Fabico::Como o colega citou aí nas regras, fogo concentrado ainda pode causar fogo amigo (isso eu não me recordava de fato).
Porém ao analisar a situação, ao meu ver ficou "uma brecha", pois você não pode atingir a si mesmo como a regra diz, então se você ativar o robô pra atirar na casa que você está:
a) você que está fazendo o ataque e o robô seria apenas a arma, logo não pode ser acertado?
b) você está apenas ativando o robô e ele que está te atacando, logo pode te acertar?
Eu diria que estou mais propenso a opção b) pois o robô pode se movimentar, atacar, ser atacado, etc, ele seria como um personagem diferente, inclusive a ação que você faz é de ativação, não de combate, e o robô que atacaria. Porém quando você ativa um robô e ele causa mortes, esses "kills" vão para você, aumentando sua experiência, logo pode-se argumentar que você é o autor do combate (não podendo atingir a si mesmo).
Creio que a dúvida seja válida, e a melhor maneira de resolver é contatar a editora ou os autores.
Eu não gostaria de passar pela situação e ter que escolher entre a) parecer que estou burlando ao meu favor, ou b) estar dificultando ainda mais a missão que já não é fácil.
a) você que está fazendo o ataque e o robô seria apenas a arma, logo não pode ser acertado?
R= O robô quanto ativa também é considerado um personagem. Então o fogo amigo não acerta ele mesmo, mas pode acertar quem tiver controlando o robô caso esteja em uma área que sofra fogo amigo(adjacente ou uma distância maior).
"Uma Máquina que realizar pelo menos 1 Ação ganha uma
ficha de Ativação de Máquina A Máquina é considerada como Sobrevivente desde que tenha essa ficha A ficha é removida na Fase Final."(pág.25)
b) você está apenas ativando o robô e ele que está te atacando, logo pode te acertar?
R= Quando o robô ativa ele é considerado um personagem, então todas as regras de sobreviventes afetam ele.