leohbliveira::O modo solo joguei só três vezes. De uma forma geral, eu achei um bom modo solo. O que mais gostei foi a possibilidade de você jogar contra mais de um boot. No entanto, algumas vezes achei que o automa toma decisões que não são baseadas no setup do jogo. Daí, acontece casos de ele fazer escolhas fracas.
Na primeira vez que eu joguei, coloquei só eu contra um boot, para aprender o jogo. Nesse teste, achei que o boot fazia ações que não faziam sentido, pois ele fazia ações boas para ele, mas escolhia os locais errados onde fazer, daí ficava sem sentido. Acho que depende dos tiles que saem (muitas possibilidades de tiles de ações para o automa, para apenas um em jogo).
Na segunda vez que joguei, coloquei dois boots. Melhorou bastante, pois o jogo ficou mais travado para mim. Precisei pensar mais sobre minhas ações e me preocupar com o bloqueio dos outros boots. Na terceira vez, joguei com a expansão e dois boots, daí ficou melhor. No caso ficou menos punitivo, pois para as ações bloqueadas pelos boots no tabuleiro principal, tinham alternativas de conseguir os recursos na expansão.
A configuração que eu mais gostei foi de jogar com mais de um boot e com a expansão. Eu jogaria com três boot, mas o setup é muito demorado e ocupa muito espaço na minha mesa.
Joguei poucos jogos em modo solo, seja na modalidade de bater pontuação, seja enfrentando automas.
Na modalidade de bater pontuação, testei La Granja (modo oficial) e Oh My Goods (não oficial).
Acho entediante.
Na modalidade de enfrentar automas, joguei Arquitetos do Reino Ocidental (oficial) e GWT (não oficial, mas muito elogiado (esqueci o nome)).
Não me agradou também, pois nestes dois casos os automas possuem regras próprias, que fogem muito da dinâmica normal do jogo e, portanto, em geral tomam ações que não fazem nenhum sentido se você raciocinar o jogo como se estivesse contra alguém real. Fica tudo muito "fora da casinha".
Claro que tive pouquíssimas experiências, com pouquíssimos jogos, mas não vejo como um modo solo possa fugir muito dessas caracteríticas.
Definitivamente não sou adepto de jogar tabuleiro solo.