Tavarua é um jogo competitivo de 1-6 jogadores com o tema de surfe. No jogo, cada jogador é um surfista em uma competição e precisa pegar uma prancha, remar para as ondas, montar nelas e fazer pontos!
O jogo segue em um número determinado de rodadas onde em cada rodada as ondas quebram na direção da praia e os jogadores simultaneamente selecionam e resolvem ações jogando cartas e uma carta de onda aparece e é resolvida. As rodadas continuam até que não exista mais cartas de onda no baralho de ondas e assim o jogo acaba e um dos jogadores é declarado o vencedor.
Tabuleiro
Objetivo
O objetivo principal do jogo é ganhar o troféu de campeão através da maior pontuação. O jogador ganha pontos por pegar e surfar nas ondas, mas só é possível ficar com as duas maiores pontuações para cada tipo de tabuleiro. De forma geral a jogatina envolve procurar uma onda para "montar", remar até a mesma, pegar a onda, surfar a onda da melhor forma possível e pontuar pelo desempenho. Quando o jogo finaliza, três troféus são dados e quem conseguir o de Grande Campeão vence o jogo.
Cartas de ondas
Procurar uma onda
No começo de cada rodada todos os tiles de onda avançam em direção a praia. Quando procurar uma onda para pegar é necessário lembrar que os jogadores só podem surfar em ondas quebradas. As ondas são tanto "quebradas", quanto "não quebradas". As ondas com um número de dado menor do que seu tamanho são inteiras, não quebradas. As que tiverem número igual ou maior que seu tamanho são quebradas.
Pegando uma onda
Para pegar uma onda, o surfista se move até a base da onda. A carta jogada pelo jogador é que determina quantos espaços o personagem se move.
Cartas dos jogadores
Surfando a onda
Um surfista só pode surfar a onda que está em seu mesmo espaço. O jogador joga uma carta e o número e a direção na carta determinará o equilíbrio do surfista na prancha. A carta do topo do baralho de ondas é que vai guiar os jogadores a jogar a carta correta naquela rodada. Então o jogador move seu surfista para cima do tile de onda e move sua carta jogada para a pilha de pontuação.
Montado na onda
Uma vez que um jogador surfe a onda, ele está considerado como "montado" na onda. Enquanto "montado", ou "em cima" da onda", ele precisa manter o equilíbrio enquanto maximiza seus pontos de vitória. As cartas jogadas vão tanto ajudar no equilíbrio quanto aumentar a pontuação. Quanto maior o número na carta, mais pontos a mesma vale, porém será mais difícil manter o equilíbrio. Depois que o jogador usa a carta para equilíbrio, uma nova carta de onda é revelada e também altera o equilíbrio do surfista em questão. Se um token de equilíbrio se move para fora do tabuleiro, o surfista cai!
Pontuando a onda
Quando está montado em uma onda, as cartas jogadas não são descartadas, mas sim colocadas em uma pilha de pontuação. Os números nas cartas determinam o valor de pontos de cada onda. Quando um jogador sai da onda ele pontua durante a fase correspondente. Para pontuar, o jogador pega um dos tokens junto com o tabuleiro e coloca na trilha de pontuação os números de pontos correspondentes. 
Traduzido por Rodrigo Deus
