabarem (performance e freio), ainda assim pode substituir réguas ou pular um turno, porém na fase seguinte você não poderá mais comprar 4 réguas. Essa quantidade (4) vai diminuindo conforme o jogador vai trocando réguas durante a prova para corrigir suas lambanças.
ONDE ESTOU?
Se por um acaso seu carro sair da pista será preciso verificar se ele rodou e para isso usa-se uma espécie de "cartão" que vai indicar para que lado o carro rodou e quantos graus. O curioso desse cartão é que ele funciona da mesma forma que as réguas, o carro deve ser alinhado com algum canto deste cartão, gira-se o carro e novamente aplica-se o cartão para saber o ângulo de rodopio. É um lance bem bolado apesar de um tanto estranho.

Botou a roda fora da pista? Um abraço! Use a RÉGUA DE PERDA DE CONTROLE pra saber para onde seu mundo girou...
GERENCIANDO RECURSOS
Como todo bom simulador de F1 que se preze, PIT LANE possui vários recursos para queimar durante a prova. Além dos já citados PERFORMANCE, FREIO e COMBUSTÍVEL, existem ainda PNEUS e DANOS.

Onde eu marco o desgaste mesmo?
Quando recebe um dano por atingir algum obstáculo o jogador escolhe se dá dano no carro ou no pneu. Danos no carro podem impedir o jogador de usar algumas réguas específicas e, na pior das hipoteses (com muito dano), reduzir a quantidade de réguas a serem escolhidas na fase de Planejamento.

Os danos são cumulativos. Cada nova carta substitui a anterior.
Já o consumo de PNEUS merece um tópico a parte. No PIT LANE os pneus tem DURABILIDADE e DEGRADAÇÃO. No asfalto há algumas seções numeradas (normalmente 4). Cada vez que um carro passar por uma seção dessas ele deve reduzir a durabilidade de seus pneus. Quando a durabilidade alcançar ZERO, o jogador deve começar a aumentar a DEGRADAÇÃO e consequentemente receber cartas de penalidade em sua ficha.

Uma coisa bacana é que dependendo do tipo de pneu equipado no carro este pode aproveitar melhor suas réguas, podendo mover seu carro conforme as cores ali presentes.
KERS
Acho que a maioria das pessoas que está lendo este texto sabe o que é KERS, mas para os que não sabem, trata-se de uma "bateria" que armazena a energia liberada pelo calor dos freios. A energia acumulada nessa bateria pode ser usada para fazer seu carro acelerar um pouco mais (dar alguns cavalos extras de potência no motor). Não dura muito mas pode ser recarregada sempre que os freios forem usados.
No PIT LANE o KERS se comporta exatamente desta forma. Ao escolher as 4 réguas para mover o carro, o jogador que possuir o KERS (nem todos os carros tem este benefício) pode comprar uma carta extra (com o símbolo do KERS impresso nela). Esta carta não gasta combustível e pode ser usada junto com outra régua qualquer.

O carro preto joga uma régua normal e logo em seguida uma RÉGUA KERS para ultrapassar seu oponente. Se o oponente tiver um KERS, é hora de dar um "X"!!!
Uma vez usado o KERS, ele precisa ser "recarregado" e para isso o jogador precisa acionar o freio (algumas réguas de movimento simulam freadas leves e isso vai carregando o KERS). Ao atingir 6 pontos o jogador pode usar a carta novamente.

KERS precisa de 6 pontos para se usado novamente. Manda ver no freio!
PIT STOP
Nada mais natural que um jogo chamado PIT LANE permitir que seu carro frequente este local tão almejado pelos fãs de corridas.
No jogo PIT LANE seu carro entra no pit lane (dããã) e quando isso acontece, réguas especiais devem ser jogadas para limitar a velocidade do jogador. Ele deve mover seu carro até alcançar o BOX desejado (o carro entra automaticamente).
Uma vez no pit o jogador deve decidir quanto de combustivel vai embarcar no tanque e quanto mais gasolina, mais tempo (turnos) ele passará nos boxes. Com a ajuda de uma rolagem esse tempo pode ser reduzido (mas nada muito milagroso). No pit tudo é consertado (performance, pneu e dano).

Entrar no PIT deve dar a mesma sensação dos pilotos: Leeeeeeeento...
PISTAS
As pistas do PIT LANE não são em escala, ou seja, elas são um esboço de pistas originais. Tomando-se o cuidado de elaborar um traçado que respeite as dificuldades da pista original, PIT LANE não terá problemas com este quesito.Uma coisa interessante de se aplicar em cada uma delas talvez seja a abrasividade do asfalto, ou seja, pistas com aslfato mais abrasivo precisarão consumir mais pneus já que este recurso é muito bem explorado pelo jogo.



Infelizmente há poucas pistas disponíveis do calendário atual da F1, no entanto as poucas existentes já garantem um bom tempo de diversão.
CONCLUSÃO
PIT LANE foi iniciado em 2007 e "finalizado" em 2012 (ele ainda sofre alguns ajustes, boa parte deles através de house rules). Mas é fato que o jogo já está praticamente pronto e qualquer ajuste nele deve ser algo meramente cosmético.

O jogo tem vários elementos de uma corrida: Ultrapassagens, vácuo, pit stop, consumo de combustível, desgaste de pneus, KERS, sol, chuva, simulação de danos e mal funcionamento, entre outras coisas. Não encontrei nada de BANDEIRAS AMARELAS nem SAFETY CAR.
Quase tudo o que um fã de corridas procura se faz presente e de uma forma que apenas um PRINT AND PLAY poderia apresentar: Vários componentes carregados de números, cartas e tabelas - não haveria como ser diferente, tudo tem que ser fabricado em casa.

Se tudo isso se materializa em um jogo sólido, divertido ou desafiante, só jogando para saber e como não o joguei, estou tão perdido (ou entusiasmado) quando quem leu esta resenha e achou interessante. Se alguém tivesse esse jogo pronto para uma partida, com certeza eu candidataria a ser piloto.

Talvez com a popularização do jogo X-WING MINIATURES e seu sistema de régua de manobras (aprimorado do jogo WINGS OF GLORY) venha a tornar PIT LANE um jogo mais apreciado.
Por enquanto só podemos entender que se trata de uma ótima ideia, mas que está apenas no papel... (literalmente).