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  3. XCOM: The Board Game
  4. Turno Extra: XCOM

Turno Extra: XCOM

XCOM: The Board Game
  • avatar
    Mohanah19/12/15 17:00
    avatar
    Mohanah
    19/12/15 17:00
    390 mensagens MD

    Não conheço os jogos de videogame da franquia, então o texto trata única e exclusivamente da minha experiência com o boardgame. Uma grande polêmica é a dependência do uso do aplicativo. Vi muita gente criticar, alegando que ele controlava o jogador por determinar as ações a serem feitas, o que tornaria o jogo muito burocrático. Quando tive o meu primeiro contato com XCOM, não sabia ainda que o aplicativo era parte tão importante da mecânica. Minha ideia inicial é que seria apenas um contador de tempo para acrescentar um clima de tensão ao jogo, afinal se trata de defender o planeta de uma invasão alienígena.


    https://3.bp.blogspot.com/-po5oTfOrcZc/VnRN9CueAeI/AAAAAAAADeE/G5adoJWtIIg/s400/IMG_8351.JPG

    Jogo arrumado na mesa.


    https://3.bp.blogspot.com/-O9KVqsXWtSA/VlD-MClYXXI/AAAAAAAADSU/8SjPJpPrKgE/s400/Screenshot_2015-11-20-23-04-19.png

    Mas é no app que começa o jogo.



    O aplicativo é bem mais que isso, a começar que ele te ensina a jogar. Isso mesmo, o jogo não traz um manual físico como estamos acostumados. O jogador aprende as regras através do aplicativo. Para isso existe a partida de tutorial, também é possível a qualquer momento consultar alguma regra específica que possa ter despertado dúvida. Além do cronômetro de ações, o aplicativo guia a montagem do setup que sempre muda e o andamento da partida de acordo com as situações do tabuleiro, como por exemplo: nível de pânico dos continentes e quantidade de naves alienígenas em jogo.



    https://2.bp.blogspot.com/-uBhAZaK3rFc/VmiK7V2aCUI/AAAAAAAADag/F_FtxseFvKs/s400/Screenshot_2015-11-20-23-05-46.png

     Orientação do setup. Determinando quais alienígenas serão utilizados na partida.


    https://2.bp.blogspot.com/-G9u9XcSJcTE/VmiK__NjyWI/AAAAAAAADas/sdw1lLxj8i8/s400/Screenshot_2015-11-20-23-45-05.png

    Informando situação do tabuleiro durante andamento da partida.



    Cada turno de XCOM é dividido em duas partes. A primeira é a Cronometrada, em que o aplicativo dita as ações que deverão ser feitas e determina um tempo limite para cada uma delas, e depois temos a Resolução, aquele momento em que todo mundo respira aliviado. Após as duas partes do turno serem concluídas, teremos as perguntas do aplicativo sobre a situação no tabuleiro. As respostas determinarão o que vai ocorrer na próxima fase Cronometrada. A ordem das ações não é fixa, elas irão se adaptar ao que está ocorrendo na partida. Por exemplo, se temos vários continentes em pânico, o orçamento da XCOM vai cair.




    https://3.bp.blogspot.com/-g-O1Dss6jCI/VmiM3lW_BFI/AAAAAAAADa0/UG6PI08U3JM/s400/Screenshot_2015-11-21-00-45-39.png

    Uma das ações da fase Cronometrada.



    Todo esse controle do aplicativo que gera tantas críticas é um dos seus pontos fortes do jogo. A principio, eu também não gostei de tanta interferência. As ações sendo ordenadas de uma forma randômica e o relógio tão presente em tudo, até para comprar cartas e pegar o dinheiro da XCOM tem um tempo determinado. Eu tive essa sensação de não estar jogando realmente, apenas executando ordens. Mas após mais algumas partidas e jogando com a quantidade de jogadores adequada, fui percebendo os benefícios que o aplicativo adiciona a sua experiência.


    XCOM é um jogo com mecânicas pensadas para melhor imersão temática. Nesse sentido, o aplicativo foi uma adição perfeita. Ele te coloca no clima de uma invasão alienígena, tendo que tomar decisões bem difíceis, e muitas vezes inesperadas, como muita rapidez. Outra questão, é que o aplicativo introduz uma série de variáveis que não seriam possíveis sem a utilização da tecnologia ou que até poderiam ser, mas com alto custo de tempo e trabalho para os jogadores. O aplicativo diz o que tem ser feito, mas o como, fica por conta do jogador. 


    Em XCOM, temos quatro funções muito bem definidas e todas com seus desafios próprios. Quando mencionei mais acima sobre a quantidade de jogadores adequada, era a isso que estava fazendo referência. Esqueça o papo da caixa sobre 1-4 jogadores. Infelizmente, muitos jogos forçam uma flexibilidade na quantidade de jogadores para atingir um público maior. Uma das maiores evidências desse problema é quando se estabelece que um jogador deve assumir mais de um papel, muito comum em jogos cooperativos, ou dividi-lo com outro jogador, isso ocorre bastante em jogos para apenas dois jogadores.




    https://3.bp.blogspot.com/-DiprIj1KCVo/VnRQY0H8TeI/AAAAAAAADeQ/d0JSd9eJkK0/s400/IMG_8364.JPG

    Cartas de cada função.



    XCOM só funciona perfeitamente com quatro jogadores, cada um com uma função e com atenção total ao que está fazendo. Sendo um jogo cooperativo, é claro que todos os jogadores, não só podem como devem, opinar nas ações uns dos outros. Isso inevitavelmente vai acontecer porque as função interferem muito uma nas outras. O Comandante possui o controle do orçamento, então tudo o que é posto no tabuleiro precisa ser controlado por ele.


    Uma das questões mais criticas do jogo é o controle do maldito orçamento. Tudo que se coloca no tabuleiro deverá ser pago no final da fase Cronometrada. Se não houver dinheiro suficiente, teremos aumento do pânico, que é outro ponto muito tenso do jogo. Acho que como na vida real, dinheiro e pânico são coisas difíceis de controlar e que causam um grande impacto. Além disso, é responsabilidade do Comandante designar as aeronaves para defender os continentes e escolher as crises. Ele é o cara que escolhe o menos pior, porque é bem difícil vir uma crise de boas.




    https://1.bp.blogspot.com/-tQjj2HapHlQ/VnRR4csQGpI/AAAAAAAADec/6leeabUeNis/s400/IMG_8362.JPG

    Trilha de pânico dos continentes. Do lado esquerdo, as cartinhas de crise.


    https://3.bp.blogspot.com/-1x-pNeC_6SA/VnRY_S8UkBI/AAAAAAAADe8/G3OCm2Iz5mg/s400/IMG_8371.JPG

    Aeronaves designadas para defender os continentes da invasão.



    A outra função do jogo é o Diretor de Operações, ele é responsável por colocar os satélites na órbita do planeta. As invasões alienígenas não ocorrem apenas diretamente nos continentes. O jogador que assume essa função também será o responsável por controlar o aplicativo. Afinal, ele é o cara das comunicações. Quando a parada está feia no tabuleiro e ele informa isso no aplicativo, tematicamente funciona como uma falha no sistema de comunicações da XCOM, então a parada fica ainda mais complicada. É uma função mais tranquila em termos de ação no tabuleiro, mas fundamental no jogo.




    https://3.bp.blogspot.com/-iwTlXP0VvTs/VnRbxO9jixI/AAAAAAAADfI/b7ajZ8LbPtI/s400/IMG_8368.JPG

    Satélites falharam na defesa global.



    Uma outra função relativamente mais tranquila no jogo é o Diretor Científico. Ele é o cara que vai distribuir os upgrades para a galera. Ele faz isso através das cartas de desenvolvimento tecnológico, com um limite de até três pesquisas simultaneamente e utilizando até três cientistas em cada uma delas. O sucesso é determinado através de rolagem de dados, cada carta tem um valor variável de acordo com o benefício que concede. A quantidade de dados é igual a de cientista utilizados, sendo que temos um D6 com sucesso em apenas duas faces. Junto com o dado da XCOM, é rolado também o D8 alienígena. Não existe limite de rerolagem, mas o marcador de ameaça vai subindo. Se no dado alienígena sair um resultado igual ou menor todos os cientistas morrem.




    https://1.bp.blogspot.com/-c51WKFnvm-s/VnRTx_zF2VI/AAAAAAAADes/HolN5RA0X7M/s400/IMG_8357.JPG

    Rolagem perfeita.


    https://3.bp.blogspot.com/-TWlKgnSo_jo/VnRmf_NFmvI/AAAAAAAADfY/eG80nrf1MDY/s400/IMG_8359.JPG

    A trilha de ameaça.



    Por último, a função que considero mais difícil - o Capitão. Ele controla as tropas, que devem se dividir entre proteger a base da XCOM e completar as missões. São quatro tipos diferentes de tropas, cada uma começa com dois soldados disponíveis. Eles possuem diferentes tipos de ícones que determinam suas habilidades e especialidade (amarelo) que devem ser correspondentes aos que igualmente são apresentados nas cartas de alienígena e missão. O Capitão geralmente é o cara que recebe mais upgrades, então ele tem muita coisa para administrar. Essa função é o principal motivo de eu ter achado que o jogo só funciona bem com quatro jogadores.




    https://3.bp.blogspot.com/-pytgWLrqZ7Y/VnRngFWadiI/AAAAAAAADfk/r1gWIJsfe00/s400/IMG_8365.JPG

    Os diferentes tipos de unidades de combate.


    https://1.bp.blogspot.com/-zDSCTFN6LaU/VnRpZZ89pKI/AAAAAAAADf4/ojL2milD1CQ/s400/IMG_8379.JPG

    Fazendo a correlação de símbolos entre unidades e alienígena a ser atacado.


    https://1.bp.blogspot.com/-MI6ph5wE4NA/VnRqdY4v-nI/AAAAAAAADgI/Z8ryoSLu8oo/s400/IMG_8361.JPG

    Designando unidades para defesa da base da XCOM.


    https://1.bp.blogspot.com/-JEuK4s5dTgs/VnRromDdFYI/AAAAAAAADgU/NKoiGeUiUsA/s400/IMG_8384.JPG

    Unidades em Missão.



    O combate ocorre utilizando o mesmo sistema de rolagem de dados das pesquisas do Diretor Científico, a diferença é aqui o nível de ameaça não zera entre um alienígena e outro que é enfrentado na base da XCOM. Isso vai ocorrer quando o jogador passar para os combates da Missão. Essa é a parte em que geralmente os jogadores são derrotados.

    Perder tropas é muito ruim, assim como aeronaves, pois eles não voltam para a reserva. Para recuperá-los é preciso pagar por eles com créditos que sobrarem após o pagamento de todas as despesas geradas em cada fase Cronometrada, isso vai ficando cada vez mais difícil ao longo do partida, porque o orçamento vai ficando reduzido a medida que a invasão alienígena avança. Os satélites e cientistas são mais tranquilos de perder, porque eles só ficam com uso bloqueado durante um turno.




    https://3.bp.blogspot.com/-ePkO4M1R0p0/VnRoo0P4NUI/AAAAAAAADfw/eVetg3q8Q_k/s400/IMG_8387.JPG

    Local que vai ficando cada vez mais cheio ao longo da partida.


    XCOM é um cooperativo bastante difícil, onde os jogadores precisam ter uma sintonia muito boa. O tempo para decisões é extremamente curto, então não há como ficar discutindo. A concentração na partida precisa ser total, não tem como parar para nada. No máximo, uma ida rápida ao banheiro na fase de Resolução. Considero que a utilização do aplicativo só agregou a experiência imersiva, que é o objetivo do jogo. Sendo algo inovador é compreensível uma certa resistência inicial por parte dos jogadores. Porém, discordo de quem diz que o aplicativo deveria ser opcional. Acho que veremos cada vez mais a integração de tecnologia em jogos de tabuleiro, assim como outras inovações como as utilizadas nos super comentados Pandemic Legacy e T.I.M.E. Stories. Em diferentes graus, a intenção é a mesma, dar ao jogador uma nova experiência.



    Saiba mais ouvindo o podcast que gravamos sobre o jogo:




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    Comentários:

  • Rodrigo Deus
    2303 mensagens MD
    avatar
    Rodrigo Deus21/12/15 08:12
    Rodrigo Deus » 21/12/15 08:12

    Excelente resenha, parabéns! Achei o jogo muito desequilibrado quando joguei, parece que os aliens levam sempre a melhor. Por isso eu joguei e não compro, mas toparia jogar novamente.

    Além disso, os fãs analógicos de plantão que me perdoem, mas nada se compara ao jogo de computador para a Steam. E que venha fevereiro que eu quero jogar o XCOM 2 na Steam! :P

    6
  • Berg
    57 mensagens MD
    avatar
    Berg29/12/15 09:20
    Berg » 29/12/15 09:20

    Excelente resenha, bastante esclarecedora. Aumentou minhas expectativas e vontade de adquirir. Parabéns!

    2
  • professor
    1120 mensagens MD
    avatar
    professor03/01/16 08:45
    professor » 03/01/16 08:45

    XCOM é fantástico. Sem o APP serie necessário um OVERLORD (coitado) para fazer tudo o que a IA faz. O jogo é difícil e isso e bom. Extremamente recomendado. A resenha ficou muito boa.

    4
  • Mauricio Sergent
    983 mensagens MD
    avatar
    Mauricio Sergent08/03/16 00:24
    Mauricio Sergent » 08/03/16 00:24

    Gostei da resenha.

    Mas, o jogo não tem MANUAL mesmo ?

    3
  • Huber
    64 mensagens MD
    avatar
    Huber29/03/17 10:45
    Huber » 29/03/17 10:45

    XCOM veio com uma nova proposta e até aonde ele chegou com o aplicativo vale a experiência, no entanto,  entendo que se isso for tendência o risco dos jogos de tabuleiro se transformar em variantes de jogos de video game vai aumentar. 

    Outro problema é a necessidade de quatro jogadores considerando que os quatro cantos do tabuleiro são diferentes entre si. Isso dificulta a jogabilidade para um, dois e três jogadores já que acumular a ação de outro jogador vai exigidir do jogador ficar mudando de lugar o tempo todo. Modo solo, nem pensar.

    Enfim, é um jogo que só funciona com quatro jogadores e manter esse número sempre na mesa fica mais complicado. 

    1
  • joaoclaudio
    3451 mensagens MD
    avatar
    joaoclaudio29/03/17 23:37
    joaoclaudio » 29/03/17 23:37

    Mauricio Sergent::Gostei da resenha.

    Mas, o jogo não tem MANUAL mesmo ?


    Bem com uma folha de instruções para baixar o app e uma visão superficial. No app da para ler as regras. 
    Eu particularmente não curti, era um jogo que eu tinha muita expectativa por conta até mesmo do app. Mas é muito focado na gestão da xcom, que é um aspecto menor no jogo original. Também não curti que tudo se resolve no dado, até curto jogo com dados mas ficou muito seco o uso da mecânica. 

    0
  • reismatheus
    125 mensagens MD
    avatar
    reismatheus22/06/19 10:41
    reismatheus » 22/06/19 10:41

    Em questões de rejogabilidade, ele tem um número finito de missões? 
    Dá pra jogar várias vezes sem enjoar ou ficar previsível?

    Estou acostumado com Space Alert que tem 7 missões definidas (áudios). Então, apesar da aleatoriedade das cartas, acabei decorando a ordem que cada coisa acontece, podendo me prevenir antes. Isso tira um pouco a graça da "surpresa" da invasão.

    Apesar da semelhança na mecânica de 2 fases, estou buscando algo que pareça que estamos jogando uma partida "diferente" da outra.

    0
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